A Prova do Anjo que aconteceu na manhã deste sábado (28) no “BBB 20” revoltou alguns telespectadores do reality. Tudo porque Manu foi eliminada durante as semifinais, por descumprir uma regra que não havia sido diretamente mencionada durante a explicação da disputa.
Na prova desta semana, os competidores teriam que memorizar nove produtos em uma tela. Em seguida, um dos produtos sumiria e o participante deveria ir até uma sala com vários cubos, que representavam esses produtos, e pegar o que havia sumido. Após a escolha, o jogador deveria voltar até a sala principal e pressionar um botão.
Confira, na íntegra, a explicação das regras dada pelo apresentador:
“Vocês terão um tempo para memorizar os nove produtos da tela e quando eles aparecerem novamente um terá desaparecido. É esse item que deverão procurar na sala. Vence a rodada quem achar o cubo do produto e bater no botão primeiro. Se bater no botão, mas estiver com o cubo errado, está eliminado. São quatro duelos e por chaveamento. Babu enfrenta Marcela, Ivy enfrente Manu, Gabi enfrenta Flayslane e Mari enfrenta Rafa. Depois, teremos semifinais e a final. O vencedor ganha também um super prêmio”.
#ProvaDoAnjo 👼: Os brothers devem memorizar nove produtos que aparecem no telão. Um deles vai desparecer e é este item que eles precisam procurar na sala anexa. Vence quem achar o item correto e apertar o botão vermelho primeiro! #RedeBBB #BBB20 pic.twitter.com/nst3eB4rhK
— Big Brother Brasil (@bbb) March 28, 2020
Após vencer a primeira rodada, Manu foi classificada para as semifinais com Marcela. Elas seguiram a prova normalmente e a cantora foi a primeira a apertar o botão, após pegar o cubo com o produto certo que estava faltando. No entanto, para apertar o botão, a sister jogou a caixa de lado — o que, de acordo com a produção do reality, causou sua desclassificação.
“Manu apertou primeiro. Só um minutinho. Manu, como você derrubou a caixa na hora que você tava apertando o botão, eu vou ter que checar pra ver se você tinha a posse da caixa no momento em que você apertou o botão. Vamos pro VAR. Vai demorar um pouquinho, pera aí”, alertou Tiago Leifert no momento em que tudo aconteceu.
Em seguida, o apresentador voltou e informou que o cubo já estava fora da mão da cantora quando ela apertou no botão. Por isso, ela seria desclassificada. “Manu largou a caixa para apertar o botão. Foi tão rápida que ela apertou o botão e a caixa estava voando, não tinha nem caído no chão ainda, mas não deu. Manu eliminada, Marcela classificada para a final”, declarou ele.
Assista à cena:
https://twitter.com/MGImidias/status/1243934011564720129
Confira ainda o momento em câmera lenta:
Em câmera lenta da pra ver que soltou antes. Não sei se era uma regra do começo ou não, pq não vi tudo. Mas soltou antes #ProvaDoAnjo #bbb20 pic.twitter.com/WqawIQHx6W
— Gi (@giharantes2) March 28, 2020
Apesar da explicação de Tiago, os internautas se revoltaram com a desclassificação, alegando que a regra não havia sido informada antes. As hashtags “Roubaram a Manu” e “Manu Injustiçada” chegaram a entrar para assuntos mais comentados do Twitter.
“Olha Thiago, se a prova tiver 10 regras tu tem que falar as 10 regras antes de começar a prova. Agora o Boninho fica inventando regra durante a prova já é o cúmulo. Roubaram a Manu, sim”, garantiu uma fã. “Regras da prova: achar o cubo e apertar o botão. O que a Manu fez: achou o cubo e apertou o botão. Ou seja ela foi eliminada sem ter feito NADA de irregular”, contestou outra.
https://twitter.com/luzgavassi/status/1243943882225827840
regras da prova:
achar o cubo
apertar o botãoo que a manu fez:
achou o cubo ✅
apertou o botão ✅ou seja ela foi eliminada sem ter feito NADA de irregular
ROUBARAM A MANU #BBB20 #ProvaDoAnjo pic.twitter.com/fzZYZ6ftMk
— leno (@aryagstark) March 28, 2020
“Momento em que a Manu foi roubada. O cubo estava no ar quando ela aperta o botão. E mais, nenhum lugar falou sobre a regra de soltar o cubo. Essa regra não foi passada a eles. Foram analisar o ‘VAR’ numa regra que nem existia”, apontou um usuário do Twitter. “Vi o vídeo da prova aqui, desnecessário a Manu ter sido desclassificada. Ela apertou no mesmo tempo que deixou cair. Pelo que vi, a regra era apertar o botão, não tinha especificado que tinha que segurar o quadrado junto”, completou outro.
Momento em q a Manu foi roubada. O cubo estava no ar quando ela aperta o botão. E mais, nenhum lugar falou sobre a regra de soltar o cubo e essa regra não foi passada a eles. Foram analisar o "VAR" numa regra que nem exisitia
ROUBARAM A MANU #ProvaDoAnjo
pic.twitter.com/y1rO8a7GYo— manoela (@ryunj_de) March 28, 2020
https://twitter.com/itsluso/status/1243987433999523843
Veja outras reações:
Ele deixou bem claro que a regra era achar o produto e apertar o botão, não foi dito nada sobre deixar a caixar cair. Já estão inventando regras hein, a prova foi manipulada!!
ROUBARAM A MANU SIM!
MANU INJUSTIÇADA pic.twitter.com/u8SbLBgo4S— Rony (@ronycollins) March 28, 2020
https://twitter.com/LiamSorf/status/1243957712708349953
https://twitter.com/saminvisivel/status/1243954348427816961
Em nenhum momento foi falado que não podia deixar o cubo cair e que tinha que estar com ele em mãos para bater. As regras tem que ser claras e não foi justo com a @manugavassi
MANU INJUSTICADA https://t.co/69SOWG8yNs
— Mary (@MaryannaSouza) March 28, 2020