Ana Castela está sendo processada por plágio no hit “Solteiro Forçado“. O compositor Luan Kaique Vieira Castellan, autor da ação contra a boiadeira, afirmou que a música é “muito semelhante à canção ‘Lado Direito'”, registrada por ele em 2019. A informação foi publicada pela colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, na manhã desta quarta-feira (13).
A publicação teve acesso aos autos do processo, nos quais Luan narra o momento em que teria percebido as semelhanças. O artista afirmou que compõe desde os 12 anos e sempre sonhou em se tornar um ícone da música sertaneja. Ele relatou que foi pego de surpresa ao ouvir “Solteiro Forçado” e identificar trechos da canção “Lado Direito”, o que chamou de “escancarado plágio”.
O rapaz registrou a música em 27 de dezembro de 2019 e sustenta que, além de serem parecidas na melodia, os videoclipes também são semelhantes. Luan Kaique solicitou que todas as plataformas de áudio e vídeo retenham ou realizem a reserva da receita obtida com a reprodução do hit de Ana Castela. Algumas das plataformas citadas foram Apple Music, Spotify, Youtube e Amazon Music.
Ele também pediu uma indenização por danos morais no valor de R$ 200 mil, além de uma retratação para que seja reconhecida a ocorrência de plágio. O artista ainda quer que a boiadeira e os demais envolvidos na gravação sejam impedidos de cantar “Solteiro Forçado” em shows até o julgamento do processo.
A ação foi aberta em Ribeirão Preto, São Paulo. Como a cantora vive em Londrina, no entanto, o juiz encaminhou o processo para o Paraná. Até o momento, nem Ana Castela ou seus representantes se manifestaram sobre o assunto. Em 2023, a cantora se consagrou como a artista mais ouvida do Spotify, além de colocar duas músicas no Top 5 da plataforma.
Compare as duas músicas: