A brasileira Dani Salles, influenciadora que mora Portugal, foi vítima de xenofobia durante o reality português “Era Uma Vez na Quinta”. Durante uma das dinâmicas, que consistia em montar uma peça de teatro entre o elenco, os participantes ironizaram seu sotaque e a escalaram para o papel de “empregada brasileira muda”, para que ela não falasse durante a ação.
“A Dani não pode falar, porque vai falar com sotaque brasileiro, então colocamos ela de empregada doméstica”, disse o rapaz encarregado de montar o elenco da peça. “Brasileira empregada, faço muito gosto”, completa o participante.
Em seguida, o programa mostra o momento em que eles anunciam o papel para Dani, destacando que ela não deve falar. “Dani é a empregada doméstica, mas não fala”, aponta uma participante, enquanto ri. “É uma empregada doméstica muda, que delícia”, comenta outro. “Não gosto de ouvir a Dani falar, pareceu-me uma boa maneira de não a ouvir”, acrescenta mais um.
Nas redes sociais, o perfil da influenciadora repudiou a situação e alegou xenofobia, publicando o vídeo do trecho em questão. “Acredito que quando a Dani ver essas imagens não irá gostar nada do que se passou pelas costas dela… Dani que ama Portugal, principalmente Cascais, lugar que escolheu pra viver com sua família e sempre foi muito bem recebida. Ela nunca havia passado por nenhum preconceito em quatro anos. Não é vitimismo, ela apenas se defendeu e reage diante das injustiças”, diz o texto.
“Inclusive, a Dani já demonstrou aqui seu posicionamento sobre questões de xenof0bia, de relatos que estão sempre na mídia no Brasil sobre o tema, onde ela sempre defende Portugal. Não queremos militar com esse post, apenas não podemos nos calar diante de cenas graves como estas que foram transmitidas em rede nacional portuguesa”, continua.
De acordo com os administradores da conta, a influenciadora está “visivelmente abalada” com os desdobramentos. “É visível que a Dani não está bem no programa, parece triste, sem energia… Acredito que seja por tudo isso o que ela está passando lá. Uma vez que o programa não é ao vivo, não é transmitido 24 horas, então penso: O que deve estar acontecendo nos bastidores? Esta postura de alguns concorrentes, não representa Portugal!”, conclui a publicação.
Ver essa foto no Instagram
Nos comentários, os internautas se revoltaram com a postura dos participantes. “Lamentável e inadmissível este tipo de comportamento, até quando?”, questionou um perfil. “Sou portuguesa e estou envergonhada por ter assistido a esta conversa da Manuela sobre a Dany e o seu sotaque! Ainda bem que não me identifico com estes preconceitos e xenofobia”, defendeu outra fã.
Outros ainda cobraram um posicionamento da SIC, emissora responsável pelo reality rural. “Um horror a SIC ser conivente com xenofobia. Devia dar o exemplo e intervir. O que a Dani passou afeta todos os brasileiros e imigrantes. Portugal é um país de imigrantes e como esses participantes tem essa mentalidade? Justiça por Dani! Que ela não se abale com isso, mas que lute para que a xenofobia não seja escondida! É um luta por todos!”, expressou outra internauta. “Se esse tipo de comportamento fosse no meu país (Brasil) eles já teriam sido punidos”, apontou uma brasileira.
Até o momento, a emissora não se pronunciou sobre o caso. Dani Salles ficou conhecida em Portugal em 2021, ao criar o bordão “Oi, Cascais”, que também dá nome ao seu perfil nas redes sociais.