Framboesa de Ouro volta atrás após críticas por indicação de menina de 12 anos como “Pior Atriz”, e anuncia medida

Cerimônia foi bastante criticada após anunciar que Ryan Kiera Armstrong estava entre os nomes da categoria “Pior Atriz”

Nesta quarta-feira (25), o Framboesa de Ouro, premiação que elege os piores filmes e artistas do cinema, parece ter voltado atrás em uma das indicações da edição de 2023. A cerimônia recebeu uma enxurrada de críticas após indicar Ryan Kiera Armstrong, de apenas 12 anos, na categoria de “Pior Atriz” pela atuação em “Chamas da Vingança”, nova adaptação de “A Incendiária”, clássico livro de Stephen King.

Em resposta à reação do público, a premiação comunicou pelo Twitter que Armstrong não está mais concorrendo ao prêmio. “Referente ao feedback (com o qual concordamos), o Framboesa de Ouro não incluirá Ryan Kiera Armstrong na votação final”, escreveu. A publicação ainda mencionou o ator Devon Sawa, astro de “Premonição”, que foi um dos primeiros artistas a sair em defesa da jovem.

 

O co-fundador do Framboesa de Ouro, John Wilson, também divulgou um comunicado explicando a decisão de retirar a atriz da lista de indicados. “Às vezes, você faz coisas sem pensar, então você é chamado atenção para isso. Então você entendeu. É por isso que o Framboesa de Ouro foi criado em primeiro lugar”, iniciou ele.

Continua depois da Publicidade

“A recente crítica válida à escolha de Armstrong, de 11 anos, como candidata a um de nossos prêmios, chamou nossa atenção para o quão insensíveis temos sido neste caso. Como resultado, removemos o nome de Armstrong da votação final que nossos membros lançarão no próximo mês. Também acreditamos que um pedido de desculpas público é devido à Sra. Armstrong, e desejamos dizer que lamentamos qualquer dor que ela tenha sofrido como resultado de nossas escolhas”, pontuou.

Wilson ainda revelou que atores menores de idade não poderão concorrer a nenhuma categoria da premiação. “Tendo aprendido com esta lição, também gostaríamos de anunciar que, a partir de agora, estamos adotando uma Diretriz de Votação que impede qualquer artista ou cineasta com menos de 18 anos de idade de ser considerado para nossos prêmios. Nunca pretendemos enterrar a carreira de alguém. É por isso que nosso prêmio Framboesa da Redenção foi criado. Todos cometemos erros, inclusive nós. Uma vez que nosso lema é ‘possua o seu mal’, percebemos que nós mesmos também devemos cumpri-lo”, concluiu

Continua depois da Publicidade

Esta não é a primeira vez que a premiação indica uma criança a uma das categorias. O mesmo aconteceu com Jake Lloyd por “Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma” (1999) e Macaulay Culkin, que foi indicado três vezes em 1995 por “Acertando as Contas com Papai”, “Pagemaster – O Mestre da Fantasia” e “Riquinho”. O Framboesa de Ouro de 2023 acontece no dia 11 de março, um dia antes do Oscar.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques