Na noite dessa quinta-feira (9), o baixista David Desrosiers anunciou sua saída da banda Simple Plan, após acusações de assédio contra o músico caírem nas redes sociais. O grupo liderado por Pierre Bouvier emitiu um comunicado ao público.
A denúncia anônima foi feita durante a manhã, e publicada em francês pela página de Instagram, Victims Voices Montreal, que acumula diversas queixas contra pessoas do meio artístico. Segundo o relato, as investidas de David começaram quando a vítima ainda era menor de idade.
“Ele começou a fazer ‘piadinhas’ pra mim quando eu era menor. Aí, eu me tornei maior de idade e ele começou a me perseguir para me beijar. Eu nunca tinha dormido com um homem na minha vida. Tivemos sexo consensual, mas ele começou a convidar os amigos dele, sem me consultar, para participar do que ele chamava de ‘viagens de bunda’, das quais eu não queria participar”, dizia o texto.
A denunciante ainda alegou ter sido ameaçada por David e agredida verbalmente. “Por causa da exposição, eu não disse nada. Ele também já havia me ameaçado quando eu falei que ia procurar a polícia para denunciar a forma como ele agia. Se eu recusava dormir com ele, ele disparava palavras para me menosprezar. Ele dizia coisas do tipo: ‘Como você se atreve a me dizer não? Você não tem mais nada pra fazer?”, relatou.
Por fim, Desrosiers foi acusado de usar a fama para tentar silenciar as supostas vítimas. “Ele faz de vítimas as fãs de sua banda, pois dessa maneira, elas ficam em silêncio e acreditam que a maneira como ele as trata é normal. Ele faz ameaças. Ameaça impedir uma fã de ir a um show, caso ela tenha feito algo que ele não tenha gostado. Eu sei que existem dezenas de garotas que ele tratou assim, que têm medo de se manifestar porque ele está em uma banda grande. Mas isso não justifica seu comportamento grosseiro e ele deve ser responsabilizado por isso”, encerrou a mensagem.
Diante da repercussão, o baixista lamentou por seu comportamento e anunciou sua saída do grupo. “Recentes declarações públicas me levaram a reconhecer que algumas das interações que tive com mulheres lhes causaram danos. Decidi me retirar da banda e procurar ajuda profissional para me educar e agir adequadamente no futuro. Lamento de verdade o mal que causei a essas mulheres”, escreveu.
A imagem compartilhada pelo músico, também replicada pelo perfil do Simple Plan, dizia: “Após declarações públicas recentes, David Desrosiers está se retirando da banda para tratar seus problemas pessoais. Pedimos nossas mais profundas desculpas às mulheres que foram feridas por suas ações. Também lamentamos por todos os nossos fãs que estão decepcionados com esta situação lamentável. Nós, como banda, vamos fazer uma pausa, refletir e implementar diretrizes para impedir que situações semelhantes aconteçam”.
David Desrosiers esteve no Simple Plan durante boa parte da trajetória da banda, tendo se afastado apenas uma vez há dois anos, para tratar de uma depressão.