Pouco tempo depois de censurar um beijo lésbico na novela “Vai na Fé”, protagonizado por Helena (Priscila Sztejnman) e Clara (Regiane Alves), a TV Globo optou por fazer o mesmo na exibição da série “Aruanas”, produzida pelo Globoplay. A cena romântica entre Olga (Camila Pitanga) e Ivona (Elisa Volpatto) tem duração de 10 segundos, mas na versão para a TV aberta, exibida nesta terça (16), foi possível assistir até o momento em que os lábios das personagens se tocam.
Na sequência original, as ex-namoradas Olga e Ivona se reencontraram em uma galeria e se beijaram intensamente, depois de cederem à atração sexual mútua. Como já mostrado no streaming, a ativista ambiental retorna à trama com o objetivo de sacudir a vida de Olga, e o romance entre as duas se intensificará nos próximos episódios.
Assista:
Você dá conta? 🥵🔥
PRIMEIRO BEIJO DA IVOLGA, eu shippo e vocês? #Aruanas pic.twitter.com/o9VIthRDZZ— Maria Farinha Films Brasil (@MariaFarinha) May 17, 2023
Até o momento, a Globo não se pronunciou sobre o caso. De acordo com informações do “Notícias da TV”, a cúpula de dramaturgia da emissora estaria sendo criteriosa ao abordar temas LGBTQIA+, especialmente na grade das 19h. O mesmo corte brusco aconteceu no episódio de “Vai na Fé” exibido na última quarta-feira (10). No entanto, foi ainda mais ríspido, uma vez que removeu por completo a cena, deixando apenas nuances de que teria acontecido este “algo a mais” entre Helena e Clara.
O momento do beijo entre elas já estava programado no roteiro, todavia, a Globo teria ficado com receio pela personagem de Regiane, uma mulher casada, trair o marido com a personagem interpretada por Priscila. A emissora temia que o take pudesse fazer o casal e a novela serem rejeitados por uma parcela mais conservadora dos telespectadores.
O primeiro beijo Clarena NÃO veio aí 💔 #VaiNaFe pic.twitter.com/pwwweG3cDq
— lesbocine (@lesbocine) May 10, 2023
Após a repercussão, a Globo tentou justificar sua decisão em uma nota. “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo”, declarou o canal ao hugogloss.com.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques