Guga Chacra perde a paciência com Demétrio Magnoli, e jornalistas discutem ao vivo na GloboNews: ‘Não posso falar?’; assista

Jornalistas discutiam sobre as eleições legislativas na França, incluindo a vitória de Marine Le Pen (RN) no primeiro turno

Os jornalistas Guga Chacra e Demétrio Magnoli discutiram ao vivo no programa “Em Pauta“, da GloboNews, nesta segunda-feira (1º). A bancada comentava sobre as eleições legislativas na França, e o posicionamento político de Marine Le Pen. Ela venceu o primeiro turno da disputa, representada pelo partido Reunião Nacional (RN), de extrema-direita.

Em determinado momento, Guga perdeu a paciência com Demétrio e sugeriu que o colega de bancada estaria rejeitando o “rótulo de extrema-direita” a Marine. Consequentemente, de acordo com Chacra, ele também estaria normalizando as ideias racistas, xenofóbicas e islamofóbicas difundidas pela candidata.

“Eu já desisti de entrar nessa questão da extrema direita. Ela (Marine Le Pen) é extrema direita. Eu prefiro ficar com o Le Monde, com a The Economist, New York Times, Washington Post, com quase toda a imprensa mundial. Porque eu tenho orgulho de ser jornalista, cientista político, enfim”, afirmou Chacra.

Ele, então, continuou expressando seu ponto de vista. “Eu sempre sigo nessa linha porque é assim que ela é descrita, inclusive, na França. Normalizar uma islamofóbica, xenófoba e racista contra árabes é muito grave. A direita tradicional não prega essas coisas. A direita tradicional é o conservadorismo tradicional e não um discurso de ódio”, completou o jornalista.

Guga e Demétrio discutem durante o programa “Em Pauta” (Foto: Reprodução/GloboNews)

Continua depois da Publicidade

A pedidos do apresentador Marcelo Cosme, Demétrio posicionou-se sobre a questão. “Então, nós podemos fazer uma opção. Nós podemos demonstrar indignação moral. E uma outra opção é a gente explicar para as pessoas o que está acontecendo. Indignação moral é colocar um rótulo”, pontuou o também jornalista.

Guga interrompeu o colega, discordando do que fora dito. “Estão normalizando a extrema-direita. Isso é o que está acontecendo, Demétrio”, disparou. “Não, agora eu estou respondendo, Guga. Espera um pouquinho. Ela (Marine) foi de extrema-direita”, tentou continuar Magnoli, antes de ser cortado novamente.

“Mas você corta a Flávia [Oliveira] o tempo todo. Eu não posso falar?”, retrucou Chacra. Demétrio, por sua vez, demonstrou sua irritação por não conseguir finalizar a resposta. Diante do bate-boca, o apresentador interveio e pediu que Guga deixasse o companheiro de bancada prosseguir. Assista:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques