Pan Pan Pan Pan Pan Paaaaan! Interrompemos a programação para informar que Fátima Bernardes contou tudo o que acontece nos bastidores do “Plantão da Globo”. Sim, o mistério foi revelado! A jornalista esteve no podcast “PodPah” nesta quinta-feira (10) e foi questionada sobre o que acontece quando surge uma notícia urgente.
“O próprio editor-chefe e o diretor na hora decidem: é plantão ou não é plantão. Vale interromper a programação ou dá pra esperar o intervalo?”, disse ela. Em seguida, o apresentador Igor Cavalari perguntou se existe algum jornalista que já fica preparado caso um tipo de situação assim aconteça, ou se os comunicadores da emissora têm um “botão vermelho” em casa para serem imediatamente acionados.
“Pegam alguém que sai correndo para um lugar onde está o controle da programação, quando eu fazia era assim. Aí quando você chega, está com o texto, vem o sinal e interrompe. Você tem que coordenar todas as afiliadas, né? De todo o país, porque tem que haver um comando central que fala: ‘interrompe. Vai interromper em 3, 2, 1’. Interrompe e aí toca isso [a vinheta]”, explicou Fátima.
A jornalista, inclusive, relembrou quando foi pega de surpresa pelo som da vinheta do “Plantão da Globo” no momento em que estava fora do seu horário de trabalho. “Uma vez eu estava no cinema e tocou… Uma pessoa tinha o toque do telefone que era isso [a vinheta]. Eu quase me agarrei no teto. Por Deus! Porque você fica tão condicionado”, falou ela.
A apresentadora ainda relembrou quais “plantões” ela fez durante a sua carreira no jornalismo factual. “Já fiz muitos, de início de guerra, de fim de guerra, de morte de pessoas… de tudo o que você pode imaginar. Já fiz muito plantão”, concluiu. Assista ao vídeo completo abaixo:
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques