Hugo Gloss

Após vitória no Globo de Ouro, quais as chances de Fernanda Torres no Oscar?

(Foto: Getty)

Fernanda Torres entrou para a história, neste domingo (5), ao se tornar a primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de “Melhor Atriz de Drama” por seu papel em “Ainda Estou Aqui“. A conquista despertou no Brasil um clima de euforia digno de Copa do Mundo e intensificou as especulações sobre sua possível indicação ao Oscar. Mas, afinal, a vitória no Globo de Ouro pode influenciar a maior premiação do cinema?

O Peso do Globo de Ouro no Oscar

De acordo com Isabela Boscov, crítica de cinema, a vitória de Fernanda aumenta significativamente suas chances no Oscar. “O peso é bastante grande, porque já havia um zum zum zum por ali, de que a Fernanda teria os votos necessários para levar o Globo de Ouro na noite de ontem. Mas, a gente é gato escaldado e a gente já passou por isso antes e eu estava aqui contendo os meus sentimentos… Eu acredito que ela tenha ficado imensamente surpresa (…) Eu queria destacar aqui a reação das outras atrizes, que ficaram surpresas e felizes, porque tem algo de muito bonito em você perder para alguém que vinha correndo por fora e que leva o prêmio”, destacou Boscov.

Ela também ressaltou a força da campanha liderada pelo diretor Walter Salles e pelo elenco de Ainda Estou Aqui. “A campanha do elenco e do Walter Salles tem sido muito tem sido muito forte, muito dedicada, mas o Oscar é sempre uma incógnita. Com essa vitória da Fernanda ontem a noite, as chances subitamente aumentam. De que venha uma indicação para ela, na categoria de Melhor Atriz, e uma indicação para “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme Internacional. Os votos do Oscar se encerram agora, dia 17 de janeiro, todos os votantes têm que enviar seus votos até essa data e os indicados serão anunciados em 10 de fevereiro (…) Mas, temos aí uma semana crítica, em que o nome da Fernanda estará muito em evidência”, ressaltou.

Especialistas divergem sobre as chances 

Cláudio Gabriel, jornalista especializado em cinema, acredita que a indicação de “Ainda Estou Aqui” na categoria de “Melhor Filme Internacional” é praticamente garantida. “Como a gente já está falando bastante por aqui, a indicação do ‘Ainda Estou Aqui’ para a categoria de filme internacional é muito garantida, mas essa indicação da Fernanda é uma indicação que estava se construindo”, começou.

Quanto a Fernanda Torres, ele ressalta: “Dizer que 100% de certeza é complicado. Mas, se a gente poderia estar ainda com uma esperança um pouco baixa antes, agora acho que a gente tem a expectativa de que realmente pode acontecer essa indicação da Fernanda Torres no próximo dia 17, quando vão sair os indicados oficialmente do Oscar”.

Já Marcelo Janot, crítico do O Globo, adotou uma visão mais cautelosa. “Durante muitos anos, o Globo de Ouro foi considerado o grande termômetro do Oscar, mas hoje essa função fica com os prêmios de sindicatos [como o Screen Actors Guild Award]. Mas não dá para ignorá-lo, e é muito bom ver ‘Ainda estou aqui’ nele”, declarou.

A vitória de Fernanda Torres também chamou a atenção da imprensa estrangeira. A Entertainment Weekly destacou que a brasileira ultrapassou a favorita Demi Moore, que venceu o Globo de Ouro de “Melhor Atriz em Musical ou Comédia” por “A Substância”, na disputa pelo Oscar.

“A atuação de Moore em ‘A Substância’ gerou as melhores críticas da carreira para o ícone de Hollywood, que agora provavelmente enfrentará a ganhadora do Globo de Ouro de ‘Melhor Atriz de Drama’, a vencedora surpresa de ‘Ainda Estou Aqui’, Fernanda Torres, nas votações do Oscar. Torres superou a forte concorrência de Angelina Jolie e Nicole Kidman para se tornar uma nova líder em uma categoria lotada”, reforçou a publicação.

Fernanda Torres com seu prêmio de “Melhor Atriz” no Globo de Ouro. (Foto: Getty)

Votação

A votação para o Oscar começa nesta quarta-feira (8) e termina no domingo (12). O pequeno intervalo entre as premiações pode ser uma vantagem para Fernanda, já que seu nome ainda estará fresco na memória dos votantes.

O grupo responsável por definir os indicados inclui membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, composta por profissionais da indústria como diretores, roteiristas e atores.

Se depender da torcida brasileira, a indicação — e quem sabe a vitória — de Fernanda Torres já está garantida!

Sair da versão mobile