Smash Mouth Tiktok Viral

Vocalista da banda Smash Mouth anuncia aposentadoria após performance “caótica” viralizar na web: “Impossível continuar”; assista

No início dos anos 2000, a banda Smash Mouth embalou vários hits pelo mundo, como “All Star” e “I’m a Believer” – hinos que marcaram a trilha sonora de “Shrek”. Mas, nesta terça-feira (12), o vocalista Steve Harwell anunciou sua aposentadoria da música, aos 54 anos de idade. Tudo isso veio dias após ele viralizar no TikTok, por conta de sua postura durante um show.

No último dia 9, a Smash Mouth fez uma apresentação no Big Sip festival, no estado de Nova York, Estados Unidos. Muito além das músicas, foi o comportamento de Harwell que chamou a atenção do público. Uma tiktoker chamada Haley compartilhou alguns trechinhos do show e seu vídeo deu muito o que falar, chegando a quase 2 milhões de visualizações.

Continua depois da Publicidade

Num dos momentos, o cantor disparou: “F*dam-se, v*dias!”. Em outra situação, ele fez o que parecia ser uma típica saudação nazista, ao estender o braço no ar. “Eu vou matar toda sua família, eu juro por Deus”, gritou o vocalista. Todos os xingamentos e a postura inusitada de Steve fizeram Haley classificar a apresentação como “o show mais caótico” que já tinha assistido. Veja o vídeo abaixo:

@doesthisfeelgoodthe most chaotic show I’ve ever been to ##smashmouth ##heynow ##allstar ##shrekisloveshrekislife♬ original sound – Haley

Artista confirma aposentadoria

Apenas alguns dias depois do show “caótico”, um porta-voz de Steve Harwell anunciou hoje ao The New York Post que o vocalista está deixando os palcos de vez, para focar em sua saúde. “Steve tem lidado com problemas médicos de longo prazo pelos últimos oito anos, e durante sua última performance no palco do Big Sip, ele sofreu numerosos sintomas diretamente ligados a sua atual situação médica. A partir de hoje, Steve se aposentará da Smash Mouth para focar na sua saúde física e mental”, disse o comunicado.

"inglourious Basterds" Nashville Premiere
Steve Harwell estaria sofrendo há 8 anos com questões de saúde. (Foto: Getty)

Steve foi diagnosticado com cardiomiopatia oito anos atrás, e já sofreu de insuficiência cardíaca e de encefalopatia de Wernicke aguda – uma condição neuropsiquiátrica que tem impactado suas funções motoras, dificultado a fala e enfraquecido sua memória. Diante desse cenário delicado, o cantor se viu sem outra saída.

Continua depois da Publicidade

“Apesar dos melhores esforços de Steve para resolver essas enfermidades, ele está de coração partido em compartilhar que tornou-se impossível para ele continuar fazendo o que mais ama, se apresentar diante dos milhões de fãs da banda ao redor do mundo”, continuou o representante do músico. Mesmo com a aposentadoria de Harwell, a Smash Mouth não vai se separar e seguirá se apresentando, enquanto buscam por um novo vocalista.

Cantor lamenta saída

Ainda no comunicado, Steve agradeceu por sua trajetória e pelas conquistas que teve com a banda. “Desde que eu era criança, eu sonhava em me tornar um rockstar, me apresentar na frente de arenas esgotadas e fui muito sortudo de poder realizar esse sonho”, disse ele. “Aos meus colegas de banda, foi uma honra me apresentar com vocês por todos esses anos e não consigo pensar em mais ninguém com quem eu teria vivido essa jornada louca senão vocês”, acrescentou.

Gettyimages 487957600
Steve Harwell fez um agradecimento aos fãs, aos colegas de banda, e mostrou sua gratidão por tudo que viveram na Smash Mouth. (Foto: Getty)

“Aos nossos fãs incríveis e leais, muito obrigado, tudo isso foi possível por causa de vocês. Eu tentei muito superar meus problemas de saúde física e mental e tocar na frente de vocês por uma última vez, mas eu simplesmente não fui capaz. Sou muito grato a cada um de vocês que ajudou a Smash Mouth a vender mais de 10 milhões de álbuns pelo mundo, que nos colocaram no topo das paradas das rádios, e aqueles que mantiveram ‘All Star’ relevante como um dos maiores memes da Internet hoje em dia”, declarou.

Harwell concluiu sua mensagem se dizendo ansioso pelos próximos passos que a Smash Mouth terá pela frente. “Eu mal posso esperar para ver o que a Smash Mouth conquistará a seguir e estou esperando ansiosamente para contar a mim mesmo como um dos mais novos fãs da banda”, finalizou.

Continua depois da Publicidade

Arrependimentos, vícios e questões de saúde

Em entrevista ao The Post, uma fonte próxima ao cantor falou que ele teve um de seus “episódios” no vídeo viral, mas que as imagens teriam sido tiradas de contexto. “Essa lamentável gravação foi tirada de contexto e as suas doenças foram usadas contra ele para pintá-lo como uma pessoa que ele não é”, defendeu o informante.

Smash Mouth Tiktok Viral
Para a fonte, Steve Harwell estava sofrendo dos sintomas de suas condições médicas no vídeo viral. (Foto: Reprodução/TikTok)

O insider alegou que Harwell é um apoiador de minorias, que ele não seria assim como o vídeo deu a entender, e que o artista teria se arrependido de suas ações no festival. “Esse vídeo do TikTok não é uma representação precisa do homem que o Steve é. Steve tinha todas as intenções de continuar na banda de forma bem-sucedida, mas vai se aposentar para se concentrar em seus sérios problemas de saúde”, contou.

Continua depois da Publicidade

De acordo com a fonte, o músico teria sofrido com vários tipos de vícios ao longo dos anos, que também 0 teriam levado às questões delicadas de saúde mental e física. Para o insider, a última aparição de Harwell nos palcos também deixou claro que o vocalista “não poderia mais se apresentar devido aos sintomas de seu diagnóstico”. Uma situação realmente delicada… Relembre o maior hit do Smash Mouth: