Treta no mundo das premiações! De acordo com o THR, executivos do ‘SAG Awards’ estão acusando a diretoria do ‘Oscar’ de usar “pressão extraordinária e injustificada” para impedir atores e atrizes de apresentarem categorias durante sua cerimônia, que ocorre dia 27 de janeiro. A justificativa seria tornar a premiação do ‘Oscar’, que ocorre dia 24 de fevereiro, mais exclusiva. O SAG é um sindicato que representa mais de 120 mil atores nos EUA e sua premiação é considerada uma das mais importantes de Hollywood.
“Nós recebemos múltiplos relatos dessas atividades e experienciamos em primeira mão as táticas de pressão da Academia para controlar os talentos no show da premiação. A temporada de prêmios é uma época muito especial, quando atores e atrizes estão sendo celebrados apropriadamente e sendo reconhecidos pela qualidade excepcional de seu trabalho. Nós esperávamos que a Academia honrasse esses objetivos”, os executivos do SAG disseram em um comunicado à imprensa.
“Essa intimidação egoísta de membros do SAG-AFTRA é feita para limitar as oportunidades deles de serem vistos e honrar o trabalho de seus colegas artistas durante e temporada. Atores deveriam ser livres para aceitar qualquer oferta de participar nas celebrações da indústria. A tentativa aparente da Academia de impedir nossos membros de apresentarem em sua própria cerimônia de premiação é extremamente ultrajante e inaceitável. O SAG Awards apóia as operações do sindicato e importantes programas de assistência beneficentes que oferecem suporte valioso aos artistas”, continua o comunicado. “Nós estamos chamando a atenção da Academia para que ela pare esse comportamento inapropriado”, terminam. Em outras palavras? Chamaram para a briga!
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ainda não respondeu às acusações. Porém, o THR já noticiara que uma disputa parecida estava acontecendo entre o ‘Globo de Ouro’ e a Academia. Pessoas próximas à produção do Globo estavam furiosas que a Academia interferiu no recrutamento de apresentadores da cerimônia oferecida pela Hollywood Foreign Press Association, que aconteceu dia 6 de janeiro.
“Eles fazem isso há anos”, uma fonte disse à publicação. “Mas nós costumávamos ter a Dick Clark Productions e a NBC para negociar com mais suavidade”, explicou, falando que assim as celebridades podiam aparecer nas duas premiações. O time do ‘Globo de Ouro’, que estava tentando confirmar apresentadores de agosto até as festas de final de ano, foi notificada através de representantes dos artistas que a Academia havia dado um ultimato: se seus clientes aparecessem no ‘Globo de Ouro’, não seriam chamados para aparecer no ‘Oscar’. Margot Robbie foi uma das atrizes que precisou optar — e a atriz escolheu o ‘Oscar’.
Em frente às câmeras, tudo é puro glamour e sorrisos… mas parece que nos bastidores, a coisa é bem diferente, né?
* Leia também:
— Fim da polêmica! Ao vivo na TV, Kevin Hart dá resposta definitiva sobre Oscar!