Faustao Bailarinas

Bailarinas que trabalharam com Faustão se dizem chocadas com saída antecipada dele: “Ingratidão da Globo”

Várias mulheres já expuseram seu talento no ilustre balé do “Domingão do Faustão”, ao longo dos 32 anos de história da atração. Não à toa, elas desenvolveram um grande respeito e admiração por Fausto Silva. Nesta quinta-feira (17), ex-bailarinas do programa falaram ao hugogloss.com sobre a decisão da TV Globo de antecipar a saída do apresentador e lamentaram a ausência de uma despedida oficial.

Como se sabe, na tarde de hoje, a emissora anunciou que Faustão não retornará mais ao programa e alegou que “razões estratégicas e internas” determinaram o rompimento do contrato após mais de três décadas. O canal decidiu que Tiago Leifert ficará à frente da faixa de horário até que seja viável a estreia de um novo dominical, sob comando de Luciano Huck. A decisão levantou uma série de críticas, por não permitir que Fausto esteja em seu programa por uma última vez – vale lembrar que, antes, ele comandaria o “Domingão” até o fim de 2021.

Aline Riscado Faustao 2012
Aline Riscado é um dos nomes de maior sucesso do balé do Faustão e acredita que o antigo chefe merecia uma despedida emocionante. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Aline Riscado recordou de sua experiência com o apresentador e mostrou-se otimista pelo futuro dele. “Fausto é inspiração, aprendi muito com ele! Acredito que, independente do que tenha acontecido, ele continuará num lindo caminho de sucesso e aprendizados!”, mencionou ela. Contudo, a modelo opinou que Faustão poderia estar presente para despedir-se da atração. “Com relação à despedida, acho que podíamos ter Fausto e Tiago [Leifert] num último programa super emocionante, cheio de depoimentos, homenagens, lembranças e muitas alegrias!”, comentou.

Continua depois da Publicidade

Entre as ex-bailarinas, o anúncio também veio acompanhado de muita surpresa. “Eu fiquei chocada com a notícia. Nunca pensei que Fausto sairia da Globo sem nenhum programa de despedida, uma homenagem ou algo do tipo”, disse Tainá Grando, que trabalhou no programa por sete anos. “Por mais que a saída dele já tivesse sido anunciada, o Fausto fez história dentro da TV Globo e no Brasil inteiro”, afirmou ela. “Não imaginei que seria uma saída tão fria! Todo mundo que conviveu com ele sabe o papel importante que ele teve”, completou.

Taina Grando Fernanda Davila Rachel Gutvilen
Taina Grando, Fernanda D’Avila e Rachel Gutvilen ficaram surpresas e tocadas pela saída abrupta de Faustão em seu programa. (Fotos: Reprodução/Instagram)

Fernanda D’Avila, que integrou o balé até 2016, também lamentou: “Acho triste não poder se despedir. Pensei até que iriam fazer um ‘Arquivo Confidencial’ para ele”. Assim como Fernanda, Rachel Gutvilen imaginava que Fausto ganharia um “Arquivo Confidencial” após anos de homenagens aos artistas. “A Globo perde o ser humano mais incrível que já existiu na emissora. Não rolar um Arquivo Confidencial é ingratidão”, disparou.

Continua depois da Publicidade

Rachel foi demitida do programa em 2013, chegou a mover uma ação judicial contra a emissora, mas desistiu de levar o processo adiante. Ela teceu críticas à postura da empresa no caso de Faustão e em sua própria experiência. “A Globo trata as pessoas de forma descartável. Quando não concordam com algo, as jogam fora. Lamentável! Foi assim comigo, sofri assédio moral do coreógrafo. Aí já viu, né?”, afirmou.

Mais recentemente, em fevereiro, Natacha Horana também deixou o “Domingão”. Contudo, ela não imaginava que Fausto sairia agora, de forma tão abrupta: “Depois da Covid, essa foi a notícia que mais me chocou. Pensei que não iríamos ficar sem a alegria contagiante dele por tanto tempo”. Por outro lado, a bailarina acredita “que eles tomaram a melhor decisão e não cabe a nós saber o que é bom ou não para eles”.

Continua depois da Publicidade

Para Aline, todas as experiências no programa já são inesquecíveis. “Sempre lembraremos do ‘Domingão do Faustão’, eu então, nem se fala! Vivi bons momentos e oportunidades naquele balé, que tenho tanto orgulho por ter feito parte!”, disse ela. Natacha também é direta: “O Faustão vai deixar muita saudades nos nossos domingos”. Ela foi só elogios ao legado do antigo chefe – a quem classificou como “maior comunicador brasileiro”. “Ele fez uma trajetória maravilhosa e só vamos lembrar disso. Da figura incrível que ele é, e do programa maravilhoso como o ‘Domingão do Faustão’, que faz parte da história do povo brasileiro”, afirmou.

Natacha Horana Aline Riscado
Natacha Horana e Aline Riscado lembraram do legado intocável de Fausto Silva, enquanto acreditam que coisas boas virão para o apresentador. (Fotos: Reprodução/Instagram)

Quanto ao novo apresentador do dominical, Riscado mostrou-se confiante. “Sobre o Tiago Leifert ter assumido domingo passado, se estendendo daqui pra frente nesse período, acho maravilhoso! Um outro apresentador de peso, que já tem uma grande aceitação por todo o trabalho que tem feito com tanta entrega. Sou fã do Tiago também!”, disse ela. “O importante nisso tudo agora, gente, é desejarmos muita luz e sucesso pra vida dos dois nesse novo ciclo! Em breve, terão a certeza de que o que aconteceu hoje foi melhor pra todos”, declarou.

Continua depois da Publicidade

A irreverente “Verão” dos comerciais de cerveja acredita que Faustão encerrou esse ciclo para dar início a novos aprendizados. “Pelo pouco que conheci dele, um homem de fibra, inteligente, talentoso, caridoso, imagino que ele esteja grato e animado para as próximas oportunidades”, disse Aline. “Acredito muito nos planos divinos pra todos, então tudo girando, mudando de lugar, vai ser só diferente, nunca pior!”, mencionou.

Questionada pelo hugogloss.com sobre se há planos de uma despedida ou homenagem a Faustão no “Super Dança dos Famosos” – atração que segue na grade dominical –, a TV Globo declarou que não dispõe da informação no momento. Saiba todos os detalhes da saída de Faustão e confira o comunicado da emissora na íntegra, clicando aqui.