A notícia de que “Friends” poderia sair do catálogo da Netflix na virada do ano quase virou realidade. O boato, que deixou muita gente triste (e revoltada) no início desta semana, já foi desmentido pela empresa, mas ela vai pagar bem caro para continuar com o programa durante 2019.
De acordo com uma reportagem do The New York Times publicada nesta terça (3), a Netflix vai desembolsar 100 milhões de dólares para manter “Friends” em seu catálogo norte-americano pelo próximo ano. O valor é mais que o triplo dos 30 milhões pagos anteriormente à WarnerMedia, que é dona dos direitos da série.
Na segunda (3), a Netflix Brasil tratou de acalmar os ânimos dos fãs brasileiros da série logo que a notícia começou a se espalhar por aqui. Exibida nos EUA entre 1994 e 2004, a série é uma das mais populares na história da televisão norte-americana. Imagina ficar sem maratona de “Friends”?!
Friends não vai sair, gente. Podem maratonar à vontade.
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) December 3, 2018
A notícia de que o seriado deixaria o catálogo da Netflix no dia 1º de janeiro de 2019 surgiu depois que alguns usuários notaram um aviso com a data limite na página de “Friends” na plataforma. Segundo o New York Times, o acordo entre a Netflix e a AT&T, que comprou a Warner em junho deste ano, seria encerrado em dezembro, e as empresas já renegociavam os direitos da série há alguns meses.
Um dos fatores que complicou a negociação é o fato de que a AT&T pretende lançar um serviço de streaming próprio até o final do ano que vem. Assim, produções como “The Big Bang Theory” e “Mulher Maravilha” podem encontrar uma nova casa online em breve. “É o tipo de conteúdo que definitivamente queremos na nossa plataforma. E ele é claramente importante para a Netflix também”, disse Randall Stephenson, executivo da AT&T, sobre “Friends” numa conferência a investidores nesta terça.
Apesar de resolvido por enquanto, o impasse o futuro da série na Netflix depois de 2019 ainda está incerto. O novo contrato não é exclusivo, o que significa que o programa vai fazer parte do catálogo tanto da gigante do streaming quanto do novo serviço da AT&T. Por isso, as duas empresas já negociam um valor menor para que “Friends” continue na Netflix quando 2019 chegar ao fim. Segundo as fontes do New York Times, aí sim a série pode mesmo sair do catálogo caso a empresa não chegue a um novo acordo com a AT&T.
*Leia também:
– Cole Sprouse revela que tinha crush em colega de ‘Friends’ quando era criança; saiba quem!