Hugo Gloss

Marília Mendonça, Ana Castela e Ed Sheeran: Saiba quais foram as músicas mais escutadas do Spotify Brasil nos últimos 10 anos

Exclusivo! Marília Mendonça, Ana Castela e Ed Sheeran: Saiba quais foram as músicas mais escutadas do Spotify Brasil nos últimos 10 anos (Foto: Manoella Mello/Globo; Getty; Reprodução/Youtube)

Só os maiorais! O Spotify está completando 1o anos e, nesta terça-feira (21), compartilhou os hits mais escutados no Brasil ao longo deste período. Além de Alok e Anitta, que já se consagraram anteriormente no “Top 100 Global”, também foram listados Ana Castela, Marília Mendonça, Simone Mendes, Ed Sheeran e muito mais!

Somente nessa década, o número total de streams cresceu mais de 100 vezes no Spotify no Brasil. Ao todo, são mais de 770 bilhões de streams, no período de 2014 a 2023. Neste ínterim, a quantidade de faixas de artistas brasileiros aumentou em 656%, enquanto a de streams em faixas de artistas brasileiros cresceu mais de 240 vezes.

Tendo em vista que o país representa, em média, mais de 60% do consumo de artistas brasileiros no Spotify, não poderíamos deixar de elencar os maiores sucessos que não saíram das playlists dos usuários. Como se sabe, Alok foi o primeiro a entrar no “Top 100 Global” da plataforma com a faixa “Hear Me Now”, em 2017. Anitta veio logo atrás, e tornou-se pioneira ao alcançar a primeira posição do ranking com o fenômeno “Envolver“, em 2022.

A dupla abriu espaço para mais cantores do cenário musical. Nesses 10 anos, nossa Rainha da Sofrência, Marília Mendonça, garantiu o primeiro lugar de música mais ouvida com “Leão”. A segunda posição foi conquistada pela colaboração entre Ana Castela e Agroplay em “Nosso Quadro”. A dupla sertaneja Henrique & Juliano, por sua vez, fecharam o Top 3 com a versão ao vivo de “Arranhão”.

Marília Mendonça, Ana Castela e Henrique & Juliano conquistaram o Top 3 do Spotify (Foto: Leo Franco/Agnews; Fábio Rocha/Ramón Vasconcelos//Globo)

A lista segue com mais uma da boiadeira, desta vez em parceria com “Israel & Rodolffo” na versão ao vivo da faixa “Bombonzinho”. Além de Hugo & Guilherme e Marília Mendonça em “Mal Feito”, e o feat, entre Gustavo Mioto e Mari Fernandez na canção “Eu Gosto Assim”.

O sucesso do sertanejo em 2019, “Liberdade Provisória”, também de Henrique & Juliano, não poderia ficar de fora. O trio que encerra o ranking conta com o sucesso de Simone Mendes em sua carreira solo, “Erro Gostoso”; o acústico de “Deixe Me Ir”, por 1Kilo; e “Shape of You”, um dos maiores hits da carreira de Ed Sheeran.

Veja a lista completa:

Lista das músicas mais escutadas do Spotify Brasil nos últimos 10 anos (Foto: Spotify)

Álbuns mais ouvidos

Além das músicas, os dez anos do Spotify foi marcado por grandes álbuns que fizeram sucesso entre o público brasileiro. Sendo eles “Manifesto Musical”, de Henrique & Juliano, ocupando o primeiro lugar; e “Marília Mendonça – Ao Vivo”, de Marília, o segundo. Este, porém, tornou-se o disco feminino mais ouvido na plataforma digital.

Na sequência, temos mais um trabalho da dupla sertaneja e da cantora, o “Ao Vivo No Ibirapuera”, e “Todos Os Cantos, Vol. 1”, respectivamente. O ranking segue com “Esquece o Mundo Lá Fora (Ao Vivo) – Deluxe”, de Zé Neto & Cristiano; “O Embaixador”, de Gusttavo Lima e “O Céu Explica Tudo”, também de Henrique & Juliano.

O Top 10 completa com “Festa das Patroas 35%”, álbum de Marília Mendonça e Maiara & Maraisa; “Buteco in Boston (Ao Vivo)”, segunda produção do embaixador na lista; e “Melim”, da banda Melin, em último lugar.

Mais tempo em 1º lugar

Claro que também existem as faixas que permaneceram mais tempo em #1 do Spotify Charts no Brasil. Em uma lista anual, a empresa nomeou os maiores sucessos de 2015 até 2023. A lista abre com “Sorry”, de Justin Bieber, que conquistou o pódio com 106 dias. Em segundo lugar está “Work”, feat. de Rihanna e Drake (96 dias), seguida por “Shape of You”, de Ed Sheeran (71 dias), “Atrasadinha – Live”, de Felipe Araújo e Ferrugem (84 dias), e “Liberdade Provisória – Live – Ibirapuera / 2019”, de H&J (98 dias).

Do sexto lugar em diante ficaram “Recairei – Ao Vivo”, de Os Barões Da Pisadinha (72 dias), “Meu Pedaço de Pecado”, por João Gomes (61 dias), “Evoque Prata”, uma colaboração entre o DJ ESCOBAR, MC MENOR HR, MC MENOR SG (46 dias), e “Let’s Go 4”, por Dj GBR, MC GH do 7, MC GP, MC PH, MC Ryan SP, Mc Davi, Mc Don Juan, Mc IG, Mc Kadu, Mc Luki, TrapLaudo (93 dias).

Sair da versão mobile