O ícone da televisão brasileira — e nossa amiguinha de todos os dias — Palmirinha Onofre, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. A notícia foi confirmada pela família, que apontou a causa da morte como ligada ao agravamento de problemas renais crônicos. No “Encontro” desta segunda-feira (8), Sandra Bucci, filha da apresentadora, revelou como foram os dias da mãe no hospital e qual foi seu último pedido.
Segundo Sandra, Palmirinha estava na expectativa de deixar o hospital em breve. Todos os dias, ela pedia para que tivesse alta. “Ela não acreditava que pudesse um dia acontecer isso. Ela estava lutando. Ela pedia todos os dias: ‘A gente vai sair hoje do hospital? Fala com o médico, Sandra?'”, contou.
A mulher agradeceu a homenagem da TV Globo e destacou os tantos ensinamentos deixados pela matriarca: “Tudo o que eu sou, tudo que eu passo para os meus filhos e netos ela que me ensinou. Ela que me pôs na vida, que me fez caminhar com humildade. ‘Gente, nunca pisem em ninguém. Não precisa se humilhar, mas sejam sempre humildes'”. “Ela vai deixar esse legado, ela se sentia muito feliz com isso. Ela viveu plenamente”, acrescentou.
https://twitter.com/MidiasSo/status/1655602306862178307
Palmirinha passou a morar sozinha após os 90 anos, por escolha própria, e preocupou os familiares. Na entrevista, durante o velório da apresentadora, Sandra lembrou que tentou convencer a mãe a continuar vivendo com uma das filhas. “Eu fiquei preocupada porque ela ficou comigo durante sete ou oito anos, morando comigo. Mas ela sempre pediu ‘quero meu cantinho”, lembrou a filha, chorando.
“Aí com 90 anos eu falei: ‘Quer saber? Quem sou eu pra dizer não pra ela’. A gente arrumou um apartamento pra ela em frente ao meu prédio, então todo dia eu ia lá. Coloquei também uma equipe de cuidadores pra ficar 24 horas com ela. Então eu ficava mais tranquila, mas todos os dias eu estava lá”, concluiu.
https://twitter.com/MidiasSo/status/1655602728247197696
https://twitter.com/MidiasSo/status/1655603127238762496
O “Encontro” começou com uma homenagem emocionante para Palmirinha. “Ela sempre com um sorriso no rosto. Eu acho que ela remetia muito essa memória afetiva, ela carregava um pouquinho da nossa avó também. Além disso, Palmirinha foi uma mulher muito guerreira e muito batalhadora. Ela passou por muitos problemas na infância, passou por violência doméstica por parte do marido, e na cozinha encontrou uma forma de se libertar”, disse Patrícia Poeta, que conheceu a cozinheira nos programas da TV Globo, enquanto uma imagem de Palmirinha era exibida no telão.
Palmirinha sempre será querida 🤍 #Encontro pic.twitter.com/hNNjovM7Uw
— TV Globo 📺 (@tvglobo) May 8, 2023
Confirmação do falecimento
A notícia foi divulgada ontem (7) no perfil de Palmirinha no Instagram. “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, iniciaram os entes queridos da culinarista.
Na sequência, eles relembraram a trajetória de sucesso da figura lendária da TV. “Palmirinha era considerada a vovó mais querida do Brasil por sua atuação de décadas como apresentadora de programas de culinária na TV aberta e fechada. Seu jeito simples e cativante de apresentar suas receitas foi o que possibilitou ganhar uma legião de fãs, amiguinhas e amiguinhos, como os chamava”, escreveram.
A família ainda fez uma bela homenagem ao relembrar a luta de Palmirinha para dar uma vida melhor a todos: “Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida”. A estrela deixa três filhas, Tânia, Sandra e Nancy, seis netos e seis bisnetos.
Palmirinha estreou tarde na TV, aos 63 anos, mas fez história em sua trajetória. Sua primeira aparição foi ao participar de uma matéria do programa de Silvia Popovic, na TV Bandeirantes, em 1994. Assim, ela foi descoberta por Ana Maria Braga, na época à frente do “Note e Anote”, da Record TV. Palmirinha permaneceu no programa da apresentadora por 5 anos, e de lá seguiu para a TV Gazeta, onde apresentou o “TV Culinária” por 11 anos. Na sequência, Palmirinha migrou para a TV fechada, na qual teve a oportunidade de apresentar o “Programa da Palmirinha”, no canal Bem Simples/FOX Life, até 2015. O último trabalho da culinarista nas telinhas foi no reality “Chef ao Pé do Ouvido”, do GNT, em que Palmirinha atuou como jurada.