Nesta quinta-feira (28), a Band anunciou o fim do contrato com o apresentador José Luiz Datena, após mais de 20 anos de parceria. Em nota à imprensa, a emissora informou que o contrato atual de Datena termina no sábado (30) e não será renovado.
“Em comum acordo, Band e o apresentador José Luiz Datena encerram o contrato. Datena comandou com sucesso e grande audiência durante anos o programa Brasil Urgente, assim como participou brilhantemente de coberturas esportivas e programas de entretenimento. A Band reforça o enorme carinho por Datena e os laços de amizade com o profissional, que tem uma trajetória de enorme êxito no Grupo Bandeirantes há mais de 20 anos”, diz a nota do canal.
Segundo o Notícias da TV, Datena estaria “insatisfeito” com a decisão da emissora de não permitir sua atuação em programas jornalísticos após sua candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB. Sua campanha política foi marcada por controvérsias, incluindo uma agressão com uma cadeira ao candidato rival Pablo Marçal (PRTB) durante um debate.
No final de outubro, a Band já havia anunciado, também por meio de comunicado, que Datena deixaria o posto de apresentador do “Brasil Urgente”. Apesar disso, a emissora afirmou na ocasião que ele continuaria no canal e que estavam sendo discutidos “projetos no entretenimento” para exibição em 2025.
A proposta, no entanto, não teria agradado a Datena, que refletiu nas últimas semanas e decidiu que prefere continuar no jornalismo, recusando retornar a programas de entretenimento. De acordo com o Notícias da TV, circulam rumores de que o apresentador foi sondado por outras emissoras, algo que ele mesmo negou.
A decisão final foi tomada na manhã de hoje, durante uma reunião entre Datena e Rodolfo Schneider, diretor de Conteúdo da Band. A ruptura foi descrita como consensual, com o cancelamento do acordo prévio que previa a permanência de Datena no canal por mais dois anos.
Novo rumo
De acordo com informações da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, Datena está em negociações para fechar contrato com o SBT. O jornalista já teria, inclusive, se reunido com o CEO da emissora, Fernando Justus Fischer. A proposta envolve Datena assumindo a apresentação de um programa policial diário no início da noite. No entanto, o contrato ainda não foi formalizado.