Uma youtuber tailandesa foi presa depois de se filmar comendo uma tigela de sopa de morcego, provocando indignação e preocupações com o risco de doenças. O vídeo foi publicado em sua página no início da semana, mas o desenrolar da história só foi divulgado nesta quarta-feira (10), pelo DailyMail.
Segundo a tradução do jornal, a professora Phonchanok Srisunaklua aparece descrevendo os morcegos como “deliciosos” e comparando-os a “comer carne crua”. Ela é vista rasgando os animais e mergulhando-os em um molho picante chamado Nim Jam. Em um ponto, a filmagem mostra a influenciadora segurando um morcego inteiro para a câmera e declarando “ele tem dentes”, antes de começar a destroçá-lo e dizer que seus “ossos são macios”. Assista abaixo (alerta de imagens fortes):
Phonchanok, que mora no norte da Tailândia, disse que comprou os morcegos em um mercado perto da fronteira com o Laos. Muitos especialistas estão preocupados com os riscos à saúde associados a esse tipo de comércio, e houve esforços para reprimi-los depois que o mercado de Huannan, na China, foi implicado na disseminação precoce da Covid-19.
“Você não deve mexer com morcegos”, disse o professor Teerawat Hemajuta, da Faculdade de Medicina da Universidade Chulalongkorn, em Bangkok, ao The Thaiger, acrescentando que os mamíferos contêm patógenos que podem ser mortais para os seres humanos.
Já o doutor Pattaraphon Manee-on, um veterinário da vida selvagem do país asiático, ressaltou que o comportamento pode ser muito arriscado. “Não há provas de que a temperatura da água quente realmente mate os germes. Apenas tocar na saliva, no sangue e na pele é considerado um risco”, disse o especialista. Ele acrescentou: “Além da preocupação com a doença em morcegos, essa mulher pode ser culpada de violar a Lei de Preservação e Proteção e Vida Selvagem, porque os morcegos são animais protegidos”.
E foi exatamente isso o que aconteceu. Depois da chuva de críticas, o clipe foi apagado da página de Srisunaklua, e ela publicou um vídeo de desculpas afirmando que não comeria os mamíferos novamente. Mesmo assim, ela foi presa, acusada de “posse de carcaças de animais selvagens protegidos” e “crimes que violam a Lei de Crimes Informáticos”. Se condenada, poderá pegar até cinco anos de prisão, ou uma multa de 500.000 baht (pouco mais de R$75 mil).
Mas Phonchanok não está sozinha ao experimentar esses cardápios diferentes! Em setembro, os médicos da região pediram que as pessoas não consumissem as criaturas depois que um “caçador de morcegos”, que vendia os mamíferos voadores no noroeste da Tailândia, alegou que eles são deliciosos com curry vermelho.