Um dos principais símbolos de “La Casa de Papel”, as máscaras de Salvador Dalí utilizadas pelos assaltantes da história podem trazer problemas jurídicos para a série no futuro. É que a Fundação Gala-Salvador Dalí, responsável por proteger o legado do pintor, está preocupada com o uso da caricatura de Dalí nas máscaras e decidiu tomar medidas legais para controlar a imagem do artista. Eita!
“Estamos em vias de regularizar os usos do direito de imagem de Salvador Dalí”, disse a Fundação ao jornal El País, enfatizando que “não se trata apenas uma questão financeira”. Mas, para ela, “tudo fica um pouco mais complexo” agora que a série foi comprada pela Netflix.
As máscaras ficaram tão populares que, no Carnaval do ano passado, era difícil não topar com um grupo de “assaltantes” pelos bloquinhos e festas do Brasil. O problema é que elas não foram usadas só para brincadeiras, não. Ladrões de verdade já se esconderam atrás das máscaras para cometer crimes no Chile e na Argentina.
Segundo fontes do El País ligadas à produção de “La Casa de Papel”, a Fundação de Dalí não entrou em contato com os responsáveis pela série para tratar do assunto. “A máscara é um desenho que lembra Salvador Dalí, mas um bigode assim pode ser usado por qualquer um, mesmo que Dalí o tenha popularizado”, justificou uma fonte que não teve sua identidade revelada.
Uma das produtoras da série, a Vancouver Media informou que, depois que decidiram como seria a máscara utilizada pelos personagens para roubar a Casa da Moeda, “foi levantado se era necessário pedir autorização, mas nossa equipe jurídica disse que não, pois se tratava de uma caricatura”.
Ainda de acordo com a reportagem do jornal espanhol, uma fonte defendeu que as máscaras, na verdade, fizeram bem à imagem de Salvador Dalí: “A série permitiu ao pintor se tornasse conhecido em lugares do planeta que de outra forma teria sido complicado. É o melhor marketing para Dalí em todo o mundo”.
Pelo visto, o problema entre a Fundação Gala-Salvador Dalí e as produtoras de “La Casa de Papel” não vai afetar a terceira temporada do seriado, que deve chegar à Netflix em 2019. Em outubro do ano passado, a gigante do streaming liberou o primeiro teaser da nova leva de episódios, mostrando rostos familiares e revelando novos integrantes do elenco. Cata:
Mara, né? Estamos muito ansiosos!
*Leia também:
– Criador de ‘La Casa de Papel’ vai produzir novas séries para a Netflix, saiba detalhes