Hugo Gloss

RIIZE: Seunghan deixa grupo de K-Pop após cyberbullying por fotos vazadas, e fãs se revoltam

RIIZE: Seunghan deixa grupo de K-Pop após cyberbullying por fotos vazadas, e fãs se revoltam (Foto: Divulgação/ SM Entertainment)

Após um hiato de 10 meses, a Wizard Production, divisão da SM Entertainment, anunciou a saída definitiva de Seunghan do grupo RIIZE, administrado pela empresa. A decisão gerou revolta em boa parte do fandom, que acusou a gestão do grupo de sucumbir à pressão de fãs conservadores e de incentivar o cyberbullying contra o cantor.

Seunghan estava afastado das atividades com o grupo desde o início do ano, após o vazamento de imagens do artista na web. Nos cliques, ele apareceu fumando e ao lado de uma mulher na cama, o que repercutiu negativamente entre o público mais conservador do k-pop.

Segundo relatos do fandom, um grupo denominado de “anti-fãs” teria submetido Seunghan a assédio e críticas online, incluindo ameaças de morte, após a divulgação das imagens. Outros chegaram a enviar coroas de flores à sede da SM Entertainment, como forma de representar um “funeral” do grupo e da empresa.

Wonbin, Seunghan, Shotaro, Sohee, Sungchan, Eunseok e Anton da boy band RIIZE. (Foto: Getty)

Produtora quebra silêncio

Devido à controvérsia e à rejeição de parte dos fãs conservadores, a Wizard Entertainment voltou atrás na decisão, apenas dois dias após anunciar o retorno do artista ao grupo. Em comunicado divulgado nas redes sociais neste domingo (13), a empresa alegou que o cantor seria desligado, a pedido dele próprio.

Leia a íntegra:

“Primeiramente, pedimos sinceras desculpas por magoar o BRIIZE (fandom do RIIZE) e causar confusão com nosso anúncio do retorno de Seunghan em 11 de outubro.

Sentimos muito por termos priorizado a posição da Wizard Production, ao invés de focar no crescimento alcançado pelos seis membros do RIIZE, que trabalharam duro; o apoio do BRIIZE, que tem sido a maior fonte de força do RIIZE durante essa jornada; e a importância dos momentos que RIIZE e BRIIZE compartilharam juntos.

Tomamos essa decisão após muito debate, acreditando que se Seunghan retornasse, após refletir sobre seus erros passados, e o RIIZE mostrasse um novo nível de crescimento como grupo, poderíamos proporcionar mais alegria ao artista e aos fãs.

No entanto, após o anúncio de seu retorno, refletimos cuidadosamente sobre cada uma das opiniões e respostas enviadas pelos fãs e percebemos que nossa decisão na verdade havia magoado mais os fãs e causado ainda mais confusão.

Ao mesmo tempo, Seunghan sempre expressou seu desejo de deixar o grupo pelo bem dos membros e dos fãs.

Em respeito à decisão do artista, anunciamos a saída de Seunghan do RIIZE, ao invés de seu retorno ao grupo. Apoiaremos Seunghan no futuro para que ele possa mostrar seus talentos e seguir seus sonhos.

Acima de tudo, pedimos sinceras desculpas por criar dificuldades e confusão para os seis membros que, desde sua estreia, sempre deram o melhor de si pensando nos fãs e que tornaram o RIIZE de hoje possível, pensando e trabalhando mais arduamente a cada momento.

Continuaremos fazendo o nosso melhor para apoiar os membros do RIIZE para que eles possam crescer ainda mais no futuro.

A Wizard Production será cuidadosa e cautelosa em todos os assuntos no futuro, e trabalharemos duro para que RIIZE e BRIIZE possam ser felizes juntos por muito tempo”. 

Fãs protestam

Com o anúncio da decisão da gerência do grupo, os fãs do RIIZE foram a público demonstrar sua revolta. Além de criar um movimento pedindo ajuda para expor o problema, os fãs também apontaram que a decisão da Wizard Production não só apoia o cyberbullying, como também ignora o impacto severo do assédio nos artistas.

“Em vez de defender seu artista e proteger sua privacidade, a SM Entertainment sucumbiu à pressão, levando à saída de Seunghan do grupo. Esta decisão levanta sérias preocupações sobre o profissionalismo da empresa, pois incentiva o cyberbullying e o comportamento tóxico dos fãs sem quaisquer consequências”, destacou um internauta.

O fandom também criou uma petição no Change.org, pedindo a reintegração de Seunghan ao grupo de K-pop, que já conta com mais de 162 mil assinaturas — o objetivo original era 150 mil, mas agora aumentou para 200 mil.

Na página do abaixo-assinado, os fãs não pouparam críticas à gravadora e seguem com a iniciativa de conscientização sobre os males da exposição de seus artistas: “Ele (Seunghan) tinha um futuro promissor, mas por causa dos horríveis ‘fãs’ do RIIZE, tudo levou a esse destino infeliz. Muitos fãs, a maioria fãs internacionais, o querem de volta ao grupo, e ainda estão esperando por ele. Ao assinar esta petição, protestamos contra a decisão dele de deixar o grupo e esperamos que ele possa se juntar ao seu querido grupo novamente”.

O cantor recebeu apoio dos fãs internacionais e de muitos outros fandoms online. (Foto: Reprodução/Instagram)

No X (antigo Twitter), fãs expressaram tristeza com o ocorrido e receberam apoio de outros fandoms, que prestaram solidariedade ao artista. “Nós fãs internacionais estamos desapontados com a SM e a fan base coreana. Nós também temos local de fala. Assim como os fãs coreanos, nós também consumimos e gastamos dinheiro (com os produtos da empresa). NOSSA OPINIÃO TAMBÉM IMPORTA”, declarou um usuário.

“Como os grupos sonham em ser globais e levam em conta só o que essas sasaengs (fãs obsessivos dos idols e atores coreanos) pensam? Sim, porque isso não é atitude normal. Idols merecem ter vida própria”, escreveu outra.

Outros movimentos em apoio ao cantor também ganharam força, como as hashtags #Justice_For_Seunghan (Justiça por Seunghan) e #SMSupportsBullying (SM apoia bullying), que entraram para os Trending Topics da rede social. Além disso, caminhões passaram em frente ao prédio da SM Entertainment com letreiros em LED com mensagens de apoio a Seunghan.

Sair da versão mobile