Manoel Soares publicou uma carta aberta em sua conta do Instagram neste sábado (1º), para cessar os rumores que surgiram após o seu desligamento da TV Globo. O apresentador, que deixou o “Encontro com Patrícia Poeta” e o “Papo de Segunda“, do GNT, se pronunciou sobre as notícias falsas que circularam na internet e alegou que resolverá tais questões na justiça.
“Com a minha saída da Rede Globo, muitas notícias falsas especulando o motivo vieram a público através de sites e perfis de redes sociais, o que já era esperado. Porém, é lamentável que alguns usem direitos sagrados do jornalismo, como sigilo de fontes, para sustentar absurdos envolvendo meu nome”, iniciou.
Manoel prometeu tomar as medidas cabíveis. “Vamos acionar juridicamente todos que publicam e replicam essas mentiras para que respondam na Justiça pelas suas palavras e ações”, revelou. E pediu: “Eu lamento pela tristeza que amigos e familiares estão passando por conta desse desrespeito. Peço a quem acompanha meu trabalho que não aceite essas provocações, não dê engajamento para essas mentiras, pois essas notícias falsas vivem disso”.
O apresentador apontou o racismo por trás dos rumores. “Eu não sou o primeiro nem o último homem com minhas origens que vai ser alvo de ataques dessa forma. Há séculos usam a estratégia de alegar comportamento abusivo para desqualificar homens negros, já vi isso muitas vezes, e meu compromisso de vida é combater o racismo, a desigualdade e injustiças. Não poderia ser diferente agora”, observou na sequência.
“Minha saída em comum acordo com a Globo reflete nossa trajetória juntos, de respeito, profissionalismo e consulta de integridade. Como toda relação trabalhista, esta chegou ao fim e da melhor forma possível, com pagamento integral do contrato, e não com justa causa, como era de se esperar em casos de conduta inadequada”, garantiu.
Ele terminou com um agradecimento para a emissora. “Do ponto de vista pessoal, reafirmo minha gratidão ao grupo Globo, que fez parte de uma longa jornada que me permitiu sair das ruas de Porto Alegre e chegar ao lares de milhões de brasileiros para levar uma palavra de conforto e dignidade a tantas pessoas que raramente viram um igual em um espaço tão disputado”, agradeceu Soares.
“Estou indignado com esse tipo de covardia, mas tranquilo sobre a verdade das minhas ações e conduta mentiras como essas podem poluir a imagem, mas não se sustentam. Mesmo assim, precisam e serão combatidas no campo jurídico”, apontou o apresentador. “Sigo com carinho e orgulho da trajetória que me trouxe até aqui e logo nos encontramos nos próximos projetos. O propósito de levar alegria e contar a história deste povo brasileiro segue firme e forte”, concluiu Manoel Soares.
Organização dos programas
Em comunicado enviado ao hugogloss.com, a emissora prometeu mudanças para ambas as atrações. “O apresentador Manoel Soares, dos programas ‘Encontro com Patrícia Poeta’ da TV Globo e do ‘Papo de Segunda’ do GNT, deixou a Globo nesta sexta-feira. Como a apresentadora Patrícia Poeta entra de férias na segunda-feira, até a sua volta o programa das manhãs da TV Globo será comandado por Tati Machado e Valeria Almeida, que já fazem parte do time da atração“, disse a Rede Globo.
Já no programa do GNT, Manoel será substituído pelo ator João Vicente de Castro. “No dia 17 de julho, Patrícia Poeta retomará a apresentação do ‘Encontro’, que, depois de um ano no ar com o formato atual, trará novidades. Já o programa ‘Papo de Segunda’ do GNT passará a ser liderado, a partir da semana que vem, por João Vicente de Castro“, concluiu a nota.
Bastidores do desligamento de Manoel
De acordo com o colunista Lucas Pasin, do UOL, algumas situações nos bastidores e atitudes de Soares teriam contribuído para o seu desligamento do Grupo Globo. O setor de Compliance da empresa teria ouvido depoimentos sobre comportamentos inadequados, atitudes arrogantes e até feito investigações sobre assédio moral envolvendo o nome do apresentador. O colunista ainda informou que houve uma apuração dos casos, e após ela o departamento recomendou a demissão de Manoel. A Globo optou por não se pronunciar sobre o assunto, uma vez que diz não comentar os casos do setor de Compliance.
Com as férias de Patrícia Poeta do “Encontro” se aproximando, a emissora já tinha pré-determinado a saída de Soares, e ele seguiria apenas com o “Papo de Segunda”. Entretanto, após algumas conversas da direção com o apresentador, e mais denúncias aparecendo, a TV Globo teria optado pelo desligamento do comunicador.