Grammy Latino 2022: Resumão! Rosalía e Bad Bunny se destacam, e Anitta leva baile funk para premiação; assista!

Na maior noite da música latina, Jorge Drexter foi o grande campeão com sete prêmios, incluindo “Gravação do Ano” e “Canção do Ano”

Rosalía, Chrisitina Aguilera, Anitta, Karol G

Nesta quinta-feira (17), aconteceu a 23ª edição do Grammy Latino, premiação que celebra a excelência da música latina e os melhores trabalhos lançados no último ano. Entre os grandes vencedores da noite estão Jorge Drexler, Bad Bunny, Christina AguileraRosalía. A cerimônia principal, comandada pela rainha Anitta ao lado de Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini, ainda teve muitas performances incríveis.

Pré-show com muita brasilidade

Logo no pré-show, Lud se surpreendeu ao receber o prêmio de “Melhor Álbum de Samba/Pagode” pelo hinário “Numanice #2”. No discurso de aceitação, ela relembrou que o projeto icônico quase não saiu do papel. “Gente, eu tô muito feliz, meu Deus. Eu nunca imaginei ganhar um Grammy, um dos maiores prêmios da música… e receber esse prêmio através de um sonho que veio da minha cabeça, que muita gente não acreditou no início, mas eu batalhei firme. Eu quero dedicar ele a Deus, a minha família, aos meus fãs. É nosso, Brasil!”, disse a musa.

Continua depois da Publicidade

Quem também se emocionou – e muito – foi Liniker. A cantora foi aplaudida de pé ao receber a consagração do “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” por Indigo Borboleta Anil. “É a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy”, lembrou a voz de “Baby 95”.

Ainda no primeiro evento, Jão, subiu no palco para apresentar o hit “Idiota”. Com a ajuda da banda e um jogo de luzes incrível, ele arrasou na performance da música que lhe rendeu uma nomeação no prêmio.

Continua depois da Publicidade

Outros artistas da nossa música brasileira que também se destacaram foram Alceu Valença, que levou o troféu de “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”, por “Senhora Estrada”; Chitãozinho & Xororó, que garantiram a categoria de “Melhor Álbum de Música Sertaneja” com o disco “Legado”; e Marisa Monte, que teve a faixa “Vento Sardo” premiada como a “Melhor Canção em Língua Portuguesa”.

A grande festa da música

Já na premiação principal, Jorge Drexler e C. Tangana levaram duas das grandes categorias da noite, “Melhor Gravação do Ano” e “Canção do Ano”, por “Tocarte”. Drexter foi o campeão da noite, com sete troféus para chamar de seus. A espanhola Rosalía, por outro lado, levou o prêmio de “Álbum do Ano” pelo incrível “MOTOMAMI” . Assim, ela se tornou a única mulher a ganhar a categoria duas vezes.

Nosso coelhão Bad Bunny não chegou a comparecer à cerimônia, mas vai receber uma encomenda em casa com nada menos que cinco troféus de gramofone. O artista levou “Álbum de Música Urbana”, “Canção Urbana”, “Fusão Urbana/Performance”, “Performance de Reggaeton” e “Canção Rap/Hip Hip”. É pouco ou quer mais?!

Tributo para Gal Costa

Anitta foi a responsável por fazer uma homenagem à artista que nos deixou em 9 de novembro. Ao lado de Thalia, a brasileira celebrou a carreira de Gal Costa. “Divertida, única e infinitamente talentosa: Gal Costa. Ela foi reconhecida pela Academia pelo ‘Lifetime Achievement’ em 2012. Gal, você vai fazer muita falta e esse show é pra você. Nunca te esqueceremos e vamos te celebrar com mais música”, falaram as apresentadoras.

As performances 

A noite começou com uma performance de alguns dos apresentadores da festa. Luis Fonsi, Thalia, Laura Pausini e outros grandes artistas fizeram um show especial para um dos homenageados da noite, Marco Antonio Solís.

https://www.youtube.com/watch?v=4l4-H4LlUN4

Continua depois da Publicidade

Rauw Alejandro

Depois dos anfitriões, chegou a vez de Rauw Alejandro esquentar a noite. O porto-riquenho, namorado da Motomami Rosalía, movimentou a plateia com uma apresentação pra lá de picante dos hits “Lejos Del Cielo”, “Más de Una Vez” e “Punto 40”. Não faltou coreografia e tudo ficou muito caliente por lá… e por aqui também!

Christina Aguilera & Christian Nodal

Uma das apresentações mais aguardadas da noite foi, claro, da musa Christina Aguilera. A diva, que lançou seu segundo álbum em espanhol recentemente estava concorrendo a seis categorias: “Gravação do Ano”, “Canção do Ano”, “Álbum do Ano”, “Melhor Fusão Urbana/Performance” e “Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional”. Aguilera apresentou uma versão perfeita de “Cuándo Me Dé La Gana”, ao lado de Christian Nodal, e voltou ao palco para receber seu prêmio por “Aguilera”, considerado o Melhor Álbum Pop. Vocais impecáveis? TEMOS!

Rosalía

E teve Motomami também, bebê! A musa faz todo mundo pular da cadeira e dançar muuuito com uma performance impecável de alguns de seus hinos que estavam indicados à premiação. Rosalía começou com “Hentai” no piano, mas logo se levantou e botou o gogó pra jogo em “La Fama”. E pra quem achou que “Despechá” iria ficar de fora… é claro que não!

A espanhola, que venceu as categorias de “Melhor Projeto Gráfico” e “Melhor Álbum de Engenharia”, ainda tirou uma provinha do namorado Rauw Alejandro, e terminou voltando ao palco para receber o maior prêmio da noite, o “Álbum do Ano”. Poderosa ela!

https://www.youtube.com/watch?v=Oy1lToqJ3qI

Continua depois da Publicidade

John Legend e Sebastian Yatra

Se tem uma coisa que nós amamos no Grammy são as parcerias maravilhosas que o evento proporciona. Em um momento delicioso, John Legend subiu ao palco ao lado do vencedor da categoria de “Melhor Álbum Vocal Pop”, Sebastian Yatra, para uma apresentação preciosa, super divertida e bem dançante de “Tacones Rojos”. Estamos levemente apaixonados por esses dois!

Karol G

Não faltaram shows perfeitos para os amantes de reggaeton. Karol G cantou nada menos do que três de seus maiores hits e seduziu a plateia com seu rebolado cheio de ginga. A musa colombiana, que estava indicada às categorias de “Melhor Gravação”, “Melhor Canção” e “Melhor Canção Urbana” performou “Gatúbela”, “Provenza” e “Cairo”. Se é perfeição que vocês querem, é isso que nós tivemos!

Continua depois da Publicidade

Camilo, Carlos Vives, Nicole Zignago & Silvana Estrada

É claro que não existiria Grammy sem Camilo, não é mesmo? O astro colombiano começou sua apresentação de forma mais intimista, na voz e violão. A surpresa, entretanto, foi a participação de Carlos Vives e das indicadas à categoria de “Artista Revelação”, Nicole Zignago e Silvana Estrada. O quarteto cantou “Baloncito Viejo”. Eles cantam e encantam, né?! Silvana ainda ganhou a noite ao empatar o prêmio com Angela Álvarez, que fez história aos 95 anos.

Jorge Drexler e Elvis Costello

Outra parceira que surpreendeu a todos foi o feat. da lenda viva Elvis Costello ao lado do multi-indicado Jorge Drexler. Os dois apresentaram a faixa “Tocarte” e trouxeram uma mistura de rock inédita para a noite. A música ainda levou dois dos principais prêmios da noite: “Melhor Gravação do Ano” e “Canção do Ano”.

https://www.youtube.com/watch?v=YO2HlOzckFo

Continua depois da Publicidade

Anitta

Nossa Girl From Rio, Anitta foi indicada à principal categoria do Grammy Latino, “Gravação do Ano”, pelo hit “Envolver“. A faixa, que integra o álbum “Versions of Me“, também concorria ao prêmio de “Melhor Performance em Reggaeton”. Embora não tenha levado os prêmios para casa, no palco, a brasileira deu um show de luzes e uma coreografia impecável da música que lhe rendeu os maiores recordes da carreira.

Mas vocês acharam que a nossa musa não iria rebolar a bunda na noite de hoje?! Kkkk Para terminar a com chave de ouro, também rolou um medley de funk com “Vai Malandra”, “La Mamá De La Mamá” e “Machika”. Foi tudo o que a gente queria, Brasil!

Confira os vencedores:

CATEGORIAS GERAIS

Gravação do Ano
“Pa Mis Muchachas” – Christina Aguilera, Becky G, Nicki Nicole Featuring Nathy Peluso
“Castillos De Arena” – Pablo Alborán
“Envolver” – Anitta
“Pa’lla Voy” – Marc Anthony
“Ojitos Lindos” – Bad Bunny & Bomba Estéreo
“Pegao” – Camilo
“Tocarte” – Jorge Drexler & C. Tangana *VENCEDOR*
“Provenza” – Karol G
“Vale La Pena” – Juan Luis Guerra
“La Fama” – Rosalía Featuring The Weeknd
“Te Felicito” – Shakira & Rauw Alejandro
“Baloncito Viejo” – Carlos Vives & Camilo

Canção do Ano
“A veces bien y a veces mal” – Ricky Martin e Reik
“Agua”- Daddy Yankee, Rauw Alejandro, Nile Rodgers
“Algo es mejor” – Mon Lafert
“Baloncito Viejo” – Carlos Vives e Camilo
“Besos en la frente” – Fonseca
“Encontrarme” – Carla Morrison
“Hentai” – Rosalía
“Índigo” – Camilo e Evaluna Montaner
“Pa’ mis muchachas” – Christina Aguilera, Becky G, Nicki Nicole ft. Nathy Peluso
“Provenza” – Karol G
“Tacones rojos” – Sebastián Yatra
“Tocarte” – Jorge Drexler e C. Tangana *VENCEDOR*

Artista Revelação
Angela Álvarez *VENCEDOR*
Sofía Campos
Cande y Paulo
Clarissa
Silvana Estrada *VENCEDOR*
Pol Granch
Nabález
Tiare
Vale
Yahritza y Su Esencia
Nicole Zignago

Álbum do Ano
“Aguilera” – Christina Aguilera
“Pa’lla Voy” – Marc Anthony
“Un Verano Sin Ti” – Bad Bunny
“Deja” – Bomba Estéreo
“Tinta Y Tiempo” – Jorge Drexler
“Ya No Somos Los Mismos” – Elsa y Elmar
“Viajante” – Fonseca
“Motomami (Digital Album)” – Rosalía *VENCEDOR*
“Sanz” – Alejandro Sanz
“Dharma” – Sebastián Yatra

Continua depois da Publicidade

Melhor Álbum de Música Urbana
“Respira” — Akapellah
“Trap Cake Vol.2” – Rauw Alejandro
“Los Favoritos 2.5” – Arcangel
“Un Verano Sin Ti” – Bad Bunny *VENCEDOR*
“Animal” – Maria Becerra

Melhor Canção Urbana
“Desesperados” – Rauw Alejandro & Chencho Corleone
“Losientobb:/” – Tainy, Bad Bunny & Julieta Venegas
“Mamiii” – Becky G & Karol G
“Ojos Rojos” – Nicky Jam
“Titi Me Pregunto” – Bad Bunny *VENCEDOR*

“Melhor Fusão Urbana/Performance”
“Pa Mis Muchachas” – Christina Aguilera, Nicki Nicole, Becky G Featuring Nathy Peluso
“Santo” – Christina Aguilera & Ozuna
“Volví” – Aventura, Bad Bunny
“Titi Me Pregunto” – Bad Bunny *VENCEDOR*
“This Is Not America” – Residente Featuring Ibeyi

Continua depois da Publicidade

Melhor Álbum Vocal Pop
“Ya No Somos Los Mismos” — Elsa y Elmar
“Amor Que Merecemos” — Kany García
“Clichés” – Jesse & Joy
“El Renacimiento” – Carla Morrison
“Dharma” – Sebastian Yatra *VENCEDOR*

Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional
“Aguilera” – Christina Aguilera *VENCEDOR*
“Viajante” – Fonseca
“Filarmónico 20 Años” – Marta Gómez
“La Vida” –Kurt
“Frecuencia” – Sin Bandera

Melhor Música Pop
“Baloncito viejo” – Carlos Vives & Camilo
“Besos en la frente” – Fonseca
“​​Índigo” – Camilo & Evaluna Montaner
“La guerrilla de la concordia” – Jorge Drexler *VENCEDOR*
“Tacones Rojos” – Sebastian Yatra *VENCEDOR*

Continua depois da Publicidade

Melhor Álbum de Rock
“Mojigata” – Marilina Bertoldi
“Unas Vacaciones Raras” – Él Mató A Un Policía Motorizado *VENCEDOR*
“Cada vez Cadáver” – Fito y Fitipaldis
“1021” – La Gusana Ciega
“RPDF” – Wiplash

Melhor Canção de Rock
“Dia Mil” – Eruca Sativa
“Esperando una señal” – Bunbury
“Finisterre” – Vetusta Morla
“Lo Mejor de Nuestras Vidas” – Fito Paez *VENCEDOR*
“No Olvidamos” – Molotov
“Que se Mejoren” – WOS

Melhor Álbum de Pop/Rock
“Trinchera” – Babasónicos
“Monstruos” – Bruses
“La Dirección” – Conociendo Rusia
“Los años salvajes” – Fito Paez *VENCEDOR*
“Cable a tierra” – Vetusta Morla

Melhor Canção de Pop/Rock
“Arrancarmelo” – WOS
“Babel” – Carlos Vives & Fito Páez *VENCEDOR*
“Bye bye” – Babasónicos
“Disfraz” – Conociendo Rusia
“Qué voy a hacer conmigo” – Elsa y Elmar y Bruses)

Continua depois da Publicidade

Melhor Performance de Reggaeton
“Desesperados” – Rauw Alejandro & Chencho Corleone
“Envolver” – Anitta
“Yonaguni” – Bad Bunny
“Nicky Jam: Bzrp Music Sessions, Vol. 41” – Bizarrap & Nicky Jam
“Lo Siento Bb:/” – Tainy, Bad Bunny & Julieta Venegas *VENCEDOR*

“Melhor Vídeo Musical Curto”
“Mia” – Cami
“This is not America” – Residente Feat. Ibeyi Featuring Lisa-Kaindé Diaz & Naomi Diaz *VENCEDOR*
“A Carta Cabal” – Guitarricadelafuente
“Hentai” – Rosalía
“Nadie” – Sin Bandera
“Tocarte” – Jorge Drexler feat. C. Tangana

“Melhor Vídeo Musical Longo”
“Bailaora” – Siudy Garrido
“Hasta la Raíz: El Documental” – Natalia Lafourcade *VENCEDOR*
“Motomami” – Rosalía
“Romeo Santos: King of Bachata – Romeo Santos
“Matria” – Vetusta Morla

Melhor Canção Rap/Hip Hop
“Amor” – Akapellah
“Dance Crip” – Trueno
“De Museo” – Bad Bunny *VENCEDOR*
“El Gran Robo, Pt.2” – Lito Mc Cassidy, Daddy Yankee
“Freestyle 15” – Farina

Melhor Álbum de Música Alternativa
Motomami (Digital Album) – Rosalía *VENCEDOR*
The Sacred Leaf – Afro-Andean Funk
Kick ii – Arca
Deja – Bomba Estéreo
El Disko – CA7RIEL

Continua depois da Publicidade

Melhor Canção Alternativa
El Día Que Estrenaste El Mundo – Rafa Arcaute, Jorge Drexler & Federico Vindver *VENCEDOR*
Bad Bitch – Ca7riel & Tomas Sainz
00:00 – Alejandro Pérez, Siddhartha & Rul Velázquez
Conexión Total – Yemi Alade, Carles Campi Campón, José Castillo, Jeff Peñalva, Liliana Saumet & Magdelys Savigne
Culpa – Ricardo Mollo, Omar Varela, WOS & Facundo Yalve
Hentai – Larry Gold, Noah Goldstein, Chad Hugo, Rosalía, David Rodríguez, Jacob Sherman, Michael Uzowuru, Pilar Vila Tobella, Dylan Wiggins & Pharrell Williams

Melhor Álbum Cantor-Compositor
Tinta y Tiempo – Jorge Drexler *VENCEDOR*
Malvadisco – Caloncho
Agendas Vencidas – El David Aguilar
Marchita – Silvana Estrada
En Lo Que Llega La Primavera – Alex Ferreira
El Viaje – Pedro Guerra

Melhor Projeto Gráfico De Um Álbum
Motomami (Digital Album) – Ferran Echegaray, Viktor Hammarberg, Rosalía, Daniel Sannwald & Pili Vila *VENCEDOR*
Ancestras – Isaura Angulo, Carlos Dussán, Karen Florez, Manuel Garcia-Orozco, Juliana Jaramillo, Ledania & Lido Pimienta
Bailaora – Mis Pies Son Mi Voz – Pedro Fajardo & Siudy Garrido
Cuando Te Muerdes El Labio (Edición Cerámica) – Boa Mistura
Feira Livre – Carlos Bauer

Melhor Álbum de Engenharia de Gravação
Motomami (Digital Album) – Rosalía *VENCEDOR*
Dentro Da Matrix – Érico Moreira
Indigo Borboleta Anil – Liniker
Jobim Forever – Antonio Adolfo
Ya No Somos Los Mismos – Elsa y Elmar

Continua depois da Publicidade

CATEGORIAS DEDICADAS À LÍNGUA PORTUGUESA

Melhor Canção em Língua Portuguesa
“BABY 95” – Liniker
“IDIOTA” – Jão
“ME CORTE NA BOCA DO CÉU A MORTE NÃO PEDE PERDÃO” – Criolo Featuring Milton Nascimento
“MEU COCO” – Caetano Veloso
“POR SUPUESTO” – Marina Sena
“VENTO SARDO” – Marisa Monte Featuring Jorge Drexler *VENCEDOR*

Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
SIM SIM SIM – Bala Desejo *VENCEDOR*
PRA GENTE ACORDAR – Gilsons
PIRATA – Jão
DE PRIMEIRA – Marina Sena
DOCE 22 – Luísa Sonza

Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
QVVJFA? – Baco Exu Do Blues
O FUTURO PERTENCE À … JOVEM GUARDA – Erasmo Carlos *VENCEDOR*
SOBRE VIVER – Criolo
MEMÓRIAS (DE ONDE EU NUNCA FUI) – Lagum
DELTA ESTÁCIO BLUES – Juçara Marçal

Melhor Álbum de Samba/Pagode
BONS VENTOS – Nego Alvaro
MISTURA HOMOGÊNEA – Martinho Da Vila
DESENGAIOLA – Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda
NUMANICE #2 – LUDMILLA *VENCEDOR*
CÉU LILÁS – Péricles

Continua depois da Publicidade

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
POMARES – Chico Chico
SÍNTESE DO LANCE -João Donato e Jards Macalé
INDIGO BORBOLETA ANIL – Liniker *VENCEDOR*
NU COM A MINHA MÚSICA – Ney Matogrosso
PORTAS – Marisa Monte
MEU COCO – Caetano Veloso

Melhor Álbum de Música Sertaneja
CHITÃOZINHO & XORORÓ LEGADO – Chitãozinho & Xororó *VENCEDOR*
AGROPOC – Gabeu
EXPECTATIVA X REALIDADE – Matheus & Kauan
PATROAS 35% – Marília Mendonça, Maiara & Maraísa
NATURAL – Lauana Prado

Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
AFROCANTO DAS NAÇÕES – Mateus Aleluia
NA ESTRADA – AO VIVO – Banda Pau E Corda feat. Quinteto Violado
REMELEXO BOM – Luiz Caldas
BELO CHICO – Targino Gondim, Nilton Freittas, Roberto Malvezzi
SENHORA DAS FOLHAS – Áurea Martins
ORÍKI – Iara Rennó
SENHORA ESTRADA – Alceu Valença *VENCEDOR*

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques