Prêmio Multishow 2020: Resumão! Protestos de Sonza e Ludmilla, e shows incríveis marcam a noite — confira lista de vencedores e performances

Todo dia é dia! A 17ª edição do Prêmio Multishow aconteceu nesta quarta-feira (11), e celebrou os principais destaques da música em nosso país. Em formato inédito por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia entregou TUDO ao trazer performances musicais incríveis em diferentes locais do Brasil. Para comandar a noite, o canal recrutou os talentosos Paulo Gustavo, Tata Werneck e Iza.

A votação do público deu para Ludmilla o troféu de “Música do Ano” pelo hit “Verdinha”, e coroou Ivete Sangalo como “Cantora do Ano”. “Que delícia! Que surpresa maravilhosa! A mobilização dos meus fãs em tudo que eu faço é linda. Vocês transformam muita coisa no meu coração, sempre pra melhor”, derreteu-se Veveta no discurso de agradecimento. Líder no número de indicações, sendo nomeada em quatro categorias, Anitta levou o prêmio mais importante da noite, “Clipe TVZ do Ano”, com “Combatchy”, feat ao lado de Luísa Sonza, Rebecca e Lexa.

Já o “embaixador” Gusttavo Lima ficou com o título de “Cantor do Ano”. Em um ano que a indústria musical sofreu grandes mudanças e impactos, o tema “A Música Não Para” influenciou fortemente o evento. Assim, nada mais justo que a criação da categoria “Live do Ano”, vencida por Marília Mendonça. A nomeação substituiu “Show do Ano”, que não fazia sentido nesta edição da prêmio.

Vale destacar também as homenagens feitas pelo prêmio para os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, e para a “galera da graxa”. O apelido é dado para as pessoas que trabalham nos bastidores dos grandes eventos, e que foram fortemente impactadas pela quarentena da Covid-19.

Continua depois da Publicidade

Tradicionalmente, também tivemos as categorias especializadas. O Superjúri do Prêmio Multishow avaliou e decidiu que Jup do Bairro é a “Revelação do Ano”. Rico Dalasam e Dinho faturaram o troféu de “Canção do Ano” por “Braille”. O prêmio de “Álbum do Ano” ficou para o hinário “AmarElo”, de Emicida.

Como não poderia faltar, a festa teve MUITA música! Mas, dessa vez, alguns artistas gravaram suas performances previamente em diferentes lugares do país. O cantor Lulu Santos, por exemplo, abriu a noite diretamente do Morro da Urca, no Rio de Janeiro, com a apresentação de “A Cura”. Já a cantora Lexa deu continuidade para a sequência de shows ao vivo no palco principal da premiação, também no Rio. Por lá, a estrela vestiu um look digno das grandes divas e arrasou com o medley “Treme Tudo”, “Sussu”, “Quebrar seu Coração” e “Aquecimento da Lexa”.

Continua depois da Publicidade

Em São Paulo, Luísa Sonza invadiu o parque Ibirapuera e elevou a temperatura com uma performance sexy e cheia de coreografias das músicas “Braba” e “Século 21”. Para cantar o hino “Toma”, a estrela contou com a participação especial de MC Zaac. No final da apresentação, a artista tocou uma mensagem poderosíssima de empoderamento feminino. “Quando se trata de nós, os quadros de vítimas são invertidos. Quando se trata de nós, o tamanho do vestido importa mais do que a nossa voz. A gente tá pedindo respeito. Vocês não vão mais nos calar. Justiça por Mari e por todas nós”, disse, lembrando o caso de Mariana Ferrer. Que momento!

Não poderia faltar romantismo na noite também! Dilsinho esteve no palco principal do prêmio e cantou “Deixa pra Amanhã”, “Misturados”, “Onze e Pouquinho” e “Sogra”.

A good vibes continuou com um showzaço no Instituto Inhotim, em Minas Gerais. Por lá, o Skank fez uma apresentação perfeita de “Algo Parecido”, seguido pelo Jota Quest com “A Voz do Coração”. Para fechar, as duas bandas fizeram um cover de “Lanterna dos Afogados”, de Herbert Vianna.

Além de trazer as canções que já são hits nas paradas musicais, o palco do Prêmio Multishow também serviu para estreias em primeira mão. Wesley Safadão gravou sua performance no Teatro José de Alencar, em Fortaleza, e fez o lançamento oficial de “Ele é Ele, Eu Sou Eu”, do seu novo DVD, o “Safadão Amplificado”. Ainda, o cantor incluiu no medley “Não Valeu” e “Só para Castigar”. Teresa Cristina escolheu a Lapa, no Rio de Janeiro, e emocionou todo mundo com o clássico “O Bêbado e o Equilibrista” e “O Sol Nascerá”.

Continua depois da Publicidade

A vencedora do prêmio “Cantora do Ano” tinha que ter uma performance a altura! A rainha Ivete Sangalo foi parar no Garcia D’Ávila, construção histórica na Praia do Forte, e fez praticamente um pocket show para seus fãs em casa — com direito a troca de looks e muitos bailarinos. A diva baiana fez uma setlist com músicas de diferentes períodos da sua carreira. Rolou “Quando a chuva passar”, “Localizei”, “Dura na Queda”, “O Farol”, “Tempo de Alegria” e “O Mundo Vai”. Mainha também convidou Majur para apresentarem juntas “Coisa Linda”.

A apresentadora da premiação também fez show! A deusa Iza dividiu o palco com Elza Soares — que apareceu apenas no telão — e fez uma versão perfeita de “Tente Outra Vez”. Mais tarde, a estrela voltou a encantar o público com seus vocais impecáveis no hino “Meu Talismã”. Obviamente, o show dela também aconteceu ao vivo no palco principal do prêmio.

Para fechar a noite, a cerimônia virou um grande baile funk que com certeza fez o pessoal de casa dançar muito! Ludmilla estreou seu mais novo single, “Rainha da Favela”, que celebra as grandes cantoras do ritmo musical: Tati Quebra Barraco, Valesca Popozuda, MC Carol e MC Kátia. A carioca não deixou de fora a faixa vencedora do prêmio “Música do Ano”, “Verdinha”, e a faixa “Cheguei”. Além de arrasar na dança, a artista destacou áudios de pessoas que criticaram seu trabalho e não pensou duas vezes antes de mostrar o dedo do meio para os haters.

Kevinho mandou uma série de hits da sua carreira, incluindo “Avançada”, “Agora é Tudo Meu”, “Uma Nora Para Cada Dia” e “Se Ferrou”. Fechando com chave de ouro, Pedro Sampaio mandou as brabíssimas “Sentadão”, “Pode Dançar”, “Vai Menina” e “Chama Ela” em uma estrutura suspensa do lado de fora do local onde aconteceu a premiação.

Continua depois da Publicidade

Confira a lista dos vencedores:

Cantora do Ano

Anitta
Ivete Sangalo *Venceu
Iza
Luísa Sonza
Marília Mendonça

Cantor do Ano

Dilsinho
Emicida
Gusttavo Lima *Venceu
Vitão
Vitor Kley

Clipe TVZ do Ano

“Amor de Que” – Pabllo Vittar
“Asas” – Luan Santana
“Combatchy” – Anitta, Lexa, Luísa Sonza e MC Rebecca *Venceu
“Crise de Saudade” – Léo Santana
“Malokera” – MC Lan, Skrillex, TroyBoi, Ludmilla e Ty Dolla $ign

Música do ano

“A Gente Fez Amor” – Gusttavo Lima
“A Tal Canção Pra Lua” – Vitor Kley & Samuel Rosa
“Desce Pro Play” – MC Zaac, Anitta & Tyga
“Liberdade Provisória” – Henrique & Juliano
“Verdinha” – Ludmilla *Venceu

Música Chiclete do Ano

“Desce Pro Play” – MC Zaac, Anitta & Tyga
“Menina Solta” – Giulia Be
“Sentadão” – Pedro Sampaio, Felipe Original, JS o Mão de Ouro *Venceu
“Tudo Ok” – Thiaguinho MT, Mila, JS o Mão de Ouro
“Braba” – Luísa Sonza

Continua depois da Publicidade

Dupla do Ano

Anavitória
Henrique & Juliano
Jorge & Mateus *Venceu
Sandy & Junior
Zé Neto & Cristiano

Grupo do ano

Baiana System
Jota Quest
Lagum *Venceu
Melim
Sorriso Maroto

Live do ano

Bruno & Marrone
Caetano Veloso
Gusttavo Lima
Ivete Sangalo
Marília Mendonça *Venceu

Experimente

Agnes Nunes
Elana Dara
Fran
Giulia Be
Menos é Mais *Venceu

Continua depois da Publicidade

Categorias Superjúri (escolhidas por um time simultaneamente à premiação)

Canção do Ano – Superjúri

“Amor de Que” – Pabllo Vittar
“Braile” – Rico Dalasam e Dinho *Venceu
“Vem Me Satisfazer” – MC Ingryd e DJ Henrique da VK

Revelação do Ano – Superjúri

Ana Frango Elétrico
Jup do Bairro *Venceu
Rosa Neon

Álbum do Ano – Superjúri

“AmarElo” – Emicida *Venceu
“Little Eletric Chicken Heart” – Ana Frango Elétrico
“Rastilho” – Kiko Dinucci

Direção do anoCéu – “Corpo Continente”

Produtor do anoNave Beatz

Capa do ano “Rastilho” – Kiko Dinucci

Gravação do ano – “Rastilho” – Kiko Dinucci

Confira a lista de performances musicais: 

Lulu Santos – “A Cura”
Lexa – “Treme Tudo”/“Sussu”/“Quebrar seu Coração”/“Aquecimento da Lexa”
Luísa Sonza part. MC Zaac – “Braba”/“Toma”/”Século 21”
Dilsinho – “Deixa pra Amanhã”/“Misturados”/“Onze e Pouquinho”/“Sogra”
Jota Quest – “A Voz do Coração”
Skank – “Algo Parecido”
Jota Quest e Skank – “Lanterna dos Afogados”
Wesley Safadão – “Ele é Ele, Eu Sou Eu”/”Não Valeu”/”Só Pra Castigar”
Teresa Cristina – “O Bêbado e o Equilibrista”/“O Sol Nascerá”
Ivete Sangalo part. Majur – “Quando a chuva passar”/“Localizei”/“Coisa Linda”/“Dura na Queda”/“O Farol”/“Tempo de Alegria”/“O Mundo Vai”
Iza – “Meu Talismã”
Ludmilla – “Rainha da Favela”/”Verdinha”
Kevinho – “Avançada”/“Agora é Tudo Meu”/“Uma Nora Para Cada Dia”/“Se Ferrou”
Pedro Sampaio – “Sentadão”/“Pode Dançar”/“Vai Menina”/“Chama Ela”