Vídeo: Passageiros ficam presos em avião com temperatura de 52ºC por 3 horas na Grécia, e filmagens mostram caos: “O pânico se instaurou”

Onda de calor na Grécia fez o governo fechar escolas e pontos turísticos temporariamente

Dezenas de passageiros da Qatar Airways ficaram presos dentro de um avião e tiveram que suportar um calor de 52° C por cerca de três horas após um problema no ar condicionado da aeronave. De acordo com depoimentos dos viajantes, o voo iria de Atenas, na Grécia, para Doha, no Catar, mas nem chegou a decolar devido à confusão.

Segundo os relatos divulgados pelo jornal tailandês Matichon, o capitão proibiu os passageiros de desembarcar e as portas do avião continuaram fechadas por horas. A alta temperatura causou hemorragias nasais em algumas pessoas e outras tiveram que contar com máscaras de oxigênio. O momento ocorreu exatamente quando a Grécia passava pela primeira onda de calor do verão europeu. O governo chegou a suspender as escolas e fechar pontos turísticos por causa do calor extremo.

Um vídeo compartilhado pelo terapeuta esportivo Garth Collins mostrou passageiros inquietos, tentando manter a calma usando papéis para se abanar. Algumas pessoas chegaram a tirar peças de roupas e ficar sem camisa para aliviar o incômodo. “As pessoas estavam desmaiando e o pânico se instaurou”, escreveu Collins no Instagram. Ele disse que os passageiros receberam um copo de água e um pequeno refrigerante, o que foi “insuficiente para reidratar um indivíduo após a sauna forçada no avião”. Veja:

Autoridades do aeroporto tiveram que colocar caminhões de bombeiros em prontidão depois que fumaça foi vista saindo da traseira da aeronave. Os passageiros foram autorizados a descer do avião após quase quatro horas. Eles esperaram na pista e fizeram protestos contra a tripulação de cabine.

Continua depois da Publicidade

Em nota, a companhia aérea se manifestou sobre o imprevisto. “A Qatar Airways pede desculpas sinceras pelo atraso aos passageiros que viajavam no voo QR204 de Atenas (ATH) para Doha (DOH) na segunda-feira, 10 de junho de 2024, devido a um problema técnico. Como resultado, todos os passageiros foram convidados a desembarcar da aeronave e foram apoiados pela nossa equipe no Aeroporto Internacional de Atenas enquanto as equipes de manutenção em terra trabalhavam para resolver o problema”, começou o texto.

O representante ainda afirmou que o voo partiu posteriormente, chegando ao destino às 10h39 do horário local. “Estendemos nosso total apoio a todos os passageiros afetados na chegada para garantir conexões tranquilas até seu destino final. Consideramos a segurança e o conforto dos nossos passageiros e tripulação como a nossa maior prioridade em todos os momentos e apresentamos as nossas desculpas a cada passageiro afetado por esta perturbação imprevista e pelos inconvenientes causados”, concluiu.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques