Nesta terça-feira (10), durante o “Globo de Ouro“, Eddie Murphy fez uma piada sobre o tapa de Will Smith em Chris Rock no “Oscar” 2022. O ator relembrou a polêmica em seu discurso, após receber o prêmio honorário “Cecil B. DeMille”, concedido a artistas notórios por sua contribuição ao entretenimento.
Em suas palavras, ele deixou “conselhos de vida” para a plateia, e mencionou Smith. “Quero dizer que há um caminho definitivo que você pode seguir para conquistar sucesso, prosperidade, longevidade e paz de espírito. Eu segui esse caminho durante toda a minha carreira. É muito simples, há três coisas que você precisa fazer: pague seus impostos, cuide da sua vida e mantenha o nome da esposa de Will Smith fora da p*rra da sua boca”, disse o astro, arrancando risada do público. A frase foi dita pelo protagonista de “Um Maluco no Pedaço” a Rock antes do famoso tapa.
Condecorado com a estatueta especial, Murphy já foi indicado a seis “Globos de Ouro”, vencendo em 2007 com “Dreamgirls”, pelo qual também foi indicado ao “Oscar”. Ele ainda recebeu cinco indicações ao “Emmy”, e venceu em 2020 com “Saturday Night Live”. No “Grammy”, ele foi indicado três vezes, e levou para casa o prêmio em 1984. Assista ao trecho do discurso:
Eddie Murphy shares three pieces of advice for up-and-comers in the industry:
1) Pay your taxes.
2) Mind your business.
3) Keep Will Smith's wife's name out your f—ing mouth.https://t.co/YDe7QBg9R9 pic.twitter.com/1iH3iHGBiz— Variety (@Variety) January 11, 2023
O famoso tapa de Will Smith em Chris Rock aconteceu quando o humorista apresentava o prêmio de “Melhor Documentário” no Oscar. Em determinado momento do discurso, Chris fez uma “piada” sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett-Smith, esposa de Will, que tem uma doença chamada alopecia. O comentário despertou a ira no ator, que subiu no palco e bateu em Rock.
Cerca de quatro meses após o acontecido, Will quebrou o silêncio e explicou por que não pediu desculpas a Chris quando recebeu o prêmio de “Melhor Ator” no evento. No vídeo, publicado no YouTube, ele ainda se desculpou com o humorista e sua família. “Estava tudo confuso naquele momento. Entrei em contato com Chris e a mensagem que voltou é que ele não está pronto para falar. […] Quero falar para você, Chris, eu te peço desculpas. Meu comportamento foi inaceitável e eu estou aqui para falar quando você estiver pronto”, disse o ator. Assista:
Chris Rock também se manifestou sobre o caso. Em uma turnê de stand-up do seu amigo Dave Chappelle, no Reino Unido, o humorista detonou Smith na frente da plateia. Ao ser questionado por Dave sobre o momento viral, Chris não demonstrou arrependimento com a atitude. “Aquela m*rda doeu?”, perguntou Chapelle. “Pra car*lho. O filho da p*ta me bateu por causa de uma piada de m*rda, a piada mais legal que já contei”, rebateu Rock.
“Fingiu ser uma pessoa perfeita por 30 anos, e ele arrancou sua máscara e nos mostrou que é tão feio quanto o resto de nós. Quaisquer que sejam as consequências… Espero que ele não coloque a máscara novamente e deixe sua verdadeira face respirar. Me vejo em ambos os homens”, afirmou ainda o comediante, voltando-se para a plateia que assistia à apresentação.