Noel e Liam Gallagher levaram os fãs à loucura, nesta terça-feira (27), ao anunciaram oficialmente o retorno do Oasis. Os irmãos não se apresentam juntos desde agosto de 2009, devido a diversos atritos ao longo da carreira, e uma reunião da banda, uma das maiores dos anos 90, parecia quase impossível. Após o anúncio, o motivo da volta do grupo veio à tona.
Fundado em 1991, em Manchester, na Inglaterra, o Oasis se destacou logo com seu primeiro álbum “Definitely Maybe”, tornando-se referência do movimento musical e cultural “britpop”. Nos anos seguintes, o grupo lançou diversos hits cantados até os dias de hoje, como “Wonderwall”, “Champagne Supernova”, “Don’t Look Back in Anger” e “Stand By Me”.
Com as suas músicas emblemáticas, a banda vendeu mais de 75 milhões de discos ao redor do mundo. Entretanto, o sucesso não foi o suficiente para cessar os insultos e as brigas públicas entre os dois irmãos. Em 1994, por exemplo, durante um show em Los Angeles, Liam jogou um pandeiro na cabeça de Noel, o que fez com que ele deixasse o palco imediatamente.
No ano seguinte, Noel bateu no caçula com um taco de críquete após vê-lo chegar, ao estúdio onde trabalhava, com um grupo de colegas. Em 1996, Liam irritou o irmão novamente após faltar na apresentação do Oasis no “MTV: Unplugged”. Eles anunciaram o rompimento em 2009, depois de uma nova discussão durante o festival parisiense Rock en Seine.
Foi apenas em 2021 que Noel revelou publicamente o motivo de sua principal briga com Liam. Em entrevista ao The Sun, o artista apontou que o irmão se afastou após ele doar as roupas da marca de Liam. “Liam deu para todos da banda, não só para mim. Fui direto para a loja de caridade e deixei na porta. Ele ficou maluco, e disse: ‘Se você nã0 queria essa porr*, deveria apenas ter dito que não queria, seu filho da put*’. As roupas estavam no manequim da loja da Barnardo’s um mês antes da linha ser lançada. Se a situação já estava difícil entre a gente, esse foi o começo do fim“, assumiu.
Os integrantes remanescentes do Oasis decidiram continuar trabalhando juntos, como o grupo Beady Eye. Eles se separaram em 2014, e Liam seguiu em carreira solo. Noel, por sua vez, ficou no comando da High Flying Birds. Ao longo desses anos, os irmãos sempre descartaram a hipótese de uma volta do grupo original.
Diante de todos esses conflitos, o retorno da banda parecia impossível. No entanto, as especulações dos admiradores nas últimas semanas se tornaram reais e o Oasis confirmou o retorno nesta terça (27). Noel e Liam anunciaram 14 shows, no Reino Unido e na Irlanda, entre os meses de julho e agosto de 2025.
Após o anúncio, o The Mirror apontou o motivo pelo qual os irmãos se reuniram. Segundo o veículo, uma apresentação “horrível” de Noel no “Later… With Jools Holland”, da BBC2, foi a gota d’água e deu a Noel o empurrão que ele precisava para reunir a banda de rock britânica.
“A apresentação foi tão ruim que até o fã mais fervoroso de Noel Gallagher ficou horrorizado. A tentativa do ex-guitarrista do Oasis de cantar o clássico de Joy Division, ‘Love Will Tear Us Apart’, em junho passado no programa foi amplamente vergonhosa“, afirmou uma fonte.
De acordo com o Daily Mail, alguns especialistas da indústria avaliaram que a apresentação poderia ter acabado com a carreira de Noel. Então, segundo os veículos, ele decidiu que era a hora certa de acabar com o rompimento com Liam. “Este foi talvez o momento que ele convenceu Noel, de que era a hora de acabar com as brigas e reunir uma das bandas de rock mais icônicas da memória viva“, afirmou o jornal.
No anúncio nas redes sociais, os irmãos apareceram lado a lado após 15 anos. Em declaração conjunta, Noel e Liam escreveram: “As armas silenciaram. As estrelas se alinharam. A grande espera acabou. Venha ver. Não será televisionado“. Os dois, ainda, listaram os futuros shows e divulgaram um vídeo que relembrava algumas apresentações. Veja: