Hugo Gloss

“Elas precisam se impor”, diz presidente do Grammy sobre falta de mulheres na premiação

Em meio a movimentos que lutam pela igualdade de gênero e fim dos assédios e abusos de poder na indústria do entretenimento, uma das questões mais discutidas sobre o Grammy Awards que rolou na noite deste domingo (28) foi a falta de mulheres ganhando os prêmios principais, o que levou muitos internautas a criarem a tag #GrammysSoMale no Twitter.

Entre estas categorias, apenas Alessia Cara venceu como Artista Revelação numa noite que consagrou Bruno Mars como o grande vencedor, com gramofones para Álbum do Ano, Gravação do Ano e Música do Ano. Além de Bruno, que ganhou em todas as 6 categorias em que concorria, Kendrick Lamar também teve destaque e levou pra casa 5 gramofones. Já SZA, que era a recordista feminina de indicações (5, no total) da edição deste ano, saiu sem nenhum troféu dourado.

Neil Portnow, presidente da Academia, na cerimônia de ontem. (Foto: Getty)

Questionado pela Variety sobre a falta de mulheres na premiação, o presidente da Academia, Neil Portnow, afirmou: “Tem que começar pelo seguinte… as mulheres que têm criatividade em seus corações e almas, que querem ser cantoras, engenheiras, produtoras e que querem fazer parte da indústria em nível executivo… Elas precisam se impor, porque creio que elas seriam bem-vindas. Eu não tenho experiência pessoal com esses tipos de problemas que elas enfrentam, mas acho que cabe a nós, como uma indústria, dar boas-vindas a todos, criando oportunidades para todas as pessoas que querem ser criativas e, assim, criando a próxima geração de artistas“.

O produtor do Grammy, Ken Ehrlich, também foi questionado sobre o assunto e disse que não era seu papel responder a essa questão, já que ele apenas produzia a premiação para a TV. Ele ainda comentou o fato de Lorde ter perdido o prêmio de Álbum do Ano para Bruno Mars. “Eu não sei se foi um erro. Esses shows são uma questão de escolha. Temos uma caixa e ela fica cheia. Ela teve um ótimo álbum. Não tem como lidarmos com todo mundo“, disse Ehrlich. Por falar em Lorde, viram que ela teve sua performance vetada no Grammy e costurou no vestido um texto em forma de protesto? Clica aqui pra ver.

Apesar da falta de mulheres nas categorias principais, artistas como Lisa Loeb, Reba McEntire, Aimee Mann e Carrie Fisher foram algumas das artistas femininas vencedoras na noite de ontem. Rihanna também subiu ao palco, convidada por Kendrick Lamar, para receber o prêmio de Melhor Performance de Rap/Sung, pela parceria “Loyalty.”.

Sair da versão mobile