BBB20: Gizelly faz comentário sobre maquiagem de Thelma e é acusada de racismo; Perfil da médica responde

Na tarde dessa quinta-feira (02), enquanto a “Comunidade Hippie” estava conversando no “BBB 20”, Gizelly notou que a maquiagem de Thelma havia sujado os lençóis brancos e comparou a base dela, marrom, a barro. A declaração repercutiu negativamente nas redes sociais e fez com quem a advogada fosse acusada de racismo. Até os administradores do perfil da médica decidiram se pronunciar sobre o caso.

Gizelly, Thelma, Marcela, Rafa, Gabi, Manu e Ivy estavam batendo-papo no Quarto Céu quando a advogada percebeu o lençol sujo e levantou-se da cama onde estava para olhar mais de perto. “Gente, eu não sei o que a Thelminha passa na cara, é barro?”, questionou ela na hora.

“É a minha base!”, justificou Thelma. “Isso é barro!”, repetiu Gizelly. “E olha que eu tiro a maquiagem”, declarou a médica. “O que é isso, Thelminha?”, indagou Gabi, aproximando-se do lençol também.

Continua depois da Publicidade

“A base dela é escura, gente”, apontou Marcela, ao mesmo tempo em que Thelminha se explicava novamente. “É minha base, minha base é marrom”, disse a anestesiologista. Nesse momento, Gizelly se corrigiu. “Não, mas não é a cor, é a quantidade que você passa”, afirmou ela.

“É muita! E você lava o rosto antes de dormir?”, perguntou Ivy, entrando no assunto. “Não, às vezes eu esqueço, tipo ontem à noite, tava bêbada. Ai, gente, perdoa quem vai ter que lavar”, respondeu Thelma, visivelmente constrangida. Assista à cena:

Continua depois da Publicidade

Diante da repercussão, o perfil de Thelma no Twitter resolveu se posicionar. “Mais cedo, Gizelly teve uma fala que se enquadra como racismo estrutural. Apesar de afirmar que não é pela cor, e sim, pela quantidade da base que Thelma usa, ainda assim é uma fala racista”, afirmou a conta.

“Infelizmente, temos no nosso vocabulário, várias palavras que são racistas e nem todo mundo sabe, como por exemplo ‘denegrir’ e ‘criado mudo’, a chave para a luta contra isso é a educação e o debate saudável”, exemplificou.

“Assim como ontem aprendemos que a palavra negro é errada, que ela, e outras pessoas, possam aprender que esse tipo de comentário fere e constrange muito. E que aqui fora ela reconheça e repare o erro”, completou o perfil.

O post inicial já foi deletado da conta (Foto: Reprodução/Twitter)

Continua depois da Publicidade

No entanto, muitos internautas criticaram o posicionamento, alegando que os administradores estariam “passando pano” para a advogada por ela ser aliada de Thelma lá dentro. Por isso, cinquenta minutos depois, a conta emitiu um novo comunicado.

“‘Precisamos lutar, antes de tudo, para que toda sociedade reconheça o problema que é o racismo. Somente assim conseguiremos enfrentá-lo com recursos a longo prazo, com políticas de Estado e compromisso de todos. Para criar e gerir as políticas de modo eficiente, é importante conhecer o racismo em detalhes, saber onde ele está, como atua e seus efeitos sobre as pessoas'”, citou o perfil, a princípio.

“Não estamos passando pano e muito menos amenizando a fala racista que a Gizelly teve, mas entendemos que possa ter sido interpretado dessa maneira. Foi nítido o constrangimento da Thelma com a fala”, justificou. “Assim como condenamos falas racistas de outros participantes, não estamos deixando passar a fala da Gizelly, mesmo as duas sendo amigas lá dentro”, completou a nota.

Continua depois da Publicidade

“É sempre necessário sermos denunciantes do racismo que é tão presente na nossa sociedade. Nosso posicionamento sempre será ir contra e repudiar qualquer fala, ato e pessoas com esse tipo de pensamento”, concluiu o perfil, finalizando o assunto.

A equipe de Gizelly também se pronunciou, reconhecendo o erro da sister. “Mesmo quando nos julgamos desconstruídos e lutamos para não reproduzirmos comportamentos que vimos ao longo de toda nossa vida, caímos em armadilhas e podemos acabar reproduzindo falas que, mesmo sem percebermos, vão contra aquilo que acreditamos”, declarou o perfil da advogada, citando em seguida o comentário feito por ela.

“Apesar de entendermos que a intenção de nossa sister jamais foi tecer um comentário com teor racista ou ofender de alguma forma uma pessoa que ela tanto gosta na casa, reconhecemos o teor racista do comentário e, diante disso, pedimos publicamente desculpas à participante Thelma, seus familiares e todas as pessoas que o comentário da Gizelly possa ter ofendido aqui fora”, reconheceu.

Continua depois da Publicidade

“Nossa sister está em um reality show e uma das consequências de sua participação neste formato de programa é arcar com todas as suas falas. Sabemos que o julgamento é natural, contudo, mais uma vez, fazemos um apelo a todas as torcidas: sejam honestos! O BBB passa, as torcidas acabam… o que fica são os aprendizados e as pessoas que conhecemos e levaremos para a vida”, completou a equipe. “Aqui fora, a Gizelly terá a oportunidade de assistir a estes vídeos e de se desculpar, mas, acima de tudo, temos a certeza de que aqui fora ela continuará se desconstruindo e aprendendo, como sempre fez”, finalizou.

Na web, telespectadores também opinaram sobre o caso, criticando a declaração de Gizelly. “O problema do comentário da Gizelly não é só comparar com terra, é colocar a Thelma numa situação constrangedora em que ela tem que explicar algo MUITO COMUM para mulheres negras que é a transferência das bases em roupas. Mesmo bases boas causam isso”, afirmou uma mulher.

Continua depois da Publicidade

“E é por comentários e deboches como esse da Gizelly com a Thelma, que meninas negras sentem vergonha da pele delas. Eu tenho duas irmãs negras que já chegaram chorando em casa por piadinhas semelhantes a essas. Sério, não é legal. Não é”, reforçou um usuário do Twitter. “Se você acha que o problema do vídeo da Gizelly falando que a base da Thelma é barro foi ter sido cortado, então você é racista. Assim, sem massagem. Porque o problema do vídeo foi falar pra uma preta que a base dela é barro. Fim. Não tem depois, não tem contexto”, concordou outra.

Nas redes, as críticas também foram direcionadas ao posicionamento do perfil de Thelma. “O que a Gizelly fez foi extremamente racista, e percebe-se claramente que Thelma está incomodada no vídeo, eu não estou acreditando que a adm da Thelma tá passando pano pra isso, um ato ridículo”, declarou uma internauta. “A adm da Thelma quando o Prior disse ‘Essas características’ / A adm da Thelma ao ouvir a Gizelly perguntando se a thelma passava barro no rosto. Quero saber qual é o produto que ela tá passando pano, pra eu passar bem longe no supermercado”, comparou outra.

Continua depois da Publicidade

Ao mesmo tempo, outros usuários defenderam os administradores. “Qual é a lógica da Gizelly ter tido uma fala racista, mas vocês irem atacar os adm da Thelma? Querem tanto levantar a bandeira anti-racismo, mas estão sendo tão racista quanto, atacando a vítima, ao invés de quem falou”, apontou um seguidor.