BBB20: Vice-presidente da Mangueira chama Thelma de ‘mucama safada’, e se revolta com repercussão

Thelma Assis segue sendo vítima de ataques cruéis nas redes sociais. As ofensas – disparadas desde o início do BBB20 – se intensificaram nos últimos dias quando a médica anestesiologista, encurralada, decidiu votar em Babu Santana e poupar Rafa Kalimann.

Nesta segunda-feira (13), a vice-presidente da Mangueira Guanayra Firmino publicou em sua conta no Facebook: “Thelma safada! Mucama filha da p***”. Mais tarde, em um post de Rodrigo Pinho, compositor na escola de samba, ela endossou: “Mucama safada, cheira das sinhazinhas“. Na rede social, Rodrigo compartilhou o significado da palavra ‘mucama’, e escreveu: “Em tempos que um BBB volta a forçar um diálogo nessa quarentena! Vivenciamos uma decepção! Fora Thelma!“.

Vice-presidente da Mangueira ofende Thelma em rede social (Foto: Reprodução / Facebook)

Continua depois da Publicidade

As declarações de Guanayara causaram revolta. A mangueirense, por sua vez, rebateu a repercussão. “Alô, você! O que escrevo no meu face escrevo em meu nome. Não escrevo como vice-presidente da Mangueira. Falta de assunto é fogo, viu?“, desdenhou.

Guanayra apagou o primeiro post e fez essa nova publicação (Foto:Reprodução / Facebook)

Em nota enviada ao jornal Extra, Firmino se manifestou sobre o caso. “A postagem feita, no calor da emoção após a votação, retrata minha indignação pelo preconceito estrutural do País que faz com que alguém tenha o apelido de ‘Babu’, de babuíno, porque quando criança era chamado assim, e que faz com que os negros não se protejam e se cuidem quando são alvejados por atitudes preconceituosas como tem acontecido no programa. Quero deixar bem claro que a minha postura veio da indignação que sinto contra preconceitos de qualquer natureza e que a minha postagem foi assinada em meu perfil pessoal, inclusive fechada para meus amigos, não representando qualquer opinião/posicionamento da Estação Primeira de Mangueira ou como membro da diretoria da escola“, disse o texto.

Continua depois da Publicidade

A Mangueira, por sua vez, ponderou, através de sua assessoria de imprensa, que as publicações de Guanayra refletiriam uma opinião pessoal dessa. “A Mangueira foi e sempre será contra toda e qualquer forma de racismo”, destacou a escola. Já a equipe de Thelma lamentou: “Ela deveria se envergonhar de ter falado isso, e não com a repercussão. A pessoa à frente de uma escola grande, que aborda temas essenciais fala uma coisas dessas e diz que a página é dela, e ela fala o que quer. Internet não é terra sem lei, e eu espero que ela saiba disso“.

Na web, telespectadores do reality e admiradores da escola de samba mostraram decepção.  “Sou mangueirense de coração e estou completamente arrasada com isso. Do que adianta pintar Jesus Cristo de negro na avenida quando alguém da diretoria se presta a esse papel? Vergonha, Mangueira“, lamentou uma usuária do Twitter. “A mulher sempre sendo julgada e condenada em situações que, se ao contrário, o homem o faria igual, mas receberia empatia e compressão. “Mucama safada” ofende não apenas Thelma, como também todas as mulheres pretas“, pontuou outra. Confira essas e outras reações:

Continua depois da Publicidade

Na madrugada de segunda-feira (13), pouco após a formação da berlinda, Thelma já era alvo de ataques similares nas redes. Um médico do Rio Grande do Norte chegou a tuitar: “O que dizer da Thelma? Lembram daqueles capitães do mato que eram negros alforriados? Pois é…“. Ele ainda prosseguiu: “A Thelma jamais faria mal a uma branca. JAMAIS! Ela é exatamente carente de afeto branco. Só vê como era sua relação, quase de pet, com a Marcela“.

O profissional de medicina apagou os comentários e os perfis das redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)
As ofensas foram denunciadas na web (Foto: Reprodução/Twitter)

O fotógrafo Denis Santos, marido de Thelma, discordou do posicionamento de Babu no episódio e lamentou as ofensas direcionadas à médica. “A Thelma é menos preta por votar no Babu? Seria menos mulher se votasse na Rafa? Ela seria julgada como traidora em ambas as perguntas. Existem pessoas que querem queimá-la faz tempo. Quem critica hoje, nunca elogiou antes. Ainda querem ensiná-la como uma mulher preta retinta deve ser. Thelma é e sempre foi coerente”, destacou ele em entrevista à revista Quem.