Vídeo: Novas imagens mostram reação de esposa do CEO da OceanGate ao ouvir implosão do submersível

Registro da Guarda Costeira dos EUA mostra momento em que Wendy Rush percebe o barulho

Wendy Rush e submersível OceanGate

Um novo vídeo da Guarda Costeira dos EUA mostra a reação de Wendy Rush, esposa de Stockton Rush, ao ouvir a implosão do submersível da empresa OceanGate, em junho de 2023. As imagens divulgadas foram obtidas em primeira mão pela BBC para um documentário sobre o caso, ocorrido durante uma expedição aos destroços do Titanic.

A gravação foi feita no navio de apoio da expedição. Nas imagens, Wendy, diretora da OceanGate, aparece em frente ao computador que monitorava a comunicação do submersível Titan. Em dado momento, é possível ouvir o barulho da implosão. “O que foi esse estrondo?”, pergunta a esposa do CEO da empresa.

Em seguida, uma mensagem é enviada afirmando que o submersível havia liberado dois pesos para controlar o mergulho. Porém, segundo investigadores, esse foi o momento em que o Titan implodiu, causando a morte dos cinco passageiros. O vídeo foi apresentado como evidência ao Conselho de Investigação da Marinha da Guarda Costeira, que investiga a falha na embarcação.

A expedição era tripulada por Stockton, CEO da OceanGate, o explorador britânico Hamish Harding, o especialista francês no Titanic Paul-Henri Nargeolet, o empresário britânico-paquistanês Shahzada Dawood e seu filho, Suleman, de 19 anos. A fatalidade ocorreu a 3.300 metros de profundidade, cerca de 90 minutos após o início da missão.

Continua depois da Publicidade

Segundo a BBC, o casco da embarcação, constituído de fibra de carbono, apresentou falhas um ano antes do acidente. Passageiros teriam ouvido um forte barulho durante a 80ª expedição do submersível, em 2022, que foi associado a um deslocamento estrutural por Stockton. Porém, análises indicaram que o ruído foi causado por uma delaminação, um processo de separação das camadas do casco, que comprometeu a integridade da embarcação.

Submersível
O submersível Titan da OceanGate, que implodiu em junho de 2023, causando cinco mortes. (Foto: Divulgação/OceanGate)

“A delaminação no mergulho 80 foi o começo do fim”, disse a tenente-comandante Katie Williams. “E todos que embarcaram no Titan após o mergulho 80 estavam arriscando suas vidas”, declarou.

O empresário Oisin Fanning foi um dos tripulantes nas duas últimas expedições antes do acidente fatal e afirmou que não teria feito as viagens se soubesse das informações. “Muitas pessoas não teriam ido. Pessoas muito inteligentes que perderam a vida e que, se tivessem todos os fatos, não teriam feito aquela viagem”, afirmou.

Continua depois da Publicidade

Um relatório final da Guarda Costeira será divulgado ainda este ano com o resultado das investigações e eventuais consequências legais. As informações foram reveladas no documentário “Implosion: The Titanic Sub Disaster”, que estreia no dia 27 de maio com detalhes inéditos sobre o acidente.

Confira o vídeo da reação, divulgado pelo The Sun: 

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques