Só os maiorais! O Spotify está completando 1o anos e, nesta terça-feira (21), compartilhou os hits mais escutados no Brasil ao longo deste período. Além de Alok e Anitta, que já se consagraram anteriormente no “Top 100 Global”, também foram listados Ana Castela, Marília Mendonça, Simone Mendes, Ed Sheeran e muito mais!
Somente nessa década, o número total de streams cresceu mais de 100 vezes no Spotify no Brasil. Ao todo, são mais de 770 bilhões de streams, no período de 2014 a 2023. Neste ínterim, a quantidade de faixas de artistas brasileiros aumentou em 656%, enquanto a de streams em faixas de artistas brasileiros cresceu mais de 240 vezes.
Tendo em vista que o país representa, em média, mais de 60% do consumo de artistas brasileiros no Spotify, não poderíamos deixar de elencar os maiores sucessos que não saíram das playlists dos usuários. Como se sabe, Alok foi o primeiro a entrar no “Top 100 Global” da plataforma com a faixa “Hear Me Now”, em 2017. Anitta veio logo atrás, e tornou-se pioneira ao alcançar a primeira posição do ranking com o fenômeno “Envolver“, em 2022.
A dupla abriu espaço para mais cantores do cenário musical. Nesses 10 anos, nossa Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, garantiu o primeiro lugar de música mais ouvida com “Leão”. A segunda posição foi conquistada pela colaboração entre Ana Castela e Agroplay em “Nosso Quadro”. A dupla sertaneja Henrique & Juliano, por sua vez, fecharam o Top 3 com a versão ao vivo de “Arranhão”.
A lista segue com mais uma da boiadeira, desta vez em parceria com “Israel & Rodolffo” na versão ao vivo da faixa “Bombonzinho”. Além de Hugo & Guilherme e Marília Mendonça em “Mal Feito”, e o feat, entre Gustavo Mioto e Mari Fernandez na canção “Eu Gosto Assim”.
O sucesso do sertanejo em 2019, “Liberdade Provisória”, também de Henrique & Juliano, não poderia ficar de fora. O trio que encerra o ranking conta com o sucesso de Simone Mendes em sua carreira solo, “Erro Gostoso”; o acústico de “Deixe Me Ir”, por 1Kilo; e “Shape of You”, um dos maiores hits da carreira de Ed Sheeran.
Veja a lista completa:
Álbuns mais ouvidos
Além das músicas, os dez anos do Spotify foi marcado por grandes álbuns que fizeram sucesso entre o público brasileiro. Sendo eles “Manifesto Musical”, de Henrique & Juliano, ocupando o primeiro lugar; e “Marília Mendonça – Ao Vivo”, de Marília, o segundo. Este, porém, tornou-se o disco feminino mais ouvido na plataforma digital.
Na sequência, temos mais um trabalho da dupla sertaneja e da cantora, o “Ao Vivo No Ibirapuera”, e “Todos Os Cantos, Vol. 1”, respectivamente. O ranking segue com “Esquece o Mundo Lá Fora (Ao Vivo) – Deluxe”, de Zé Neto & Cristiano; “O Embaixador”, de Gusttavo Lima e “O Céu Explica Tudo”, também de Henrique & Juliano.
O Top 10 completa com “Festa das Patroas 35%”, álbum de Marília Mendonça e Maiara & Maraisa; “Buteco in Boston (Ao Vivo)”, segunda produção do embaixador na lista; e “Melim”, da banda Melin, em último lugar.
Mais tempo em 1º lugar
Claro que também existem as faixas que permaneceram mais tempo em #1 do Spotify Charts no Brasil. Em uma lista anual, a empresa nomeou os maiores sucessos de 2015 até 2023. A lista abre com “Sorry”, de Justin Bieber, que conquistou o pódio com 106 dias. Em segundo lugar está “Work”, feat. de Rihanna e Drake (96 dias), seguida por “Shape of You”, de Ed Sheeran (71 dias), “Atrasadinha – Live”, de Felipe Araújo e Ferrugem (84 dias), e “Liberdade Provisória – Live – Ibirapuera / 2019”, de H&J (98 dias).
Do sexto lugar em diante ficaram “Recairei – Ao Vivo”, de Os Barões Da Pisadinha (72 dias), “Meu Pedaço de Pecado”, por João Gomes (61 dias), “Evoque Prata”, uma colaboração entre o DJ ESCOBAR, MC MENOR HR, MC MENOR SG (46 dias), e “Let’s Go 4”, por Dj GBR, MC GH do 7, MC GP, MC PH, MC Ryan SP, Mc Davi, Mc Don Juan, Mc IG, Mc Kadu, Mc Luki, TrapLaudo (93 dias).