Viña del Mar 2024: Em festival famoso por vaias, Anitta dá show, é ovacionada e explica ‘sumiço’ no palco; assista

A cantora foi muito bem recebida pelo público impiedoso do evento

Anitta cravou seu sucesso no Chile ao ser aclamada no Festival Viña del Mar 2024. A cantora apresentou uma sequência de hits, na noite desta quarta-feira (28), e levou dois grandes prêmios para casa no evento. Nas redes sociais, ela revelou uma situação embaraçosa e explicou por que deixou o palco antes de receber o troféu principal.

A estrela deu um show de carisma e apresentou várias de suas músicas em espanhol, como “Bellakeo”, “Envolver” e “Mil Veces”. Além disso, ela cantou em inglês, português e até apresentou o “Movimento da Sanfoninha”, colocando o público chileno para ouvir o funk brasileiro e “rebolar a bunda”.

Na performance de “Envolver” e da icônica coreografia, conhecida lá fora como “El Paso de Anitta”, a artista foi ovacionada. A poderosa, ainda, terminou premiada com os troféus “La Gaviota” de prata e de ouro. Assista:

Sumiço no palco

A brasileira explicou que já sabia que receberia o “La Gaviota” de prata durante a performance. Por outro lado, foi surpreendida com o “La Gaivota” de ouro após a apresentação, e não conseguiu retornar ao palco por já estar sem roupa no camarim. “Gente, acabei de chegar do Festival de Viña del Mar! Tenho mil coisas pra falar… Me disseram que eu ia receber um prêmio no palco, e pensei: ‘Nossa, que legal! Um prêmio!’. Nos mande o setlist e vamos dizer em que momento entregamos o prêmio. E eu: ‘Uau! Ok’“, disse ela, no Instagram.

Aí eu cantei e tal, vieram me dar o prêmio que as pessoas me deram, fiquei super feliz! Nunca imaginei que ganharia um prêmio. Acabou o show, saí super feliz e escutei as pessoas gritando: ‘Anitta, Anitta’. Eu pensei: ‘Uau! Eles curtiram muito, continuaram gritando!’. Eu fiquei super emocionada. Fui para o camarim, me troquei, quando, de repente, veio meu irmão, dizendo: ‘Olha, querem te dar outro prêmio!’ Eu não sabia! Eu não imaginava que receberia outro prêmio. Eu já estava sem roupa! Pensei: ‘Volto sem roupa? Coloco uma toalha e vamos?’“, brincou a poderosa.

Continua depois da Publicidade

Se me deixassem, eu voltaria e cantaria mais 3 horas, porque no Brasil, eu canto 5 horas no palco. Se me deixassem, eu ficaria lá! Gente, que vergonha! Eu não sabia que no final tinha isso. Outro prêmio para mim! Eu nem imaginava receber um, que dirá dois! Me deu uma vergonha porque eu falei tudo errado, mas ao mesmo tempo, muito obrigada. Estou super feliz. Estou encantada por tudo que passei aqui no Chile“, completou. Os apresentadores María Luisa Godoy e Francisco Saavedra tiveram que entregar o segundo prêmio no camarim. Assista:

Continua depois da Publicidade

O monstro

O tradicional evento, realizado no Quinta Vergara, é um dos principais festivais latinos do mundo. Além disso, a festa é conhecida por ter um público bastante autêntico e reativo aos talentos que ali se apresentam. A plateia, aliás, foi apelidada de “el monstruo”, ou seja, “o monstro” em português, por justamente não ter piedade dos talentos.

O apelido surgiu em 1968, durante a apresentação da cantora Gloria Simonetti, que, na época, tinha 18 anos. Enquanto fazia sua performance, ela recebeu gritos e vaias assim que subiu ao palco. A repercussão foi tanta que a própria audiência adotou a fama de impiedosa quando não gosta de algo apresentado. O nome “el monstruo” também tem a ver com o formato das arquibancadas do anfiteatro, que são bem maiores que o palco.

Em 2000, Xuxa se apresentou no festival e estranhou os gritos do público ao cantar “Ilariê”. Ao questionar uma pessoa que estava na plateia, ela descobriu que o público cantava “chu-pa-lo” em alusão ao sexo oral. A brasileira não gostou, disse que havia crianças no show, incluindo a filha Sasha, de 2 anos. Ela chorou no palco e afirmou que não voltaria mais ao país.

Em 2013, Anahí foi criticada por se apresentar com um vestido de noiva e toda ensanguentada. Ela afirmou que havia sido convidada para ser jurada e só soube que cantaria “El Me Mintio” de última hora. Apesar das críticas, há também quem se destaque em Viña del Mar, como Anitta.

Brasileiros que se destacaram

Em 2020, Alexandre Pires se apresentou no festival e recebeu os mesmos prêmios da poderosa. Ao todo, o cantor possui cinco estatuetas do evento. Roberto Carlos já se apresentou duas vezes, e em 2011, recebeu o “La Gaviota” de prata. Em 2002, o Axé Bahia também fez um show no festival devido aos sucessos que viralizaram no Chile.

São vários dias de apresentações, que ainda incluem performances de grupos de música folclórica e stand-ups de humoristas. Os artistas que mais se destacam são premiados com o “La Gaviota” de prata, de ouro e de platina. Até hoje, apenas quatro estrelas levaram o último prêmio: Luis Miguel, em 2012, Isabel Pantoja, em 2017, Lucho Gatica, em 2019, que recebeu a homenagem de forma póstuma, e Los Jaivas, em 2023.

Apresentação de Anitta

A brasileira também tinha chance de ser vaiada, por “BELLAKEO”, feita em parceria com Peso Pluma. Além de cancelar seu show no evento, ele se envolveu em uma recente polêmica de traição. Peso foi flagrado com outra mulher, resultando no fim de seu namoro com Nicki Nicole. O mexicano, aliás, foi vaiado quando teve sua música tocada por um DJ no festival. Anitta, porém, passou ilesa mesmo ao entoar a canção. Confira:

Assista ao show completo:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques