Taylor Swift entrou em mais uma era sem filtros, nesta sexta-feira (3), ao lançar seu 12º álbum de estúdio, “The Life of a Showgirl“. Não demorou para os fãs notarem que algumas das músicas estariam recheadas de indiretas para outros famosos, como Charli XCX, as Kardashians, Blake Lively e até Scooter Braun.
Apesar de trazer músicas românticas e abordar sua vida pessoal, Taylor também mostrou um lado sarcástico no disco, possivelmente falando de suas “tretas do passado”.
Shade pra Charli?
A canção “Actually Romantic” logo chamou atenção por ter o nome parecido com o título “Everything is Romantic”, lançada por Charli em 2018. Além disso, versos afiados teriam feito referência à sua antiga companheira de turnê. A música também foi vista como uma resposta à “Sympathy is a Knife”.
“Ouvi dizer que você me chamou de Barbie sem graça quando a cocaína te deu coragem. Bateu na mão do meu ex e depois disse que fica feliz por ele ter me dado um perdido”, entoou Taylor, em referência às composições da artista que abordam uso de substâncias.

“Escreveu uma música para mim dizendo que ver meu rosto te deixa enjoada. Algumas pessoas poderiam ficar ofendidas. Mas, na verdade, é fofo. Todo o tempo que você gastou comigo, é sinceramente surreal. Todo o esforço que você dedicou. Na verdade, é romântico. Tenho que admitir, nenhum homem jamais me amou como você”, ironizou a cantora.
Ela ainda menciona uma suposta obsessão por parte de Charli. “Eu não pensava em você há muito tempo. Mas você continua me mandando cartões de dia dos namorados esquisitos. E sei que você acha que soa maldoso, mas é precioso e adorável. Como um chihuahua minúsculo latindo para mim de dentro de uma bolsinha. Esse é o tanto que machuca. Quantas vezes seu namorado já disse: ‘Por que estamos sempre falando sobre ela?'”, disparou Swift.
Charli XCX abriu os shows da Reputation Tour, em 2018. Nos anos seguintes, porém, a amizade com Taylor esfriou supostamente após a dona de “Brat” se aproximar de Matty Healy, ex da loirinha e vocalista do The 1975. Charli é casada com George Daniel, baterista da banda.
Taylor x Kardashians… mais uma vez!
“Wi$h Li$t”, oitava faixa de “The Life of a Showgirl”, fez os internautas apontarem possíveis referências à família Kardashian. As especulações surgiram após Taylor cantar sobre uma vida luxuosa, assim como as celebridades mostram em suas redes sociais e no reality show familiar.
“Todos querem aquela vida de iate sob as hélices de um helicóptero. Todos querem luzes brilhantes e óculos de sol da Balenciaga. E uma bunda enorme com um rostinho de anjo. Eles querem tudo”, escreveu a vencedora do Grammy.
Outros trechos fariam mais uma alusão ao estilo de vida das Kardashians: “Todos querem aquelas férias de primavera que foram fenomenais. E depois aquele vídeo retirado da internet (…) Você me fez sonhar com uma entrada de garagem com uma cesta de basquete. Assumir o controle, criar raízes”.
Cancelled!
Apesar dos swifties especularem que Taylor desabafaria sobre a amizade com Blake Lively em “Ruin the Friendhip”, isso teria acontecido em “Cancelled!”. As duas, que foram amigas por anos, se afastaram em meio ao processo da atriz de “É Assim Que Acaba” contra Justin Baldoni.
O nome de Swift, inclusive, foi envolvido no embate judicial. Contudo, acredita-se que a canção não seja sobre o rompimento das duas, uma vez que foi composta durante a The Eras Tour. O foco da cantora seria defender Blake e o escrutínio público que ela sofreu quando sua rivalidade com Baldoni se tornou pública.

“Você pensou que ficaria tudo bem, no começo. A situação poderia ser salva, claro. Mas o público já tinha escolhido sua cova e seu carro fúnebre. Cuidado com a ira dos vigilantes mascarados. Você foi uma chefona perto demais do sol? Foi pega se divertindo demais?”, questionou Swift.
Em outros trechos, a artista relatou justamente a pressão da mídia, em um tom sarcástico: “Ainda bem que gosto que os meus amigos estejam cancelados (…) Bem-vinda ao meu submundo, onde fica bem escuro. Pelo menos você sabe exatamente quem são seus amigos. São aqueles com cicatrizes iguais às suas”.
Taylor, então, possivelmente comentou a amizade de longa data com Lively. “É fácil te amar quando você é popular. A imagem bate, todo mundo prospera. Mas um único deslize, e você está fora da lista”, observou. Por fim, ela refletiu sobre o poder das amizades.
“Eles ficaram do meu lado antes da minha exoneração. Eles acreditaram que eu era inocente. Então não estou aqui para julgamentos, não. Mas se você não consegue ser boa, então apenas seja melhor nisso. Todo mundo tem cadáveres no sótão ou pegou o homem de alguém. Nós vamos te pegar pela mão e logo você aprenderá a arte de nunca ser pega”, analisou a loirinha.
Bad Blood!
Nem Scooter Braun teria se safado das alfinetadas da showgirl! Em “Father Figure”, o público especulou o drama entre Taylor e Scott Borchetta, CEO de sua antiga gravadora, Big Machine Label Group, e como ele vendeu os masters da artista para Scooter Braun.
A rivalidade entre eles foi completamente exposta à época, quando Braun garantiu os direitos dos seis primeiros álbuns de Swift por meio da Ithica Holdings, que adquiriu a Big Machine. A cantora só os recuperou em maio deste ano, seis anos após o imbróglio.
“Eu serei sua figura paterna, eu bebo aquele uísque. Posso fazer acordos com o diabo porque meu p*u é maior. Esse amor é puro lucro, basta entrar no meu escritório. Eu seco suas lágrimas com a minha manga (…) Eu pago a conta antes que ela beije a madeira de mogno. Disse que eles querem te ver subir, mas não querem te ver reinar. Eu te ensinei todos os truques do ramo”, soltou a loirinha.
Em outros versos, Taylor parece recordar o passado conturbado com o ex-empresário: “Eu vi uma mudança em você. Meu caro rapaz, não se faz mais alianças como antigamente. Sua ambição imprudente acendeu a chama de decisões tolas. O que levou a visões equivocadas de que para realizar seus sonhos você tinha que se livrar de mim”.
“Você queria uma briga, agora encontrou, eu cerquei o lugar. Você vai dormir com os peixes. Antes que perceba, estará se afogando. O retrato de quem está sobre a lareira? Quem foi que acobertou seus escândalos? Confunda minha bondade com fraqueza e veja seu cartão ser cancelado. Eu era sua figura paterna, você puxou o gatilho errado. Esse império pertence a mim”, arrematou Taylor.
Ouça o álbum completo:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques