A SM Entertainment e a polícia sul-coreana compartilharam mais informações sobre as acusações de crime sexual envolvendo Taeil, ex-integrante do NCT. Nesta quinta-feira (29), a agência que representa a boy band rebateu a informação de que a denúncia contra o idol tenha sido registrada em junho.
Em declaração ao EDaily, a empresa afirmou que tanto ela quanto Taeil “souberam da acusação em meados deste mês“. Ainda, a SM garantiu que o artista foi “investigado pela polícia em 28 de agosto“. As autoridades locais também abordaram a natureza da acusação contra o sul-coreano. Ao jornal The Chosun Ilbo, elas disseram que o crime “não foi contra um menor ou um homem“.
O cantor, cujo nome verdadeiro é Moon Tae-il, deixou o NCT – e consequentemente as subunidades NCT U e NCT 127 – depois que a polícia começou a investigá-lo por crime sexual. Em nota divulgada nas redes sociais, a SM confirmou o caso, e informou que o idol está cooperando com as investigações.
“Aqui é a SM Entertainment. Confirmamos que Taeil foi acusado recentemente num processo criminal relacionado a crimes sexuais. Ao investigar os fatos a respeito, reconhecemos que o assunto era muito sério e decidimos que Taeil não poderia mais continuar as atividades da nossa equipe. Após discutir com Taeil, foi decidido que ele será removido do grupo. […] Pedimos desculpas profundamente pela polêmica que nosso artista causou“, anunciou a agência.
Diante da repercussão do caso, os membros do NCT 127, que incluem Taeyong, Doyoung, Haechan, Jungwoo, Mark, Johnny e WinWin, bem como a conta oficial da boy band, deixaram de seguir Taeil nas redes. Além disso, Taeyong removeu todas as fotos com o ex-integrante de seu perfil.
Taeil é o quarto membro do NCT a deixar o grupo nos últimos dois anos. Em 2023, Sungchan e Shotaro saíram da banda para se juntar ao novo grupo RIIZE. Lucas Wong, por sua vez, deixou oficialmente a boy band em maio de 2023, após um longo hiato. No início deste ano, a SM emitiu uma declaração negando a alegação de que Johnny e Haechan estavam envolvidos em um escândalo sexual. A agência descreveu os rumores como “totalmente falsos” e ameaçou tomar medidas legais contra os responsáveis.
Taeil ingressou no NCT em 2016, quando o grupo, que conta com 23 membros, começou a ganhar destaque. Ele passou a integrar a NCT 127, uma das subdivisões do NCT, ao lado de Johnny, Taeyong, Yuta, Doyoung, Jaehyun, Jungwoo, Mark e Haechan.
A carreira do artista teve início em 2015, quando ele entrou para o time de trainees da boy band. Além de seu trabalho com o NCT 127, Taeil também desenvolveu projetos solo e contribuiu para trilhas sonoras de programas de televisão coreanos. Por enquanto, o idol não se manifestou sobre as acusações.