Academia do Oscar avalia fala de Karla Sofía Gascón sobre equipe de Fernanda Torres e dá veredito, revela revista

Internautas questionaram se a atriz teria violado as regras da premiação

Em entrevista recente à Folha de S. Paulo, Karla Sofía Gascón fez declarações que insinuavam uma possível manipulação por parte da equipe de Fernanda Torres, alegando ataques contra sua pessoa e o filme “Emilia Pérez“. Após a fala repercutir na web, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável por organizar o Oscar, avaliou a entrevista. As informações são da Rolling Stone.

Uma fonte revelou à revista que a Academia concluiu que “não há violação do regulamento de promoção de campanha, já que nada depreciativo foi falado sobre o filme, a indicada ou a performance”. Ambas as atrizes estão indicadas pelo impacto de suas performances em “Emilia Pérez” e “Ainda Estou Aqui”.

Na web, a fala de Gascón repercutiu entre os internautas. Alguns usuários chegaram a recorrer ao regulamento oficial do Oscar e apontaram que a atriz teria quebrado uma das regras ao tentar “prejudicar” a imagem de sua concorrente. “Nenhuma comunicação pública de alguma pessoa associada diretamente a algum filme elegível que tente passar uma imagem negativa ou depreciativa a algum filme concorrente será tolerada”, diz o texto.

Regulamento do Oscar (Foto: Reprodução/The Oscars)

Continua depois da Publicidade

A protagonista de “Emilia Pérez” deu uma declaração à Variety, esclarecendo a situação e retirando as acusações. “Em meus comentários recentes, eu me referi à toxicidade e ao discurso de ódio violento nas mídias sociais que, infelizmente, continuo a vivenciar. Fernanda tem sido uma aliada maravilhosa, e ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de apoio e enorme generosidade”, afirmou.

A publicação também já havia informado que a atriz não violou as regras da competição. “Os comentários de Gascón não violam nenhuma diretriz. Ela não deprecia o desempenho de Torres, o que teria violado as regras da Academia. Muito pelo contrário, Gascón elogia a colega indicada como atriz”, afirmou a Variety.

Continua depois da Publicidade

Relembre as falas de Gascón

“Isto não é uma competição. Há pessoa que gostam mais do trabalho e pronto. Se ela ganhar, ótimo. Se eu ganhar, também. O que não gosto são as equipes de redes sociais que trabalham ao redor dessas pessoas tentando diminuir o trabalho de outros, como o meu ou do filme, porque isso não leva a lugar nenhum. Para ressaltar o trabalho de uma pessoa não é necessário afundar o trabalho dos demais”, enfatizou, apontando que não chegou a assistir ao filme brasileiro.

Ela, então, continuou, criticando diretamente a equipe da brasileira. “Em nenhum momento me verá falando mal de Fernanda Torres ou do filme. Mas por outro lado, há pessoas que trabalham com Fernanda Torres que falam mal de mim e de Emilia Pérez. Isso fala mais deles e de seu filme [‘Ainda Estou Aqui’] do que do meu”, concluiu.

Assista:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques