Treyce se manifestou pela primeira vez após o hit “Lovezinho” ter sido retirado das plataformas digitais, devido à cobrança de Nelly Furtado pelos direitos autorais. Nesta quinta (4), a carioca informou ao g1 que está fazendo o possível para reaver a música, e que não sabia dos eventuais problemas que poderia ter com a canção.
Treyce contou que no início da composição de “Lovezinho”, o produtor e coautor WK, que possui 80% dos direitos autorais, não a informou sobre os procedimentos para conseguir uma autorização. “Quando eu comecei a fazer a música com o WK, quando iniciei esse projeto, ele tinha me falado que estava tudo certo com a música, que não ia dar nenhum problema. Porque meu medo era esse, de acontecer o que está acontecendo agora”, admitiu a funkeira. “Mas enfim, está tudo sendo resolvido com a Sony Music e com a Nelly Furtado. Esperamos que a música volte. Estamos fazendo o possível”, completou.
Ao ser questionada se estava acompanhando as tentativas de um acordo sobre a autoria do hit, a cantora de 17 anos negou. “Eu não estava acompanhando as negociações. Tanto que quando chegou em mim, a música já tinha caído. Então a gente teve que correr aqui contra o tempo para tentar reaver a música. Mas eu não estava acompanhando. Não tive nenhum tipo de contato. Agora estou [tendo]“, explicou.
A artista ainda contou como reagiu após tomar conhecimento que seu maior sucesso tinha sido removido das plataformas. “Eu me senti muito triste, porque foi uma música que foi trabalhada por muito tempo. Então quando estourou, não imaginava que ia acontecer isso tudo”, admitiu.
“Eu tenho 20% do autoral de ‘Lovezinho’. Quando eles entraram em contato, eu não soube de nada. Não foi passado nada para mim e nem para o WK, se não me engano. Agora a música foi retirada sem ao menos haver algum acordo. E estamos tentando reaver a música, porque eu não quero perder um trabalho que foi muito bom para a minha carreira”, desabafou.
De acordo com o g1, os representantes da Sony cobram uma multa de 40 mil dólares (cerca de 200 mil reais), além de 100% dos direitos autorais. Treyce demonstrou estar disposta a tudo para que a música volte ao ar, mesmo que para isso precise deixar 100% dos direitos autorais com os autores de “Say it Right”. Questionada se toparia a proposta, caso a multa fosse cancelada, ela garantiu: “Lógico que eu aceitaria”. “Hoje em dia a gente não está prezando por dinheiro nem nada disso. A gente está prezando pela minha carreira, pelo meu sonho. Lógico que sim. Vão vir outras músicas também. A gente está trabalhando em outras músicas, outros projetos. E ‘Lovezinho’ foi a música que marcou a minha vida, não posso deixar essa música morrer”, esclareceu.
Por fim, a cantora apontou as medidas que tomará daqui em diante em composições. “O que eu aprendi com ‘Lovezinho’ e outras versões que tenho é que se eu fizer outras músicas no futuro assim, eu vou pedir autorização, vou exigir que peçam autorização e comunique o artista. Porque eu não quero mais que aconteça isso”, afirmou. “Eu comecei a fazer música há muito pouco tempo. Em muitas das coisas eu ainda era muito leiga, não sabia de muita coisa. Então para mim foi muito difícil isso tudo que aconteceu agora. Mas eu aprendi. É com os erros que se aprende“, concluiu.
A cobrança e a retirada das plataformas
Como previsto por fãs, a “conta” chegou, e a editora Sony, que detém parte dos direitos de “Say It Right”, parceria de Furtado com o rapper Timbaland lançada em 2006, cobrou sua fatia dos royalties. A mensagem da empresa chegou para WK, compositor principal da música de Treyce, logo depois do Carnaval.
Em conversa com o g1, Wallace Kemps Benvindo Macedo, o WK, afirmou que estava aberto a ceder parte dos direitos para os responsáveis pela canção original – a própria Nelly, e também os produtores norte-americanos Timbaland e Danja. A Sony, por sua vez, afirmou que o pedido tinha partido da artista canadense.
Na época, WK disse que pretendia oferecer 20% dos direitos autorais aos donos de “Say It Right”. “Para mim é essencial que tenha. Eu estou aberto a negociações. E é bom para mim saber que a música já chegou a ela e ao Timbaland. Significa que meu trabalho se propagou“, observou Wallace, que também é autor de outros hits brasileiros, como “Fé”, de IZA.
Já nesta quarta (3), a música foi retirada do Spotify, assim como o clipe oficial foi removido do YouTube. Em nota enviada ao g1, o diretor jurídico da Sony no Brasil confirmou que os envolvidos não chegaram a um acordo. “Como sentimos que o tempo estava passando sem que houvesse uma conversa séria, as editoras da obra original fizerem o takedown (derrubada) com o auxílio das plataformas”, explicou José Diamantino. Nelly, inclusive, teria aprovado a retirada da música das plataformas: “Sim, tudo com aprovação do exterior”.