VMAs 2019: Resumão! Taylor faz discurso inspirador por ‘Clipe do Ano’; Shawn Mendes e Camila Cabello capricham na sensualidade, e Normani dá show de dança; veja lista completa de vencedores e performances

Uma noite para ficar na memória! Nesta segunda-feira (26), o “Video Music Awards”, tradicional prêmio da MTV norte-americana apresentou um espetáculo grandioso de encher os olhos. Realizado pela primeira vez no estado de Nova Jersey, o evento celebrou os destaques do mercado musical, e consagrou os nomes de Taylor Swift e Billie Eilish, que levaram dois troféus para casa cada uma. Os discursos engajados de alguns artistas também viraram protagonistas durante a edição ‘2019’ da premiação.

Para abrir com toda a pompa e circunstância que a ocasião merece, Taylor Swift recriou o quintal de verão do videoclipe “You Need To Calm Down” para cantar o hino, e logo em seguida emendou com “Lover”. Essa, aliás, foi a primeira vez em que ela entoou a música que dá nome ao seu novo álbum, ao vivo.

Com a primeira faixa apresentada, Taylor se garantiu em duas categorias. Na hora de buscar o troféu de “Melhor Clipe com Mensagem”, a loira levou seu squad do vídeo de “You Need To Calm Down” para o palco. Ela cedeu seu discurso para o amigo Todrick Hall, que é abertamente gay, para falar sobre a questão LGBTQ+. “Se você for uma criança me assistindo, e alguém te fazer se sentir estranho, saiba que existem pessoas que te respeitam, te aceitam e você pode amar quem quiser“, afirmou ele.

Já ao vencer a disputa de “Melhor clipe do ano”, Taylor Swift também discursou com um tom político. Ela ressaltou sobre a necessidade de cobrar os governantes e a importância da “Lei de igualdade”, que tramita nos Estados Unidos. “Essa categoria é votada pelas pessoas de casa. A gente ter vencido isso mostra que vocês realmente querem que um outro mundo exista“, destacou.

Os discursos das apresentações dos prêmios e dos agradecimentos, de uma forma geral, se mostraram muito engajados neste ano. Em tempos sombrios como os que vivemos atualmente, os artistas não tiveram medo de se posicionarem sobre pautas delicadas e polêmicas. Muitos fizeram questão de ressaltar no palco que são imigrantes, desafiando a política do governo de Donald Trump. O presidente dos EUA tem estabelecido regras cada vez mais rígidas para as pessoas que são consideradas como ilegais no país, e já teceu comentários depreciativos sobre os estrangeiros latinos.

O apresentador Jonathan Van Ness, do programa “Queer Eye” da Netflix, provocou a classe artística. “Não dá para continuar se fazendo de isento“, alfinetou ao anunciar um dos vencedores. Ao receber o prêmio de “Melhor música latina” ao lado de Rosalía, o cantor J Balvin aproveitou para fazer um alerta sobre a situação das queimadas na Amazônia. “Precisamos de ajuda com a Amazônia, que está pegando fogo. Precisamos de uma cura para a Amazônia, precisamos da ajuda de todos”, convocou.

Uma premiação musical precisa ter o quê?! MUITA MÚSICA! Nosso muso Shawn Mendes subiu no palco para cantar a faixa “If I can’t have you” e colocou todo mundo pra dançar. Mas, o bapho veio mesmo mais tarde, quando performou ao lado da namorada Camila Cabello. Os dois fizeram a temperatura da premiação subir com força. A primeira apresentação de “Señorita” teve um cenário super romântico, com direito a troca de olhares, rebolados sensuais da cantora e váááárias provocações do casal que quase se beijou ao vivo por diversas vezes.

A talentosa Lizzo foi uma das atrações musicais e, mostrou para todo o mundo porque tem figurado como uma das principais revelações do mercado. No palco, ela apresentou “Truth Hurts” e “Good as Hell” em um cenário super divertido com um bumbum gigante inflável. Uma ótima forma de endossar o discurso do seu trabalho sobre body positive e aceitação. Além de arrasar nos vocais, teve troca de look bapho!

Uma das atrações mais aguardadas da noite, os Jonas Brothers fizeram uma apresentação bem afetiva. Já que a premiação aconteceu no lugar onde eles nasceram, os irmãos decidiram cantar “Sucker” em um pequeno pub. Mas não ficou por aí… Eles foram para a área externa do estabelecimento e terminaram a performance em um segundo palco, agora grandioso e de frente para a praia. Por lá, eles apostaram em “Only Human”, música inédita do seu mais recente álbum, com direito a vários fogos de artifício.

Que os artistas aproveitem enquanto pode, porque Lil Nas X está pronto para voltar a ocupar os topos das paradas musicais. Em sua performance no “VMAs”, o reizinho apareceu todo high tech para apresentar “Panini” pela primeira vez. Além do jogo de luzes e efeitos especiais incríveis, a voz de “Old Town Road” mostrou que é talentoso cantando e dançando. Pacote completo!

Nos últimos anos, o público tem criado grandes expectativas em torno do prêmio “Michael Jackson Video Vanguard Award”. A categoria homenageia um artista por todo seu legado na indústria da música. Nesta edição, a rapper Missy Elliott foi a escolhida, e fez uma performance digna da sua carreira bem sucedida. “Throw it Back”, “Lose Control”, “Pass That Dutch” e “Get Ur Freak On” foram apresentados no palco com diversos cenários, efeitos especiais, trocas de looks e muita dança. De quebra, o astronauta dourado foi entregue por ninguém menos que Cardi B.

“Eu prometo não chorar dessa vez, mas esse prêmio significa muito para mim. Eu trabalhei muito por isso durante duas décadas. E eu nunca achei que estaria de pé aqui recebendo esse troféu. Eu prometo para vocês que levarei tudo isso no coração. Não quero mudar ninguém, Deus serve e faz o que tem que ser feito. Quero dedicar esse prêmio para a comunidade de dança em todo o mundo. Quando nós subimos no palco, eles são a cereja do bolo”, discursou emocionada.

Miley Cyrus já viveu muitas histórias e momentos icônicos durante suas participações no Video Music Awards. Nesta edição, a cantora apareceu mais minimalista performando “Slide Away” pela primeira vez ao vivo. A música, que tem uma letra super intensa sobre seu casamento com o ator Liam Hemsworth, exigia um momento mais intimista. E assim ela o fez. Acompanhada de uma orquestra e concentrada nos vocais, a jovem emocionou muito o público.

Rosalía fez sua estreia nos “VMAs” com jeitinho de veterana. Cantando em espanhol, fato que a fez agradecer ao vivo a produção do programa, a espanhola performou um medley com os hinos “A Ningún Hombre”, “Yo X Ti, Tú X Mi” e “Aute Cuture”. Digna das grandes cantoras internacionais, a jovem entregou uma performance animada, com coreografia, troca de look, belas projeções, voz impecável e a participação especial do hitmaker Ozuna. Bapho!

Nascendo aclamada! A carreira solo de Normani foi abençoada no palco do Video Music Awards da melhor maneira possível. Cantando “Motivation”, a jovem reproduziu uma quadra de basquete e arrasou muito no quesito coreografia, deixando o público com um gostinho de “quero mais”. E, pelo que vimos hoje, a musa ainda vai surpreender demais. Antes dela começar a se apresentar, o palco foi tomado por “H.E.R.” e o hino “Anti”.

A noite foi ótima para o rap. Além de Missy Elliott, Big Sean e A$ap Ferg mostraram o resultado da parceria inédita na faixa “Bezerk”. A cota latina também foi muito bem representada por J Balvin e Bad Bunny, que criaram um cenário bem lúdico e divertido para a performance da música “Que Pretendes”. Para encerrar a noite com chave de ouro, a MTV convocou um time de peso. Redman, Queen Latifah, Wyclef Jean, Naughty by Nature e Fetty Wap transformaram a premiação em uma grande festa com um medley dos maiores hits do hip hop de diferentes épocas.

Confira os vencedores da noite!

Vídeo do Ano
“A Lot” – 21 Savage ft. J Cole
“thank u, next” – Ariana Grande
“bad guy” – Billie Eilish
“Sucker” – Jonas Brothers
“Old Town Road” – Lil Nas X feat. Billy Ray Cyrus
“You Need to Calm Down” – Taylor Swift VENCEU

Artista do Ano
Ariana Grande VENCEU
Billie Eilish
Cardi B
Halsey
Jonas Brothers
Shawn Mendes

Música do Ano
“thank u, next” – Ariana Grande
“In My Feelings” – Drake
“Sucker” – Jonas Brothers
“Shallow” – Lady Gaga & Bradley Cooper
“Old Town Road” – Lil Nas X feat. Billy Ray Cyrus VENCEU
“You Need to Calm Down” – Taylor Swift

Artista Revelação
Ava Max
Billie Eilish VENCEU
H.E.R.
Lil Nas X
Lizzo
Rosalía

Melhor Colaboração
“Boy With Luv” – BTS & Halsey
“I Don’t Care” – Ed Sheeran & Justin Bieber
“Shallow” – Lady Gaga & Bradley Cooper
“Old Town Road” – Lil Nas X & Billy Ray Cyrus
“Señorita” – Shawn Mendes & Camila Cabello VENCEU
“ME!” – Taylor Swift & Brendon Urie

Artista em Ascensão
Bazzi
Billie Eilish VENCEU
CNCO
H.E.R.
Lauv
Lizzo

Melhor Pop
“Easier” – 5 Seconds of Summer
“thank u, next” – Ariana Grande
“bad guy” – Billie Eilish
“Please Me” – Cardi B & Bruno Mars
“Sucker” – Jonas Brothers VENCEU
“You Need to Calm Down” – Taylor Swift

Melhor R&B
“Raise a Man” – Alicia Keys
“Make it Better” – Anderson.Paak feat. Smokey Robinson
“Feels Like Summer” – Childish Gambino
“Trip” – Ella Mai
“Cold’ve Been” – H.E.R. feat. Bryson Tiller
“Waves” – Normani feat. 6LACK VENCEU

Melhor hip-hop
“Rule The World” – 2 Chainz feat. Ariana Grande
“A Lot” – 21 Savage feat. J Cole
“Money” – Cardi B VENCEU
“Higher” – DJ Khaled feat. Nipsey Hussle & John Legend
“Old Town Road” – Lil Nas X feat. Billy Ray Cyrus
“Sicko Mode” – Travis Scott feat. Drake

Melhor Música Latina
“Secreto” – Anuel AA & Karol G
“Mia” – Bad Bunny feat. Drake
“I Can’t Get Enough” – benny blanco feat. Tainy, Selena Gomez & J Balvin
“Con Calma” – Daddy Yankee & Snow
“Mala Mía” – Maluma
“Con Altura” – Rosalía feat. J Balvin & El Guincho VENCEU

Melhor K-Pop
“Kill This Love” – BLACKPINK
“Boy With Luv” – BTS ft. Halsey VENCEU
“Tempo” – EXO
“Who Do U Love” – Monsta X ft. French Montana
“Regular” – NCT 127
“Cat & Dog” – Tomorrow x Together

Melhor Rock
“Love It If We Made It” – The 1975
“Bishops Knife Trick” – Fall Out Boy
“Natural” – Imagine Dragons
“Low” – Lenny Kravitz
“High Hopes” – Panic! At The Disco VENCEU
“My Blood” – twenty one pilots

Melhor Dance
“Call You Mine” – The Chainsmokers & Bebe Rexha VENCEU
“Solo” – Clean Bandit & Demi Lovato
“Say My Name” – David Guetta feat. Bebe Rexha & J Balvin
“Taki Taki” – Dj Snake feat. Selena Gomez, Ozuna & Cardi B
“Happier” – Marshmello & Bastille
“Electricity” – Silk City feat. Dua Lipa

Melhor Vídeo com Mensagem
“Nightmare” – Halsey
“Ruynaway Train” – Jamie n Commons, Skylar Grey feat. Gallant
“Preach” – John Legend
“Land of the Free” – The Killers
“Earth” – Lil Dicky
“You Need to Calm Down” – Taylor Swift VENCEU