No último dia 12 de novembro, um grupo de 41 trabalhadores ficou preso em um túnel localizado no norte da Índia. Entretanto, apenas nesta terça-feira (21) foi possível vê-los pela primeira vez, através de uma câmera endoscópica. O aparelho foi colocado em um tubo fino utilizado para fornecer oxigênio, comida e água aos homens. As autoridades se pronunciaram e deram atualizações da operação de resgate.
Nos registros, os trabalhadores aparentam estar exaustos e ansiosos após ficaram dez dias presos entre os escombros. O grupo está reunido no escuro, iluminado apenas pelas lanternas dos capacetes de segurança. “Vamos retirá-los com segurança, não se preocupem”, afirmaram integrantes das equipes de resgate, segundo o vídeo divulgado pelas autoridades locais. Assista:
⏯️ Veja primeiras imagens de trabalhadores presos em túnel na Índia.
Grupo de 41 trabalhadores está preso há 10 dias em túnel no estado de Uttarakhand, ao norte da Índia, que desabou em 12 de novembro.
Leia: https://t.co/4NVg8U1A78 pic.twitter.com/FZ08sFXnFv
— Metrópoles (@Metropoles) November 21, 2023
🎥 Índia: Equipes entram no 3º dia de resgate para salvar 40 trabalhadores presos em túnel pic.twitter.com/D5zqg8IMxA
— UOL Notícias (@UOLNoticias) November 14, 2023
Antes do uso da câmera, as equipes de resgate se comunicavam com os homens bloqueados através do rádio. Os 41 homens trabalhavam na construção de um túnel rodoviário em Uttarakhand, estado indiano atravessado pelo Himalaia, quando cerca de 200 metros da obra cederam. Desde o dia do ocorrido, escavadeiras retiram toneladas de terra, concreto e escombros do túnel desabado parcialmente. O processo de salvamento, por sua vez, continua complexo devido à instabilidade do solo e pelas avarias nas máquinas de perfuração.
O ministro-chefe de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, informou que um tubo de seis polegadas de diâmetro (cerca de 152,4 mm) está sendo utilizado para ultrapassar os destroços e fornecer alimentos e outros itens essenciais aos trabalhadores. “Nosso governo está fazendo todos os esforços possíveis para evacuar todos os trabalhadores com segurança”, escreveu em comunicado. Conforme Dhami, que conversou com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o resgate da equipe é sua “prioridade máxima”.
De acordo com o portal Metrópoles, o túnel possui 4,5 km de comprimento, e está sendo construído entre Silkyara e Dandalgaon. A construção tem como objetivo conectar dois santuários hindus importantes para a população: Uttarkashi e Yamunotri. O estado de Uttarakhand é conhecido por atrair turistas à peregrinação hindu.