Funcionários do “The Tonight Show”, um dos maiores talk shows da televisão, acusaram o apresentador Jimmy Fallon de ter comportamento “imprevisível” e criar um ambiente tóxico de trabalho. As alegações foram feitas para uma reportagem publicada na Rolling Stone nesta quinta-feira (7).
Dos membros da equipe que foram ouvidos para a matéria, dois deles ainda trabalham no programa, enquanto quatorze foram demitidos. Todos eles falaram sobre as suas experiências negativas e preferiram não se identificar por medo de retaliação, um problema que eles afirmaram ser constante por trás das câmeras.
Segundo os colaboradores, o apresentador é conhecido nos bastidores por ter “dias bons e dias ruins”, expondo o comportamento volátil do astro. De acordo com o relato, nas ocasiões em que ele estava de bom humor o clima era de festa. No entanto, quando o oposto acontecia, o trabalho se tornava insustentável.
“Se Jimmy está de mau humor, todo mundo vai ter um dia ruim. As pessoas não brincam no escritório e sequer ficam próximas umas das outras, conversando. Todo mundo fica focado no que precisa fazer, porque se Jimmy vê alguém descontraído perde o controle”, disse um ex-funcionário.
“É uma pena porque era o emprego dos meus sonhos”, comentou outro. “Escrever para um talk show é o trabalho dos sonhos de muitas pessoas, e elas estão entrando nisso e isso se torna um pesadelo muito rapidamente. É triste que seja assim, principalmente sabendo que não precisa ser”, acrescentou.
Os trabalhadores contaram que as “explosões” de Fallon afetaram a saúde mental deles, a ponto de fazer com que eles tivessem pesadelos, perda de cabelo e peso, além de pensamentos suicidas. “Mentalmente, eu estava no nível mais baixo da minha vida. Não queria mais viver. Pensava o tempo todo em tirar a própria vida”, contou uma das pessoas escutadas pela reportagem. “No fundo, eu sabia que nunca faria isso, mas na minha cabeça eu estava: ‘Por que penso nisso o tempo todo?’”, falou.
Os colaboradores disseram que chegaram a relatar os problemas para o setor de Recursos Humanos. No entanto, eles acabaram sendo repreendidos. Um deles revelou que foi demitido e o próprio RH não soube explicar o motivo do desligamento.
Participação de Jerry Seinfeld
Na publicação, dois dos membros da equipe ainda relembraram o episódio “desconfortável” em que Jimmy supostamente repreendeu a pessoa que era encarregada por segurar a dália (cartolina com temas ou falas a serem ditas pelo comediante) durante a gravação de um segmento com Jerry Seinfeld. “Foi muito estranho, e Jerry [Seinfeld] disse: ‘Você deveria se desculpar com ele’, quase tentando fazer disso uma piada”, revelou um ex-funcionário. “Foi um dos momentos mais estranhos de todos os tempos e tantas pessoas estavam lá, então é meio difícil de esquecer”, destacou.
Em resposta à Rolling Stone, o ator contou o que realmente aconteceu durante a sua participação. “Isso é tão estúpido. Lembro-me muito bem desse momento… Provoquei Jimmy sobre uma falha, e todos nós rimos divertidamente sobre como raramente Jimmy é desligado. Não foi nada desconfortável. Jimmy e eu ainda nos lembramos disso ocasionalmente e rimos. Distorção idiota dos acontecimentos”, declarou.
Mudanças de showrunners
O clima tumultuado não seria uma surpresa para quem acompanhava os bastidores do programa de perto. No ar desde 2014, o talk show já teve nove pessoas diferentes ocupando a função de showrunner. Segundo os funcionários, nenhum deles teria a coragem de dizer “não” para Fallon. “Todo mundo pisava em ovos, especialmente os showrunners”, afirmaram.
“Você nunca sabia qual Jimmy iríamos pegar e quando ele teria um ataque de raiva. Veja quantos showrunners se foram tão rápido. Sabíamos que eles não durariam muito”, adicionaram. Todos os diretores também foram acusados de terem comportamento abusivo com a equipe.
Jimmy Fallon e suposto alcoolismo
De acordo com as fontes escutadas pela publicação, a situação por trás das câmeras ficou ainda pior quando Jimmy passou a enfrentar problemas com bebidas alcoólicas. Em 2017, o apresentador chegou a encarar essas alegações, mas negou em entrevista ao New York Times. “Eu jamais poderia fazer o meu trabalho diário se bebesse todas as noites”, afirmou ele.
Contudo, dois funcionários disseram à revista que viram Fallon embriagado no escritório em 2017. Outros dois sentiram cheiro de álcool no hálito do comediante quando pegaram o elevador com ele, em 2019 e 2020. Segundo eles, Fallon tratava a equipe de maneira agressiva quando estava de ressaca.
Resposta às acusações
Apesar de Fallon ainda não ter se pronunciado sobre as alegações, a NBC, emissora que exibe o programa, defendeu o talk show, mas sem citar o nome do apresentador. “Estamos extremamente orgulhosos do The Tonight Show e proporcionar um ambiente de trabalho respeitoso é uma prioridade”, disse o porta-voz.
“Como em qualquer local de trabalho, funcionários levantaram questões; estes foram investigados e medidas foram tomadas quando apropriadas. Como sempre acontece, encorajamos os funcionários que sentem que experimentaram ou observaram um comportamento inconsistente com as nossas políticas a reportarem as suas preocupações para que possamos abordá-las adequadamente”, concluiu.
Ao Page Six, uma fonte falou que todas as acusações vieram, na verdade, de ex-funcionários e que a situação mudou bastante desde que Chris Miller assumiu como showrunner em maio. “Ele trouxe um entusiasmo renovado e uma energia positiva para o show. Chris se orgulha de estar disponível para a equipe e ser um líder transparente. Ele é exatamente o que o programa precisava”, contou.
Outro produtor do programa disse à publicação que Fallon está extremamente “engajado” com a equipe e “a atmosfera é muito diferente”. “Há uma nova onda que chegou há um ano e meio e fez tudo mudar”, contou.
Ao ET, outro assistente do talk show também discordou das alegações: “A história da Rolling Stone deturpa completamente a atmosfera do The Tonight Show. Eu me diverti muito trabalhando no programa – esta é uma equipe que trabalha junta e é infinitamente criativa em fazer coisas que fazem as pessoas sorrir. Jimmy tem um grande coração e um objetivo genuíno de levar alegria a todos”.