‘Jornal Nacional’ falha e revela truque secreto, diz site

Sabe quando antes de ir para os comerciais, o ‘Jornal Nacional’ mostra um pouco dos profissionais que estão em sua redação?! Diferente do que pensávamos, essas imagens não são levadas ao ar em tempo real… De acordo com informações do site “Notícias da TV”, uma falha ocorrida na edição de quarta-feira (24) do jornalístico deixou evidente, o truque secreto.

Na ocasião, foi ao ar, a mesma cena nos dois primeiros intervalos da atração. Nos vídeos, três jornalistas se abraçavam do mesmo jeito, e o endereço do site do telejornal era exibido no telão. Não restou dúvida de que o registro era exatamente o mesmo. Por descuido, a Globo revelou que grava essas vinhetas de passagem com antecedência… Ou seja, o que vemos ali não é o que está acontecendo, de fato, naquele momento na redação do jornal.

Essa cena foi exibida duas vezes na edição de quarta-feira (24) do JN

Nem sempre foi assim, obviamente. A decisão de deixar de exibir imagens ao vivo da redação é uma estratégia da TV Globo para evitar que situações comprometedoras possam ser veiculadas, desde reações de profissionais até mesmo a espaços completamente vazios. À noite, quando o telejornal vai ao ar, o movimento na redação é obviamente menor, o que não retrataria o espírito – efervescente – do chamado ‘hard news’.

De acordo com o “Notícias da TV”, todos os dias, profissionais dos mais diversos lugares da emissora se deslocariam para a redação do JN, com o objetivo de passar essa impressão. A medida também busca blindar os próprios jornalistas e por consequência, a TV Globo. Em outubro do ano passado, por exemplo, os gestos de uma das integrantes da ‘newsroom’ chamaram a atenção nas redes sociais e até desagradaram telespectadores.

Continua depois da Publicidade

Na ocasião, após a exibição de entrevistas com os então candidatos à Presidência Fernando Haddad e Jair Bolsonaro, uma jornalista se levantou da mesa e gesticulou, demonstrando certa insatisfação. O registro viralizou. Relembre:

Certamente, caso a TV Globo siga gravando os vídeos pré-comerciais, cenas desse tipo dificilmente irão ao ar novamente.