BBB20: Após Thelma ser alvo de comentários racistas e cruéis na web, equipe da sister se posiciona e revela preocupação: “A situação pode piorar”

Os familiares da participante Thelma Assis, do “BBB 20”, têm passado maus bocados ao administrar a quantidade de ataques cruéis e racistas que a médica tem sofrido na internet. Nesta terça-feira (14), veio a público um comentário inadmissível, publicado pela vice-presidente da escola de samba Mangueira, que fez com que a equipe da sister se pronunciasse novamente, exigindo respeito.

Na publicação, divulgada nas redes sociais de Thelma, os administradores do perfil reproduziram diversas ofensas criminosas contra a anestesiologista. “Que negrinha safada essa tal de Thelma”, iniciou um comentário racista. “Essa preta safada tá se achando porque é líder, planta do c*raio”, xingou outro. “Fora macaca”, pediu um terceiro.

Na legenda, os responsáveis pelas contas da médica reafirmaram que estão tomando medidas judiciais contra essas pessoas e relembraram que não é a primeira vez que Thelminha vive esses episódios lamentáveis em sua vida. “Não é de hoje que Thelma sofre com comentários criminosos. A equipe sempre esteve mobilizada denunciando-os judicialmente e tentando controlar para que Thelma não tenha que ler essas atrocidades quando sair do programa”, começaram na publicação.

O comentário feito por Guanayra Firmino, vice-presidente da Mangueira, também é citado para exemplificar como o racismo estrutural da sociedade se manifesta em qualquer pessoa. “Hoje chegaram a público comentários preconceituosos que uma vice presidente de escola de samba fez sobre Thelma em suas redes sociais. Os ataques vêm de todos os lados, Thelma é atacada inclusive por pessoas negras que acabam reproduzindo um comportamento discriminatório”, compartilharam.

View this post on Instagram

Não é de hoje que Thelma sofre com comentários criminosos. A equipe sempre esteve mobilizada denunciando-os judicialmente e tentando controlar para que Thelma não tenha que ler essas atrocidades quando sair do programa. Mas hoje chegaram a público comentários preconceituosos que uma vice presidente de escola de samba fez sobre Thelma em suas redes sociais. Os ataques vêm de todos os lados, Thelma é atacada inclusive por pessoas negras que acabam reproduzindo um comportamento discriminatório. Quando se fala sobre a solidão da mulher negra é disso que – também – se trata. Por que Thelma é atacada? Por que Thelma recebe comentários a chamando de preta com alma branca? Por que a xingam de mucama? Por que a chamam de escrava de branca? São ataques diários e nossa preocupação maior é saber que aqui fora ela terá que enfrentar esses comentários absurdos. Hoje, estamos aqui por ela, tentando fazer justiça, mas sabemos que, em breve, a situação pode piorar, até porque piora cada dia mais. Diariamente, Thelma tem sua identidade colocada à prova pelo simples fato de não seguir um padrão comportamental… por que isso é culpa dela? A mulher preta tem percalços diários! É injusto querer colocar Thelma dentro um padrão pré estabelecido (por quem?). E, se ela não se encaixar, ela é colocada de escanteio e não é abraçada. Sua luta contra racismo abraça Thelmas da vida? Sua luta contra machismo abraça Thelmas da vida? #Respeito #TeamThelma

A post shared by Thelma Assis 🎭 (@thelminha_assis) on

“Quando se fala sobre a solidão da mulher negra é disso que — também — se trata. Por que Thelma é atacada? Por que Thelma recebe comentários a chamando de preta com alma branca? Por que a xingam de mucama? Por que a chamam de escrava de branca? São ataques diários e nossa preocupação maior é saber que aqui fora ela terá que enfrentar esses comentários absurdos”, lamentaram.

A equipe ressaltou como o decorrer do jogo positivo para Thelma tem feito com que os ataques se multipliquem. “Hoje, estamos aqui por ela, tentando fazer justiça, mas sabemos que, em breve, a situação pode piorar, até porque piora cada dia mais”, declararam

“Diariamente, Thelma tem sua identidade colocada à prova pelo simples fato de não seguir um padrão comportamental… Por que isso é culpa dela? A mulher preta tem percalços diários! É injusto querer colocar Thelma dentro um padrão pré estabelecido (por quem?). E, se ela não se encaixar, ela é colocada de escanteio e não é abraçada. Sua luta contra racismo abraça Thelmas da vida? Sua luta contra machismo abraça Thelmas da vida?”, finalizaram o post.

Vice-presidente da Mangueira ofende sister nas redes sociais

Nesta segunda-feira (13), a vice-presidente da Mangueira Guanayra Firmino publicou em sua conta no Facebook: “Thelma safada! Mucama filha da p***”. Mais tarde, em um post de Rodrigo Pinho, compositor na escola de samba, ela endossou: “Mucama safada, cheira das sinhazinhas“. Na rede social, Rodrigo compartilhou o significado da palavra ‘mucama’, e escreveu: “Em tempos que um BBB volta a forçar um diálogo nessa quarentena! Vivenciamos uma decepção! Fora Thelma!“.

Vice-presidente da Mangueira ofende Thelma em rede social (Foto: Reprodução / Facebook)

As declarações de Guanayara causaram revolta. A mangueirense, por sua vez, rebateu a repercussão. “Alô, você! O que escrevo no meu face escrevo em meu nome. Não escrevo como vice-presidente da Mangueira. Falta de assunto é fogo, viu?“, desdenhou.

Guanayra apagou o primeiro post e fez essa nova publicação (Foto:Reprodução / Facebook)

Em nota enviada ao jornal Extra, Firmino se manifestou sobre o caso. “A postagem feita, no calor da emoção após a votação, retrata minha indignação pelo preconceito estrutural do País que faz com que alguém tenha o apelido de ‘Babu’, de babuíno, porque quando criança era chamado assim, e que faz com que os negros não se protejam e se cuidem quando são alvejados por atitudes preconceituosas como tem acontecido no programa. Quero deixar bem claro que a minha postura veio da indignação que sinto contra preconceitos de qualquer natureza e que a minha postagem foi assinada em meu perfil pessoal, inclusive fechada para meus amigos, não representando qualquer opinião/posicionamento da Estação Primeira de Mangueira ou como membro da diretoria da escola“, disse o texto.

A Mangueira, por sua vez, ponderou, através de sua assessoria de imprensa, que as publicações de Guanayra refletiriam uma opinião pessoal dessa. “A Mangueira foi e sempre será contra toda e qualquer forma de racismo”, destacou a escola. Já a equipe de Thelma lamentou: “Ela deveria se envergonhar de ter falado isso, e não com a repercussão. A pessoa à frente de uma escola grande, que aborda temas essenciais fala uma coisas dessas e diz que a página é dela, e ela fala o que quer. Internet não é terra sem lei, e eu espero que ela saiba disso“.

Formação de paredão intensificou perseguição contra Thelma

No último domingo (12), a bailarina viveu uma verdadeira ‘sinuca de bico’ no programa ao vivo. Por conta de uma dinâmica proposta pela produção do reality, Thelminha precisou decidir seu voto entre Babu Santana e Rafa. A trajetória de apoio e amizade com a missionária ao longo de todo o confinamento falou mais alto e fez com que o ator recebesse o voto que o colocou na berlinda.

Na votação do paredão, os jogadores precisaram votar nas pessoas que estavam em seus grupos “Vip” e “Xepa”. Foto: Reprodução/TV Globo

A decisão surpreendeu o intérprete de Tim Maia nos cinemas por achar que a sister priorizaria sua permanência no jogo, pensando nas questões raciais que os dois dividem. “Olha, Tiago, uma vez no ‘raio-x’ eu falei que era o ‘BBB das bandeiras’ e eu defendo uma muito forte, que eu cheguei a brigar com o Prior por causa disso. Então, mantendo a minha coerência e a minha luta de sempre, eu vou votar na Rafa, porque já falei que na Thelminha eu não voto”, declarou o emparedado no programa ao vivo.

Em entrevista para a revista Quem, Denis Santos, marido de Thelma, saiu em defesa da amada e repudiou todos os ataques que ela passou a receber por ter votado no artista. “Cada um faz seu jogo. A Thelma é menos preta por votar no Babu? Seria menos mulher se votasse na Rafa? Ela seria julgada como traidora em ambas as perguntas. Existem pessoas que querem queimá-la faz tempo. Quem critica hoje, nunca elogiou antes. Ainda querem ensiná-la como uma mulher preta retinta deve ser. Thelma é e sempre foi coerente”, disse.

Thelma é casada com o fotógrafo Denis Santos. Foto: Reprodução/Instagram

Sobre as injúrias raciais, o fotógrafo reforçou que tomará as devidas providências, assim como tem feito no decorrer do jogo. “Muitas ofensas, racismo e ódio gratuito todos os dias. Inclusive vamos postar e expor essas pessoas”, prometeu.