Nesta sexta-feira (7), Beyoncé respondeu às alegações da Right Said Fred de que teria sampleado uma das músicas da banda sem autorização. O grupo, conhecido pelo hit “I’m Too Sexy”, acusa a diva de ter usado parte da canção em “Alien Superstar”, de seu novo álbum, “Renaissance”.
Para o E! News, a arista caracterizou as acusações como “errôneas, incrivelmente depreciativas e falsas“. Ela ainda garantiu que recebeu as devidas permissões para o uso da faixa pela editora da banda britânica. “A permissão não foi apenas concedida para o uso, como eles também falaram publicamente sobre sua gratidão por estarem no álbum“, observou a estrela no comunicado.
Ela, então, deu mais detalhes: “Para a música deles, não houve o uso da gravação do som, apenas a composição foi utilizada”. “A permissão foi solicitada ao editor no dia 11 de maio de 2022 e ele aprovou o uso em 15 de junho de 2022. O grupo foi pago pela utilização da música em agosto de 2022“, completou.
Além disso, a mãe de Blue Ivy revelou que tanto Fred quanto Richard Fairbrass, que compõe a Right Said Fred, foram creditados como co-autores da canção de “Renaissance”. “A porcentagem de direitos autorais dos escritores da Right Said Fred em relação ao uso de ‘I’m Too Sexy’ é uma parte substancial da composição. Coletivamente, os escritores do Right Said Fred são donos de mais do que qualquer outro escritor individual da canção. Esta acusação é falsa“, finalizou.
No início da semana, Fred e Richard conversaram com o The Sun sobre o suposto uso indevido de seu hit. “Normalmente, o artista fala conosco, mas Beyoncé, não, porque ela é uma pessoa tão arrogante que provavelmente pensou: ‘venham atrás de mim’. Então, só ficamos sabendo da música depois do lançamento“, afirmaram.
“Não há nada que possamos fazer sobre isso agora. É uma m*rda. Você vai discutir com alguém que tem muito mais presença, poder e dinheiro que você, e isso não acabará bem. Então o melhor é deixar essa passar“, concluiu o grupo.