O clipe de “This is America” lançado por Childish Gambino – pseudônimo do ator Donald Glover – no último sábado (5) continua dando o que falar. O vídeo trouxe uma crítica brilhante à atual situação dos EUA, em relação à violência e à população negra, e foi assunto a semana inteira. Ele mostra Glover cantando e dançando em plano-sequência numa espécia de galpão, enquanto vários assuntos atuais são abordados em torno dele.
Nesta quinta (10), o diretor do clipe, Hiro Murai, falou sobre o projeto e revelou que a produção visual teve influências do filme “Cidade de Deus”. Murai e Glover já haviam trabalhado juntos também na série “Atlanta”. “A ideia foi fazer vídeo dançante que se passasse nos últimos 20 minutos do filme ‘Mother!’ ou no universo de ‘Cidade de Deus’. No final das contas, era sobre colocar todas as peças no quadro e descobrir o que queríamos enfatizar e qual era o tom que queríamos atingir“, disse ele em entrevista à Variety.
As referências de “Cidade de Deus”, filme do brasileiro Fernando Meireles, certamente estão no tom violento do clipe, que mostra Glover atirando em várias pessoas repentinamente, enquanto dança e se diverte com a batida da música. Já as ligações com o filme “Mother!”, de Darren Aronofsky, se referem ao fato da personagem de Jennifer Lawrence viver um caos nos minutos finais.
Muai acrescentou: “Trabalhamos em alguns clipes juntos antes de ‘Atlanta’, então foi uma espécie de processo fluido e intuitivo. Donald assumiu o papel criativo no conceito inicial [do vídeo] porque ele sabia como a música seria e eu apareci quando ele estava mixando as partes finais da canção. Mas o processo criativo para o vídeo foi como se estivéssemos brincando com batata quente – inclusive enquanto estávamos filmando“.
O clipe realmente tá incrível! Assista abaixo: