BBB20: Em edição especial, Tiago Leifert informa brothers sobre pandemia do coronavírus; Participantes choram, levantam questionamentos e perguntam de suas famílias — saiba tudo!

Uma das maiores características do “Big Brother Brasil”, é o isolamento total dos brothers do resto do mundo por três meses. Durante o confinamento, os participantes não têm notícias de suas famílias, ou de fatos que estão acontecendo no globo. Porém, essa regra foi quebrada hoje (16), quando o apresentador Tiago Leifert entrou em contato com eles para informá-los da pandemia do novo coronavírus que está assolando o mundo.

Assim que apareceu na tela da sala de estar do BBB, Leifert avisou que quebraria o protocolo sobre informações externas do programa por um bom motivo. Imediatamente, as pessoas ficaram nervosas — Marcela quis saber se uma guerra havia começado. O apresentador precisou dizer para eles se acalmarem; falou do surgimento do novo coronavírus na China e da vinda dele para o Brasil.

Tiago emendou um papo sobre prevenção do coronavírus, e revelou que na casa está todo mundo bem, assim como as famílias dos participantes. Ele explicou que, para a maioria das pessoas, “o vírus se manifesta como um resfriado”, mas que é perigoso para o grupo de risco. Os brothers ficaram muito impactados com a informação, as meninas tinham expressões de choro. Leifert avisou que o coronavírus é “fácil de pegar e fácil de transmitir”, e falou da preocupação com a superlotação dos hospitais. Revelou que, para as pessoas do grupo de risco, pode ser fatal. Pyong ficou preocupado se o grupo de risco incluía recém-nascidos, mas Tiago disse que não tinha dados sobre isso.

Acompanhado do médico infectologista Edimilson Migowski, Leifert ensinou a lavar as mãos com eficácia, e pediu para Thelma e Marcela mostrarem aos brothers como cirurgiões fazem.

O apresentador falou que o programa continua, mas hábitos precisam ser mudados — não tem mais plateia, famílias não serão levadas até lá. Afirmou que a produção do reality passa por uma higiene rigorosa, que tudo que entra na casa está esterilizado. E pediu, mais uma vez, para os participantes passarem o exemplo para o público, lavando as mãos.

Tiago ao lado do infectologista Edimilson Migowski (Foto: Reprodução/TV Globo)

Rafa chorou muito, assim como Mari. Tiago afirmou para eles: “Aqui fora a brincadeira é que vocês são as pessoas mais seguras do país”. Gizelly ergueu o dedo e perguntou quantas pessoas morreram: um óbito. O apresentador avisou que iam relaxar o limite de água, para as pessoas lavarem mais as mãos dentro da casa.

Rafa quis saber a situação no mundo, e Tiago falou brevemente sobre a Europa. Pediu que os participantes usassem o Raio-X para mandar o público ficar em casa o máximo que puder. Pyong quis saber de seus avós na Coreia do Sul. Tiago o tranquilizou, dizendo que lá está melhor do que em outros lugares.

Pyong e Thelma atentos… (Foto: Reprodução/TV Globo)

O apresentador falou da necessidade de conscientização da população: “Todo mundo está sabendo, mas nem todo mundo está levando a sério”.  Manu quis saber há quanto tempo as pessoas estão em quarentena. Tiago explicou que as medidas mais drásticas começaram recentemente. Os brothers, mais uma vez, quiseram saber se a produção do BBB está em contato com a família deles, e o apresentador garantiu que sim, e que qualquer acontecimento mais grave, ele irá avisar.

“Se eu sumir, vocês sabem que eu fiquei doente também”, disse Tiago — no entanto, ele garantiu que está tomando todas as precauções necessárias. O apresentador encerrou o programa ao vivo garantindo que aparecia de novo para os brothers mais tarde para esclarecer outras dúvidas. Ao público, pediu que todos fiquem em casa o máximo que puderem.

A cara de Daniel… (Foto: Reprodução/TV Globo)

Entenda a decisão da TV Globo

A conscientização dos participantes vem na esteira de outras medidas tomadas pela equipe do reality. “Como a higienização das mãos é um dos principias fatores de prevenção, a produção do BBB 20 aumentou o limite diário de consumo de água para todos na casa. Assim, os brothers poderão lavar as mãos com mais frequência, não apenas para sua própria segurança, mas como um lembrete para quem acompanha os participantes“, ressaltou o canal.

A partir desta terça-feira (17), outra mudança ficará evidente: a suspensão, por tempo tempo indeterminado, de plateia e da presença das famílias no ritual de eliminação. Apenas um familiar de cada um dos emparedados poderá comparecer ao estúdio para receber o eliminado da semana. A emissora carioca ainda destacou que o cuidado com a higienização de qualquer produto que entre na casa também foi redobrada, assim como o monitoramento de todas as pessoas que têm acesso ao confinamento.

Gizelly cheia de questionamentos. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Confira a íntegra do comunicado enviado hoje pela Globo sobre as decisões tomadas em relação ao BBB:

População e brothers informados. Todos juntos na conscientização sobre os cuidados necessários para a prevenção do coronavírus. Acompanhando os desdobramentos e impactos do avanço do Covid-19, o ‘Big Brother Brasil’ se une à comunidade mundial nos esforços para contenção do vírus e promove uma ação especial no programa de hoje à noite. Tiago Leifert recebe em seu estúdio um médico infectologista que vai conversar com a casa e informar os brothers – e todos que acompanham o programa – sobre os hábitos de higienização e medidas preventivas ao avanço do Covid-19, além de tirar as principais dúvidas dos confinados a respeito do assunto. Para tranquilizar a todos, o reality terá, ainda, o cuidado de avisar aos participantes sobre o estado de saúde de suas famílias, que passam bem.

Os cuidados que serão reforçados na noite de hoje também fazem parte da rotina do programa. O ‘Big Brother Brasil’ sempre teve um acesso limitado à casa e procedimentos de higiene rigorosos. Recentemente, com as necessidades de prevenção ao Coronavírus, o reality recebeu a visita de um infectologista que validou as medidas já tomadas pela produção da atração. Mesmo assim, os cuidados foram redobrados. Entre as medidas adotadas estão a suspensão, por tempo indeterminado, de plateia e da presença de famílias em dias eliminação, a atenção e cuidado ainda maiores em relação à higienização de qualquer produto que entre na casa e o monitoramento de todas as pessoas que têm acesso – já restrito – à residência. Além disso, todos os participantes são acompanhados 24 horas por uma equipe médica.

As meninas ficaram chocadas (Foto: Reprodução/TV Globo)

Como a higienização das mãos é um dos principias fatores de prevenção, a produção do BBB 20 aumentou o limite diário de consumo de água para todos na casa. Assim, os brothers poderão lavar as mãos com mais frequência, não apenas para sua própria segurança, mas como um lembrete para quem acompanha os participantes.