James Blunt (Getty/Reprodução; Instagram)

James Blunt negocia direitos autorais do hit “Coração cachorro” com compositores brasileiros

O sucesso de “Coração Cachorro”, canção de Ávine Vinny e Matheus Fernandes, é indiscutível. A faixa, que viralizou nas redes sociais e ganhou até coreografia, usa um trecho melódico do hit “Same Mistake”, lançado por James Blunt ainda em 2007. O britânico, inclusive, descobriu que o “forró” está no topo das paradas brasileiras e cumpriu o seu aviso: ele está reivindicando os direitos autorais do hit. As informações são do G1.

Em outubro, James publicou um vídeo no TikTok em que aparece tocando violão e cantando o refrão de sua composição. Logo na sequência, entra o “uivado” dos brasileiros. “Amei! Coisa boa! Vocês vêm sempre aqui? Eu sou da Inglaterra. Arrasaram. Vejo vocês no bar”, diz Blunt, enquanto trechos do clipe de “Coração Cachorro” são exibidos. Animado, o músico também tenta fazer os passinhos que acompanham o single. Já na legenda da publicação, ele escreveu: “Parabéns pelo número 1, caras! Vou mandar meus dados bancários em breve…”. Assista:

@jamesblunt

Congratulations on the No.1, guys! Will send my bank details shortly… #coracaocachorro #latecoracao #fyp #fy

♬ Coração Cachorro – Avine Vinny & Matheus Fernandes

Agora, as duas partes negociam um acordo extrajudicial de forma amigável. Nesta sexta-feira (5), a Sony Editora, que é a representante oficial dos direitos de James Blunt, confirmou ao G1 que ele e os autores brasileiros ainda estão acertando os termos do contrato. O britânico pede uma parte da autoria e uma “compensação” pelos lucros anteriores da música, ainda sem percentual acertado.

Já a empresa que cuida dos direitos dos responsáveis por “Coração Cachorro” junto com a Universal Editora, a Medalha Editora, disse à publicação que as partes estão abertas a um acordo, mas que ainda não recebeu um documento formal com a proposta.

Apesar da reivindicação de Blunt, a “aproximação” do britânico foi vista pelos brasileiros de forma positiva. Segundo Neto Sales, sócio da Medalha Editora, outros artistas estrangeiros poderiam apenas tentar barrar a música ou a arrecadação. O advogado da Sony Editora no Brasil, José Diamantino, afirmou ao G1 que o empresário de Blunt está acompanhando o acordo, que as negociações estão fluindo bem e que não existe nenhuma rixa entre os envolvidos. Tanto Sales quanto Diamantino apostam que o acordo deve ser fechado em breve.

Continua depois da Publicidade

“Coração Cachorro” foi lançada ainda este ano e escrita por seis compositores: Daniel dos Versos, Fellipe Panda, PG do Carmo, Riquinho da Rima, Breno Lucena e Felipe Love. Ávine Vinny e Matheus Fernandes são as vozes do hit. Hoje, a canção é a mais tocada no Brasil e ocupa o top 3 das principais paradas nacionais do Spotify.

Compare os dois singles: