A discussão sobre feminismo e igualdade de gênero rendeu no “Encontro com Fátima Bernardes” desta quinta-feira (11), principalmente quando a convidada Kéfera Buchmann resolveu rebater um homem da plateia! Ao lado de Heloísa Buarque de Hollanda, autora do livro “Explosão Feminista”, a atriz de “Espelho da Vida” falava sobre a quarta onda do feminismo, quando Fátima abriu o espaço para seus espectadores se manifestarem também.
Um convidado chamado Wallace disse que o feminismo era muito bonito no papel, mas que na prática era diferente: “Na teoria, elas falam: ‘nossa, temos que respeitar, tem que ser isso, tem que ser aquilo’, mas na prática começam as agressões”, o rapaz resolveu dar a letra. “Isso, por exemplo, foi numa rede social: um cara falou assim, ‘Sou trabalhador, carrego um monte de cimento, sou muito mais forte que as mulheres’, opinião dele, e ele ainda acrescentou: ‘Elas deveriam me valorizar’. Parece que ele mexeu com uma colmeia, veio um bando de mulheres para falar: ‘Você mexeu com uma, mexeu com todas, quero ver se você é macho, o suficiente’. Ele automaticamente excluiu a rede social. Isso é uma opinião dele”, concluiu. Fátima, então, quis saber se Wallace achava que os direitos entre homens e mulheres deviam ser iguais. “Não, não são iguais. Quando elas falam, assim, em assédio, reivindicando os direitos, acho isso tudo bem”, Wallace foi falando, e Kéfera ironicamente pediu para o rapaz “explicar mais”, pois já estava de saco cheio do papo (nós também).
“Salários diferentes para a mesma função, não concordo. Elas brigando por isso, tudo bem”, o convidado opinou, e em seguida começou a relatar uma situação de seu cotidiano na qual achava que o feminismo teria passado dos limites. Kéfera, então, resolveu se posicionar: “Wallace, o que você está fazendo é mansplaining, que é o homem explicar o feminismo para a mulher. Não é necessário, a gente sabe muito bem o que é feminismo, e a gente entende o seu ponto de vista, só que é desnecessário”. Wallace tentou se explicar, falando por cima de Kéfera, mas a atriz se fez ser ouvida: “Agora você está manterrupting, que é quando você tenta interromper uma mulher explicando feminismo pra vocês”. Sua fala arrancou aplausos da plateia. “Wallace, entenda. Não é o seu lugar de fala. Você pode ouvir, complementar e nos respeitar, você não tem que ensinar para a gente”, adicionou.
Fátima, então, acrescentou que achava importante haver aquele tipo de discussões. “É importante ele falar porque muitas pessoas pensam assim. Que o feminismo é viável apenas no papel, e que no dia a dia ele não seria viável”. Wallace, então, tenta se intrometer mais uma vez, e Fátima pede “só um minutinho”, fazendo Kéfera rir. “Quando a gente fala em feminismo e igualdade de direitos é, em vários aspectos, nas oportunidades, na questão do salário, na questão do respeito às nossas posições”, a apresentadora esclarece.
Nas redes sociais, Kéfera postou uma selfie no programa de Fátima, acompanhada de Heloísa, e disse que agora tinha “uma vó feminista”. E ainda esclareceu sua discussão com Wallace: “Aos que acharam que o que eu respondi ao moço da plateia foi grosseria, não foi. Foi posicionamento perante MAIS UMA VEZ homem querendo explicar feminismo para nós mulheres”, desabafou. “E faz séculos que são homens que vem nos ‘ensinando’ sobre tudo e a gente já abaixou a cabeça por muito tempo. Engolimos todo o machismo e patriarcado. Não mais. Homem ensinar feminismo não é lugar de fala, acho que tá na hora de ouvir a gente um pouquinho pra poder somar ao invés de argumentar e querer ir contra”, completou com um emoji piscando. Veja o post abaixo:
O que achou do posicionamento de Kéfera? Você pode assistir ao vídeo do polêmico momento abaixo:
Kéfera + debate sobre o feminismo + homem antifeminista + programa da Fátima = pic.twitter.com/nxCt4qPY2j
— Thiago Cipriano (@thiagocipriano) December 13, 2018
* Leia também: