A Fazenda 12: Peões criticam Prova do Fazendeiro desastrosa, e erros da produção: ‘Muito mal feito’

Madrugada cheia de reviravoltas em “A Fazenda 12”. A última Prova do Fazendeiro da edição foi marcada por erros da produção, que num primeiro momento, coroou Jojo Todynho como campeã. Lipe Ribeiro, que participou da disputa junto com a funkeira e Stéfani Bays, questionou o resultado final, fazendo com que uma revisão fosse realizada, ainda durante o programa ao vivo.

De nada adiantou. Jojo voltou à sede como fazendeira. “Foi a prova mais estranha que fiz na vida”, desabafou Bays. “A gente entendeu o quê? Que quem derrubasse uma cor primeiro seria o fazendeiro. Aí, Lipe começou a mirar na cor roxa, que era minha e eu na dele”, continuou. “Então vocês não entenderam a explicação. A cor que sobrasse no painel virava fazendeiro”, retrucou Jojo.

Continua depois da Publicidade

Lipe interviu e explicou que houve um erro em deixá-lo seguir fazendo a prova, mesmo após Stéfani tê-lo eliminado:  “Eu pedi revisão. Tava caindo muito verde, que era o meu, e a Teté estava mais rápida. Falei ‘vou jogar na Teté’. Só que ela quebrou o verde e acabou a minha (cor) primeiro. Ou seja, era pra eu sair, só que não tinham avisado que tinha quebrado o meu, eu continuei e tirei a Teté. Era pra Teté ter continuado. Era pra vocês duas (Sté e Jojo) continuarem. Não dava pra saber o que estava quebrado ou rachado. Muito mal feito. Nada dava pra saber”.

Antes mesmo que o programa acabasse, Marcos Mion informou ao público e aos participantes que a votação não seria aberta, devido a uma nova checagem da competição, que aconteceria durante a madrugada. Assista ao momento em que o apresentador faz o anúncio:

Por volta das 3h da manhã, os três peões voltaram ao fazendão, receberam explicações de Mion, e Sté e Jojo retomaram a disputa do ponto em que Lipe havia sido eliminado. A funkeira, que precisou de atendimento médico após o fim da primeira prova, quase desistiu de tentar buscar o chapéu por uma segunda vez. “Deixa a Stéfani ser fazendeira, porque eu não estou me sentindo bem… Eu fui fazer medicação. Deixa ela ser fazendeira, ela é muito mais rápida que eu”, declarou.

A cantora, entretanto, foi incentivada por Mion e pelos dois adversários a não desistir. Apesar da tentativa, Jojo não levou a melhor e Bays acabou sendo vitoriosa e coroada a última fazendeira da edição. Ao perderem, Ribeiro e Todynho se juntaram à berlinda com Mariano. Assim que retornou à sede, o trio participante explicou tudo o que aconteceu aos demais confinados.

Os roceiros, então, aguardaram por mais algum tempo até que pudessem justificar a permanência na casa e pedir a ajuda do público na votação. A demora para que todo o processo fosse realizado, incomodou a voz de “Que Tiro foi Esse?”. “Estou com as pernas doendo, estou com dor. Estou cansada, estressada. Cheguei lá na hora e [hesitei], aí ele (Mion) insistiu, falou ‘não, faz a prova’. Eu fiz pra ficar bonito, mas eu sabia que não ia conseguir fazer”, desabafou. “Eu quero logo que isso acabe. Quero logo fazer esse vídeo e ir deitar. Eles (produção) podiam compreender que a pessoa está cansada”, reclamou ainda.

Enquanto isso, no quarto, o bafafá da prova repercutia entre Sté, Lidi Lisboa, Biel e Tays Reis. A atriz, em certo momento, se irritou com os erros cometidos e disparou: “Se não sabe o que tá fazendo é complicado, né?”. Segundo o UOL, a ex-de Férias com o Ex teria achado a atividade injusta, por exigir muito esforço físico e desfavorecer Todynho. “Tipo, assim, querendo ou não, ela (Jojo) parava e tava passando mal. Eu ainda parei e falei ‘vamo, Jojo’. Falei ‘caraca, tava sentindo o gostinho do chapéu'”, comentou.

A influenciadora reforçou que a colega sofreu para completar o circuito e quebrar as bolas coloridas de um painel. “Não tem como colocar uma prova assim pra ela. Deveria ser uma prova de sorte. Seria mais justo. Ela falou que é asmática. Se eu e o Lipe parávamos pra pegar fôlego e nem conseguíamos caminhar, imagina pra ela. Por isso, eu acho injusto essas provas assim”, afirmou.

Biel, no entanto, discordou da opinião por entender que todos os participantes do reality assinaram contrato sabendo que seriam submetidos a qualquer tipo de dinâmica. “É f*da. É igual os bagulhos de churrasco e a Lidi é vegana. Não tem como adaptar um programa inteiro por causa de uma pessoa só. Já vem no contrato. Tem que ler os bagulhos”, opinou.

“Sim, mas eu não acho muito justo. Você também deve achar”, rebateu Teté. “Acho que prova de sorte não é justo. Acho que você tem que depender de você”, devolveu o músico. “Sempre tem uma prova que favorece um a outro. Não tem jeito”, argumentou Lidi, por fim. Assista ao trecho: