MasterChef Brasil: Após eliminação emocionante, Haila escreve carta aberta para a chef Paola Carosella: “Crescer dói”

Quem chorou com o último episódio de MasterChef Brasil põe o dedo aqui! Eliminada no capítulo que foi ao ar no domingo (4), Haila Santuá publicou uma carta aberta como forma de agradecimento à chef Paola Carosella, por todas as críticas que lhe trouxeram grande aprendizado durante a competição.

“Haila, quantos anos você tem? 25? Você se comporta como se tivesse 14. Com 25 anos, você já é uma mulher. Honre a palavra. Seja uma mulher. Para de brincar de menina”. Quem aí se lembra dessa lição de moral que Paola deu para a publicitária, ainda no início do programa? Haila com certeza nunca mais vai esquecer!

Em sua extensa declaração, a jovem explicou que sua vida mudou graças aos conselhos da grande cozinheira. “Querida Paola, pensei em te escrever… Não sei bem colocar em palavras a avalanche de sentimentos que você me fez descobrir dentro de mim. Muitos me julgarão má cozinheira, chorona, infantil e outros adjetivos, mas tudo bem, são opiniões e eu respeito. Mas quando ouvi algumas críticas vindo de você, elas tocavam a minha alma”.

View this post on Instagram

Carta aberta para Paola Carosella: Querida Paola, pensei em te escrever… Não sei bem colocar em palavras a avalanche de sentimentos que vc me fez descobrir dentro de mim. Muitos me julgarão mal cozinheira, chorona, infantil e outros adjetivos, mas tudo bem, são opniões e eu respeito. Mas quando ouvi algumas críticas vindo de vc, elas tocavam a minha alma, doer? Doeu! Mas crescer dói, faz parte… Sei que cheguei no programa com muitas falhas. De conhecimento e de maturidade, mas sei também que eu tinha uma coisa muito importante dentro de mim, que é a humildade com a qual fui ensinada, esse era o meu tesouro ali dentro e foi com ela que eu internalizei suas palavras e transformei as críticas em conselhos e sentia a sua vontade de ver o meu melhor. Então, OBRIGADA! Por todo amor e carinho que vc teve por mim, me fez amadurecer a alma! Outro dia vc disse que quando nasce um filho, também nasce uma Mãe. Espero que sua linda filha tenha muito orgulho de vc, porque ela “gerou” uma mãe extraordinária. “Mãos de ferro com luvas de seda.” Gratidão 🙏🏻💗 @paolacarosella

A post shared by Haila Santua (@hailasantua_mchef) on

Em continuação, a ex-competidora reconheceu que sua humildade foi sua maior qualidade dentro da disputa. “Doer? Doeu! Mas crescer dói, faz parte… Sei que cheguei no programa com muitas falhas. De conhecimento e de maturidade, mas sei também que eu tinha uma coisa muito importante dentro de mim, que é a humildade com a qual fui ensinada. Esse era o meu tesouro ali dentro e foi com ela que eu internalizei suas palavras e transformei as críticas em conselhos e sentia a sua vontade de ver o meu melhor. Então, OBRIGADA! Por todo amor e carinho que você teve por mim, me fez amadurecer a alma!”. Gente, que amor!

Por fim, a participante se mostrou muito grata à mulher que Paola é, fazendo menção à sua filha. “Outro dia você disse que quando nasce um filho, também nasce uma Mãe. Espero que sua linda filha tenha muito orgulho de você, porque ela “gerou” uma mãe extraordinária. ‘Mãos de ferro com luvas de seda.’ Gratidão”.

Sua despedida emocionou muito a todos os jurados, que elogiaram a trajetória dela, mas Paola foi quem mais se abalou. A argentina chorou com a despedida e consolou a competidora com um abraço. Para ela, Haila tinha potencial para chegar à final do programa.

Relembre o caso:

No domingo (4), Haila Santuá, uma das participantes favoritas dessa edição do MasterChef Brasil, deixou o programa após preparar um prato de bacalhau que não agradou muito aos jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, que acabaram super emocionados com a saída da publicitária.

Parece que Haila não estava tendo um bom dia e isso acabou refletindo na execução de seu prato, que, de acordo com os jurados, era “sem sabor e com erros gravíssimos de preparação”. Haila e Juliana foram os destaques negativos da prova. Os chefs lamentaram o deslize da cozinheira e durante o discurso de eliminação, Paola afirmou: “É um prato que não pertence de jeito nenhum a cozinheira que o fez, porque essa cozinheira tem muito, muito, muito mais talento do que isso. É uma excelente cozinheira, que todos nós queríamos na final”.

No momento de sua despedida, a aprendiz chorou muito e emocionou também aos jurados, que tinham lágrimas nos olhos. “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional. Transforma toda essa sua dor em fortaleza. Você vai derrubar todas as barreiras”, afirmou Fogaça. O francês Jacquin, por sua vez, fez elogios ao afirmar: “Você não perdeu! Pode sair orgulhosa. Você já é uma finalista”. 

Segura a emoção, Haila! (Foto: Reprodução YouTube / Band)

A participante relembrou momentos de sua passagem e agradeceu os conselhos que recebeu dos mestres da cozinha. “Nos primeiros programas o chef Fogaça falou assim: ‘A vida é assim, você leva tombos, se você quiser ficar no chão, você fica. Mas se você levantar, você vai chegar em algum lugar’. E esse dia tudo mudou pra mim. A chef Paola também. Um dia ela me disse: ‘você parece uma garota de 14 anos’, e esse dia eu sai daqui esbravejando. ‘Como ela pode falar isso de mim se eu trabalho desde os 7 anos’, pensei. Só que não era o trabalho, era a cabeça que tinha que mudar, não minhas mãos. E aí eu pensei, ‘nossa, Paola, obrigada, obrigada, porque isso realmente me mudou’”, comentou Haila, emocionada. A chef se sensibilizou muito com essa declaração e não segurou o choro!

“O chef Jacquin um dia disse que isso aqui é uma oportunidade única. Desde então eu dormi 5h por dia, emagreci 9kg de tanto que eu estava estudando, eu estava me dedicando. Mas infelizmente hoje não foi um dia bom, mas eu vou levar coisas muito, muito boas e eu espero um dia receber todos vocês na minha confeitaria”, concluiu a eliminada.

Paola ainda fez uma última declaração para a participante: “É maravilhoso quando a gente entende que a vida não é pros fracos, que a vida não é só pra quem quer mão na cabeça e que tem situações nas quais é muito necessário ouvir e tentar fazer algo com aquilo que dói, ao invés de jogar aquilo numa gaveta e continuar… Então eu acho que você já ganhou o MasterChef! Com essa sua garra, simpatia, alegria e sua força, fica tranquila que vai sobrar comida na mesa”. Fofa!

Muito aplaudida por seus companheiros, a jovem deixou o programa e em seguida fez declarações ao portal da Band sobre sua trajetória. “Eu nunca tinha trabalhado com bacalhau. Já tinha comido alguns pratos, mas nunca tinha feito. Pensei em uma receita que eu já havia comido e que eu achei que era o que poderia dar certo, dentro o que eu conhecia de bacalhau”, revelou a jovem visivelmente abalada.

“Não acho que o erro estava no meu prato. Infelizmente, acho que estava em mim. De alguma forma, eu não estava bem para cozinhar. Talvez se eu tivesse deixado um pouco mais de tempo de forno, poderia ter dado certo e poderia ter ficado melhor”, prosseguiu. “Eu sou uma pessoa de emoção à flor da pele e, quando eu percebo que eu estou com as emoções afloradas, eu ainda consigo controlar. Mas foi um dia que eu não percebi e acabei perdendo. Meu prato não tinha vida, não tinha Haila ali. Eu sabia que realmente não estava bom”, completou em meio às lágrimas.

Ainda sem planos para o futuro, Haila avisou que continuará estudando para se tornar uma profissional do ramo da gastronomia. Ela também afirmou que deixa a competição como uma nova pessoa. “O período que eu passei aqui me transformou não só na cozinha, mas transformou a Haila por dentro. Eu saio daqui uma Haila muito mais forte, mais determinada – ainda mais até do que eu já era. A diferença é que agora eu tenho a capacidade de ser o que eu quero ser na vida, que é uma grande cozinheira”, contou.

Por fim, a goiana apontou seus favoritos dentro do jogo e revelou quem será o vencedor, em sua opinião: “Estou na torcida por todos que ficam, acredito que todos tenham essa capacidade e tem esse merecimento. Porque é muito difícil chegar aqui, mas eu gostaria muito que o Du [Eduardo Richard] chegasse à final e o Rodrigo [Massoni]. Gosto muito do Rodrigo, acho que ele é um menino muito bom também e merece esse prêmio”, finalizou.