Poucas horas após falar sobre sua bissexualidade ao podcast “Nos Armários dos Vestiários”, Richarlyson já está sendo alvo de ataques LGBTQIA+fóbicos. Durante o programa “Vida Alheia”, da Band Paraná, o comentarista Ender Love deu declarações extremamente problemáticas sobre o ex-atleta.
“Essa história de bissexual aí no mínimo é bicha! Pára, Richarlyson!“, começou o apresentador. Ao som de “I’ll Survive”, de Gloria Gaynor, Ender ainda disse não acreditar na existência da bissexualidade de uma forma geral – apesar de não dar mais detalhes sobre o tema.
Após o comentário bifóbico, que deslegitima essa orientação sexual, o apresentador ainda fez algumas “piadas” de péssimo gosto sobre Richarlyson. “Imagina ele no vestiário, o trabalho que não dava“, tentou brincar. “Richarlyson diz que não é gay, ele é bissexual. Produção, isso é pegadinha, né? Eu acho que isso é fake news!“, soltou em outro momento.
Não satisfeito em apenas atacar o jogador, o comentarista da Band ainda deu sua opinião sobre o São Paulo, time pelo qual Richarlyson foi multicampeão. “Ele é do São Paulo, é? A única torcida do Brasil que não briga é a do São Paulo, porque ao invés de brigar eles ficam vendendo Mary Kay, Jequiti e Avon na arquibancada“, disse entre risos.
Assista:
O nome do sujeito aqui é Ender Love, da @BandTV de Curitiba. E aí as pessoas perguntam porque o Richarlyson demorou tanto tempo pra falar sobre sua bissexualidade: no meio do futebol já se espera intolerância, na comidade LGBT ele tem de encarar bifobia.
pic.twitter.com/xHNtMcRLek— William De Lucca (@delucca) June 24, 2022
O momento causou revolta nas redes sociais, com internautas apontando os problemas da fala de Ender e pedindo um posicionamento contundente da emissora que exibiu o programa. “Qual será seu posicionamento sobre o que seu funcionário Ender Love, Band Paraná (TV Band Curitiba) disse?“, indagou Jup do Bairro. “É triste quando vemos um de ‘nós’ replicar tanto preconceito. Isso é fruto da LGBTQIA+fobia sistêmica, o que inclui até mesmo a gente“, opinou outro internauta.
alô, @BandTV, qual será seu posicionamento sobre o que seu funcionário Ender Love, Band Paraná (TV Band Curitiba) disse? https://t.co/VtozkiXBRd
— Jup do Bairro (@jupdobairro) June 24, 2022
É triste quando vemos um de “nós” replicar tanto preconceito.
Isso é fruto da LGBTQIA+fobia sistêmica, o que inclui até mesmo a gente.
Não importa sua “crença”, amigo, bissexuais existem.
Ser gay não é ser predador sexual.
Aprenda!
Sem falar que é criminosa a fala. https://t.co/x4JvdZWcUo— João Vitor 🏳️🌈✊🏻 (@joaovitorpd) June 24, 2022
TW: BIFOBIA MT BIFOBIA
o ano é 2022 e um apresentador se sente confortável pra dizer na TV, pra todo mundo ouvir, que “não acredita” em bissexualidade. inclusive, um apresentador GAY.@BandTV vocês estão de acordo com isso? não vai haver nenhuma retratação desse absurdo? https://t.co/XHALvW7ptx
— nicolas (@nicknagari) June 24, 2022
O jogador mal decidiu expressar sua sexualidade e já é vítima de homofobia. Lamentável ver isso na tela de uma TV aberta. Homofobia é crime. https://t.co/kNue0hZc8L
— Renato Souza (@reporterenato) June 24, 2022
Ender Love se manifesta após críticas
Diante da repercussão de suas falas, Ender Love fez um pronunciamento nas redes sociais, no qual expressou que é gay e afirmou que sempre se posicionou em prol da causa LGBTQIA+. “Eu quero dizer, primeiramente, antes de mais nada, que eu sou homossexual assumido. Sei todo o sofrimento que o homossexual passa ao longo da vida. Sempre lutei pela causa LGBT e luto até hoje no estado do Paraná. Sempre levantarei a bandeira quando eu sentir que o preconceito foi pregado”, iniciou ele.
Na sequência, o apresentador reconheceu o erro e tentou explicar o episódio que protagonizou mais cedo. “O meu programa é um programa caloroso, que muitas das vezes a gente sai um pouco da casinha e dá o riso. Mas isso não me dá o direito de ofender. Se eu ofendi a torcida do São Paulo, desculpa. Se eu ofendi nosso queridíssimo Richarlyson, desculpa também”, acrescentou.
Por fim, Ender lamentou que a repercussão do deslize não tenha sido equivalente aos “mais de mil acertos” que teve. “Eu sempre falo pra vocês, um comentário errôneo que você faz, todo mundo te critica. Mas a minha história, desde 2005, foram mais de mil acertos com a causa LGBTQIA+. Então, fica aí as minhas sinceras desculpas, meu abraço pro Richarlyson, e meu beijo pra torcida do São Paulo”, encerrou.
Assista ao vídeo abaixo: