O ator José Mayer, que já foi considerado um dos principais nomes do canal, deixou a TV Globo após 35 anos de casa. Há dois anos, ele se envolveu em uma polêmica de assédio sexual e foi afastado das produções da Globo. A informação foi divulgada pela emissora nesta terça (15).
“Depois de mais de 35 anos de uma trajetória iniciada na novela ‘Guerra dos Sexos’, em 1983, com participação em mais de 40 obras, entre novelas, séries, minisséries e especiais, a Globo e o ator José Mayer informam o fim da parceria, de comum acordo, no final de 2018”, informou a emissora, em nota.
Em 2017, José Mayer foi acusado de assediar sexualmente uma figurinista e colocado na “geladeira” do canal. O caso dominou a imprensa por vários dias e causou revolta nos colegas de emissora, com várias atrizes aderindo à campanha #chegadeassédio. Houve quem tomou o lado do ator, como o autor Aguinaldo Silva, que na última segunda (14), defendeu a volta de Zé Mayer à Globo. O último trabalho dele no canal foi a novela “A Lei do Amor”, exibida entre 2016 e 2017.
Não há crime se não há queixa à polícia nem denúncia na Justiça, por isso… VOLTA, JOSÉ MAYER!
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) January 14, 2019
Com a pressão, em abril daquele ano Zé Mayer publicou uma carta aberta pedindo desculpas por seu erro. “Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora. Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas”, diz um trecho do texto.