Sete pessoas foram hospitalizadas nesta quarta-feira (1º), depois que um voo com destino à Alemanha foi atingido por uma forte turbulência nos Estados Unidos. De acordo com a imprensa norte-americana, a aeronave teria sido atingida por um raio enquanto voava a 37 mil pés de altitude. Em um post em suas redes sociais, a modelo brasileira Camila McConaughey, que estava no avião, mostrou o estado do interior do local.
Segundo a NBC News, o voo 469 da Lufthansa partiu de Austin, no Texas, e sofreu a “turbulência severa” ao passar por uma tempestade que pairava sobre o Tennessee e a Carolina do Norte. Depois de recuperar o controle, os pilotos desviaram o curso e pousaram no Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington.
Um usuário do Twitter, cuja esposa estava no voo, disse que a turbulência assustou os passageiros e ainda revelou que os feridos não usavam cinto de segurança. “As pessoas que não estavam com os cintos de segurança afivelados se machucaram principalmente porque foi surpresa, e um raio atingiu gravemente o avião”, disse o perfil.
My wife was on that flight she sent this pic This is what the inside looked like food everywhere, people who didn’t have the seat belts fastened got hurt mostly cause it came as surprise without seat belt sign on and lighting hit the plane badly went 1k ft down & up pilot said pic.twitter.com/NJi2JC6shk
— Stryker Fadhel (@ModerMuna) March 2, 2023
As fotos e vídeos capturados mostraram papéis, recipientes de comida e outros itens espalhados no corredor. Em conversa com o jornal Washington Post, um viajante afirmou ter a impressão de que o avião entrou em queda livre durante o serviço de jantar, por isso, “pessoas e comida voaram para o ar, atingindo e até danificando o teto do avião”. Mais tarde, foi informado que um passageiro foi retirado da aeronave em uma cadeira de rodas depois de ficar ferido. Por enquanto, nenhuma informação sobre o estado de saúde das vítimas foi liberada.
THE VIEW FROM INSIDE: New video shows food that went flying from what passengers describe as a “free fall" on Lufthansa Flight 469. The plane was flying from Austin to Frankfurt when it diverted to Dulles due to significant turbulence. @nbcwashington pic.twitter.com/hwvG61hQUp
— Michael Pegram (@MichaelPNews) March 2, 2023
Outra passageira afirmou que viu um comissário de bordo sair do chão e bater no teto do avião. “Ele estava de pé servindo bebidas, então não tinha como se segurar”, disse a mulher para a NBC. “Ele literalmente, atingiu o teto e caiu e ficou completamente na horizontal. Eu olhei para a minha direita e o vi lá em cima, e foi honestamente meio estranho… como algo saído de um filme”, relembrou.
New video shows the aftermath of what passengers describe as a “free fall” on board Lufthansa Flight 469. Hear from a passenger who was onboard the flight coming up on News4 Today @nbcwashington pic.twitter.com/KUkN64VRFp
— Tom Lynch (@TomLynch_) March 2, 2023
Quem também compartilhou seu depoimento sobre o momento assustador foi a modelo brasileira Camila McConaughey. A esposa de Matthew McConaughey estava na aeronave no momento do incidente e também se surpreendeu com o ocorrido. “Ontem à noite, o avião caiu quase quatro mil pés, sete pessoas foram para o hospital, tudo estava voando por toda parte”, escreveu ela em seu Instagram. “Respeitando a privacidade das pessoas ao meu redor só vou mostrar isso, mas o avião estava um caos e a turbulência continuava. Graças a Deus todo mundo ficou bem”, finalizou.
A Administração Federal de Aviação confirmou o incidente e garantiu que conduzirá uma investigação. “O voo 469 da Lufthansa desviou para o Aeroporto Internacional de Dulles e pousou sem incidentes por volta das 21h10, depois que a tripulação relatou ter encontrado forte turbulência a 37 mil pés de altitude sobre o Tennessee”, disse a FAA em comunicado obtido pela CBS News. “O Airbus 330 estava voando de Austin, Texas para Frankfurt, Alemanha. A FAA vai investigar”, concluiu a nota.