Ana Maria Braga reservou um momento do “Mais Você” dessa quinta-feira (23) para se retratar, após ter usado uma expressão racista no dia anterior. A falha aconteceu quando a apresentadora batia um papo com o repórter Fabrício Battaglini, que estava em uma plantação de girassóis no interior de São Paulo, para falar sobre o início da primavera.
“Fabrício do céu. Você sabe que tem alguns momentos — não são todos, quando vocês passam perrengue, não — mas tem momentos que eu morro de inveja. Inveja boa, inveja branca de poder estar aí, por exemplo, onde você está”, disse ela, na ocasião. O termo “inveja branca” é considerado racista, pois associa a cor branca a algo positivo, em detrimento de estereótipos que associam o preto a coisas ruins.
Após ser alertada por diversos internautas, Ana reconheceu seu erro. “Preciso falar sobre uma situação que aconteceu ontem. Eu fiz um comentário aqui sobre inveja, e teve gente, principalmente da comunidade negra, que se sentiu ofendida. Eu li os argumentos na internet e quero agradecer, porque eu vi que as pessoas tem razão”, começou a loira, ao voltar de um intervalo comercial.
“Pessoas que têm um R.G. mais antigo, como o meu, às vezes usam algumas expressões que fizeram parte de um outro mundo, de um outro momento, e eu faço questão de voltar aqui e pedir desculpas, porque com isso eu aprendo. Sinceramente, eu vejo uma oportunidade para todos nós de aprendizado, para que sumam rapidamente esses vícios de linguagem. Humildemente, venho aqui e peço desculpas. Não se repetirá”, prometeu a veterana, por fim. Veja:
https://twitter.com/MidiasSo/status/1441057813158109185?s=20
Nas redes, a postura de Ana foi elogiada. “Amo a Ana Maria. Pediu desculpas sem dizer: ‘a quem se sentiu ofendido’ e disse ‘desculpa, isso não se repetirá'”, apontou uma internauta. “Boa, Ana Maria. Reconhecer vícios de linguagem racistas e, principalmente, expurgar essas expressões de seu vocabulário, é uma forma de evoluir como pessoa”, comentou outro. “Espero que parabenizem o que ela está fazendo, porque isso é a verdadeira desconstrução”, pontuou um terceiro. Veja mais reações:
Amo a Ana Maria, pediu desculpas sem dizer “a quem se sentiu ofendido” e sim “desculpa e isso não se repetirá mais”
— Sabrina Donatti (@SabrinaDonattiB) September 23, 2021
Boa @ANAMARIABRAGA, reconhecer vícios de linguagem racistas e, principalmente, expurgar essas expressões de seu vocabulário, é uma forma de evoluir como pessoa. 👏 #MaisVoce
— Testosterono (@brancowiski) September 23, 2021
Ana Maria pediu desculpas pela fala de ontem sobre Inveja Branca. Espero que vocês parabenizem o que ela está fazendo, pq isso é a verdadeira desconstrução. #MaisVocê
— Mailson. ☕️🏋️♂️ (@mailsons) September 23, 2021
#maisvoce@ANAMARIABRAGA é preciso enegrecer o programa. Se na equipe tivesse mais protagonismo da negritude esses equívocos seriam evitados. Isso é ser antirracista.
— 𝙁𝙧𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙇𝙂𝘽𝙏𝙄𝘼+ 𝙍𝙅🏳️🌈🌈🇧🇷 (@frentelgbtiarj) September 23, 2021
Ana Maria Braga é uma mulher grandiosa. Ela não tem medo de se desculpar e de aprender. Ela sabe reconhecer seus erros. Minha admiração eterna. #MaisVoce
— Alex 🏳️🌈 (@_Allex_) September 23, 2021